Estão abertas as inscrições para mobilidades pela AUGM (Associação das Universidades do Grupo Montevidéu) para servidores técnico-administrativos da UFSM, com previsão de realização do intercâmbio entre março e dezembro de 2026. O edital está disponível neste link e recebe inscrições até o dia 17 de novembro, com a divulgação final dos selecionados até 18 de dezembro. Neste semestre, estão sendo ofertadas 5 vagas. É recomendado que o candidato possua noções básicas da língua espanhola, porém, não são exigidos comprovantes de proficiência.
O tempo padrão de duração da mobilidade varia entre 7 e, no máximo, 15 dias, período que deve ser definido pelo candidato junto da universidade de destino. Para obter mais informações sobre o funcionamento do programa ESCALA, acesse este link.
Os servidores selecionados para realização da mobilidade poderão realizar atividades como rotinas administrativas, de direção, planejamento, coordenação, organização, assessoramento e/ou administração universitária. Os selecionados receberão auxílio para o transporte por parte da UFSM. A universidade de destino oferta alojamento e alimentação pelo período do intercâmbio, conforme suas condições. Destaca-se que todas as demais despesas relacionadas à mobilidade (emissão do passaporte, contratação de seguro de vida, etc.) são de total responsabilidade do(a) candidato(a) selecionado(a).
Texto: Leonardo Cattani, acadêmico de Comunicação Social, bolsista na DRI
Revisão: Núcleo Integrado de Mobilidade e Internacionalização – DRI