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Pagamento de taxa de atraso- Passos para emissão da Guia de Recolhimento da União-GRU

A GRU pode ser emitida, apenas, após a devolução do material. Com os itens entregues, o valor gerado poderá ser acessado. Para saber o valor da taxa de atraso e a biblioteca correspondente, entrar com login e senha no Portal Biblioteca, no menu “Meus Empréstimos” no submenu Histórico de Taxas de Atraso.

 

 

  • Atenção ao gerar a GRU quanto às informações a serem inseridas, no caso de erros o comprovante de pagamento poderá não ser aceito. Caso tenha dúvidas solicite a GRU na biblioteca em que consta a pendência. Verifique os contatos.
  • O boleto gerado poderá ser pago somente em agências do Banco do Brasil. Clientes do Banco do Brasil podem efetuar o pagamento por meio dos Terminais de Auto-Atendimento, aplicativo ou Internet. 
  • Após o pagamento, não esqueça de apresentar ou enviar o comprovante para a biblioteca. Para baixa imediata, não será aceito recibo de agendamento de pagamento. É imprescindível que o usuário apresente o comprovante e boleto (GRU), na biblioteca correspondente, para ter sua taxa quitada.
  • Caso o pagamento seja realizado pela Internet, por meio do código de barras ou número respectivo, enviar o comprovante de pagamento e boleto em formato .pdf para o e-mail da biblioteca e solicitar a baixa da taxa. A baixa na taxa de atraso no sistema será realizada em até 3 dias úteis nesta modalidade de pagamento.

 

Passos para emissão da Guia de Recolhimento da União – GRU

  1. Acesse o link: https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru
  1. Selecione a Unidade Gestora Arrecadadora e uma das opções no campo Código de Recolhimento. A pesquisa pode ser efetuada por parte do código ou da descrição. (Verifique as instruções nas ilustrações abaixo)

Unidade Gestora Arrecadadora: 153164 – Universidade Federal De Santa Maria

Código de Recolhimento da Biblioteca Central: 28818-7- SERV.COMERC.LIVROS,PERIOD,MAT ESC E DE PUBLIC

 

Código de Recolhimento das Bibliotecas Setoriais: 28835-7 – SERVIÇOS RECREATIVOS E CULTURAIS

3. Após preencher todos os campos, clique em “Avançar”.

 

4. Será apresentada outra tela com os dados informados anteriormente, junto a outros campos a serem preenchidos.

Competência: insira mês e ano corrente;

CPF do contribuinte: CPF do usuário com pendência;

Nome do contribuinte: nome completo do usuário com pendência;

Valor principal: valor total da taxa de atraso ;

Valor Total: repetir o mesmo valor do principal;

Antes de preencher o campo “Número de Referência”, consulte a tabela abaixo:

Biblioteca Central

4346

BSCCR

4524

BSCCSH

4354

BSCCNE

153602

BSCE

153605

BSCEFD

153609

BSCS

3110

BSCT

4516

BSFW

154611

BSPM

153621

BSCP

153612

BSCITSM

153613

 

  1. Após preencher todos os campos, clique em “Emitir GRU”.
  2. Será gerado um boleto conforme o exemplo ilustrado pela figura ao lado:

    7. O boleto gerado poderá ser pago somente no Banco do Brasil. Caso não seja cliente do Banco do Brasil, o pagamento deverá ser efetuado em uma agência do Banco do Brasil ou em uma agência do banco de sua preferencia, durante o horário comercial bancário.

    Em caso de problemas no pagamento da GRU, entre em contato com o órgão Público favorecido pelo pagamento

    8. Para regularização de situação no sistema das bibliotecas é necessário apresentar o comprovante de pagamento para a biblioteca correspondente.