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1.02 Orientação à comunidade sobre doação espontânea e para quitação de débito (taxa de atraso, extravio ou dano)

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1 Orientação à comunidade

1.01 Criação, revisão e publicação de tutoriais

1.02 Orientação à comunidade sobre doação espontânea e para quitação de débito (taxa de atraso, extravio ou dano)

1.03 Orientação básica da comunidade sobre processo de aquisição, contratação, sugestão de compra e origem de orçamento

1.04 Orientação especializada da comunidade sobre processo de aquisição, contratação, sugestão de compra e origem de orçamento

1.05 Outras atividades de orientação à comunidade, inclusive sobre funções externas ao setor

1.02 Orientação à comunidade sobre doação espontânea e para quitação de débito (taxa de atraso, extravio ou dano)

PDI:  AI-D2-03 (Oferecer uma infraestrutura de apoio qualificada e de acordo com as necessidades de cada área de conhecimento) e AS-D2-03 (Estimular o sentimento de pertencimento e satisfação dos alunos para com a UFSM)
Cargo: C, D, E
Data da estruturação: 01 set. 2025
Passo a passo:

Doação espontânea:

1º PASSO – Acolher a demanda:

Presencial:

1º Informar para a pessoa que o livro doado passa por uma seleção conforme os critérios da Política de Desenvolvimento de Coleções, que caso ele não seja absorvido no acervo da Biblioteca Central, ele será oferecido para as outras bibliotecas da UFSM, disponibilizado no Pegue e Leve para a comunidade acadêmica ou será encaminhado para outras instituições;

2º Informar para a pessoa que ela terá que assinar um Termo de doação após realizar a doação;

3º Anotar no protocolo de atendimento;

Por telefone ou por e-mail:

1º Orientar sobre as condições em que o livro precisa estar para ser doado: estar em boas condições físicas (sem riscos, rasgos, manchas, infestação de pragas, etc), ter menos de 10 anos de publicação se for obra técnica, científica ou profissional;

2º Direcionar a pessoa para que ela oferte a doação na biblioteca correta de acordo com o tema do livro que ela deseja doar;

3º Anotar no protocolo de atendimento;

FIM

Quitação de taxa de atraso:

1º PASSO – Acolher a demanda;

2º PASSO – Orientar que a quitação de débito pode ser via doação ou GRU (Gerado pelo Serviço de Referência);

3º PASSO – Orientar que o livro a ser trazido para a quitação do débito será avaliado quanto ao seu interesse para a biblioteca e o valor que ele abaterá pode ser informado pela equipe de atendimento;

4º PASSO – Oferecer a possibilidade de doar títulos citados na lista de desejos;

5º PASSO – Anotar no protocolo de atendimento;

FIM

Quitação de extravio ou dano:

1º PASSO – Acolher a demanda;

2º PASSO – Orientar o seguinte:

  • O exemplar doado deve ser idêntico (mesma edição, mesmo ISBN) ao livro extraviado ou danificado, ou sua edição mais recente;
  • Se a obra não estiver mais disponível para compra no site da editora, bibliotecárixs de aquisição devem enviar uma seleção de livros aceitáveis;
  • O exemplar doado não precisa ser novo, mas deve estar em boas condições físicas (sem riscos, rasgos, manchas, infestação de pragas, etc);
  • A pessoa tem um prazo de 30 dias para substituir o livro. É responsabilidade dela entrar em contato para solicitar prorrogação de prazo;
  • É responsabilidade da pessoa gerenciar o prazo de empréstimo do item extraviado/danificado para evitar que a retirada de outros materiais seja bloqueada;
  • Caso haja atraso na devolução da obra extraviada/danificada, este é um segundo débito a ser quitado;

3° PASSO – Anotar no Protocolo de reposição de exemplares;

4º PASSO – Anotar no Protocolo de atendimento;

FIM

Fluxograma