A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) convida a comunidade acadêmica a prestigiar o 20⁰ Festival de Cinema Italiano no Brasil. Idealizado por Nico Rossini e Erica Bernardini, o projeto evoluiu de uma semana temática para um dos principais festivais culturais do país, contando com sessões retrospectivas de clássicos e com uma série de filmes inéditos no Brasil.
Este ano, o tema celebrado é “Il Cinema che Racconta, I Maestri che Ispirano” (O Cinema que Conta, Os Mestres que Inspiram), um mergulho nos mestres que transformaram a linguagem cinematográfica italiana e deixaram um legado que continua a inspirar novas gerações.
A UFSM participa deste grande evento promovendo a exibição presencial de dois filmes inéditos (confira as sinopses no carrossel ao lado):
- 17/11, às 19h – “Diamanti” de Ferzan Özpetek;
- 18/11, às 16h – “L’Abbaglio” de Roberto Andò;
Logo após o término do filme do dia 18, ocorrerá também uma conversa sobre Cinema e Cultura Italiana, com o José Zanella (representante da Agência Consular de Santa Maria) e Alexandre Maccari (Pesquisador de História do Cinema e Cinéfilo).
Paralelamente, durante todo o período de exibição dos filmes, estará acontecendo no mesmo local uma exposição de arte denominada “A Quarta Colônia em Aquarelas”, com obras de Dilson Nicoloso Cecchin.
As atividades são gratuitas e abertas para toda a comunidade de Santa Maria e região. As sessões ocorrerão no Auditório do Prédio 67 (CAED) e as inscrições podem ser realizadas através deste link. Para mais informações, confira a página do evento.
Na UFSM, o evento é realizado pelo Programa Idioma Sem Fronteiras na UFSM, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais, Pró-Reitoria de Extensão e Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural.


A nível nacional, o festival é realizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil, sua rede de Consulados e os Institutos Italianos de Cultura. O projeto é viabilizado com os benefícios da Lei Rouanet e conta com o patrocínio e apoio de empresas parceiras, que acreditam na força da cultura como ponte de diálogo e desenvolvimento