Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

InovaTec UFSM e Pulsar Incubadora Tecnológica marcam presença no lançamento do espaço de Santa Maria no Instituto Caldeira

A partir do segundo semestre deste ano, o ecossistema de inovação de Santa Maria ocupará o espaço em um dos principais hubs de inovação do país

Representantes do InovaTec UFSM Parque Tecnológico e da Pulsar Incubadora Tecnológica participaram do 3º andar do Instituto Caldeira em Porto Alegre na última semana. O evento teve como objetivo apresentar o novo espaço, com aproximadamente 3.000 metros quadrados, que será destinado a abrigar novas empresas que ingressarão no Instituto e o hub do ecossistema de inovação de Santa Maria (Inova Centro).

Durante o evento, os representantes puderam conferir as obras de expansão que começaram em junho e têm previsão de conclusão para a segunda quinzena de setembro. O novo andar abrigará 26 novas empresas, uma área com assentos em estilo de arquibancada, 48 posições adicionais de coworking e 10 novas salas.

Anderson Paim, gestor da Pulsar Incubadora, esteve presente na cerimônia e descreveu esse momento como gratificante e inspirador. “Gratificante, porque visualizamos pela primeira vez o espaço onde irá funcionar a “embaixada” do nosso ecossistema de inovação, provisoriamente batizado de projeto Santa+, que será o espaço de conexão entre empresas tradicionais, aceleradoras, venture capitalists, startups, entidades de governo e demais stakeholders que compõem esse rico ecossistema de inovação e mercado. Esperamos que a partir dessas conexões surjam muitos negócios de impacto que estejam conectados às reais necessidades, aos problemas da sociedade, alinhados necessariamente a diretrizes fortes de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança)”. Além disso, ele ressalta que essa visibilidade e destaque “nosso ecossistema integrando esse importante hub de inovação nacional”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa  Maria, Ticiana Fontana, destaca a importância do ecossistema de inovação de Santa Maria integrar o Instituto Caldeira, “estarmos inseridos no Instituto Caldeira proporciona à Prefeitura um espaço da gestão na capital gaúcha, como uma embaixada de Santa Maria em Porto Alegre. Assim teremos acesso às salas de reuniões, espaços para eventos e, principalmente, mais proximidade a contatos importantes para parcerias. Isso é a Prefeitura com todo o nosso ecossistema de inovação que conta com mais de 80 startups, incubadoras e outros”. Atualmente, Santa Maria é member do Instituto e a partir do segundo semestre passará a ocupar um local físico no novo andar.

Sobre o Instituto Caldeira

O Instituto Caldeira é uma organização sem fins lucrativos de fomento à cultura de inovação que conecta pessoas e iniciativas por meio de um hub e uma comunidade em busca de construir um ecossistema mais competitivo da nova economia. Conta com 450 empresas, dessas, 100 estão presentes no espaço físico em Porto Alegre.

Texto: Fabrício Dias, estagiário do curso de Jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico

Revisão: Luana Giazzon, assessora de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Rogério Carvalho de Assis Brasil, Ticiana Tiago SanchoteneTiago Sanchotene, Maria Daniele Dutra, Lissandro Dorneles, Arthur Borges e Anderson Paim