Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos do InovaTec UFSM Parque Tecnológico e startups da Pulsar Incubadora são aprovados em 3 editais da Secretaria de Inovação do RS

TEC4B, GameRS e Inova Agro são os programas do SICT que contemplarão os projetos desenvolvidos na universidade através do Parque Tecnológico e Proinova  



Nesta sexta-feira (1), foi divulgado o resultado final do Programa TEC4B – Tecnologia para Negócios e o projeto “Living Lab de Bioinsumos da UFSM” foi uma das propostas selecionadas a serem contempladas pelo programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT). Os resultados preliminares, lançados no dia 20 de novembro, já apontavam o projeto como uma das propostas recomendadas pela comissão de seleção deste edital que visa a criação de Living Labs multiplataforma colaborativos, que tem o objetivo de contribuir para o acesso e utilização das mais recentes tecnologias da informação e comunicação para a evolução e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

Living Labs são ambientes de inovação nos quais se testam novas ideias e soluções no mundo real, envolvendo usuários e parceiros, empresas, instituições acadêmicas e demais agentes interessados, auxiliando a desenvolver, aprimorar e adaptar os produtos e soluções antes de lançá-los no mercado. Com o Intuito de desenvolver produtos com maior nível de maturidade tecnológica, o projeto do Living Lab de Bioinsumos da UFSM foi desenvolvido a partir de uma construção conjunta por servidores da UFSM: Maria Daniele Dutra, gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, Márcio Mazutti, professor do Departamento de Engenharia Química, Luciano Pes, Professor do colégio Politécnico e coordenador do projeto Advanced Farm 360, além de empresas residentes na Pulsar Incubadora da UFSM como Auster e Bioagreen, assim como as prefeituras de São Sepé e Santiago.  A gestora do InovaTec acrescentou o apoio de outros agentes do ecossistema que contribuíram para o processo. “É importante ressaltar o apoio via carta de manifestação de empresas da Pulsar Incubadora e dos demais ambientes de inovação de Santa Maria que foram essenciais para o destaque do projeto.” observou. 

Além disso, o envolvimento do ecossistema de inovação na área já demonstra sua relevância e comprometimento com a temática, tendo em vista que o Parque Tecnológico da UFSM apresenta bioinsumos com um dos hubs de inovação, contando atualmente com 11 empresas do setor. Outros fatores apresentados no projeto são as características dos ambientes disponíveis que favorecerão a implementação de um Living Lab de bioinsumos na UFSM, isso porque além da planta piloto de bioinsumos Bio FabLab , ambiente de prototipagem de produtos e processos para obtenção de bioinsumos para agricultura, estar em processo de incorporação, a instituição já possui infraestrutura de validação que conta com “a estrutura de casa de vegetação para avaliações em condições de semi campo, além de área experimental e equipamentos agrícolas para validação dos produtos no campo, dispondo também de 130 hectares da área do Advanced Farm 360”. Todas essas condições evidenciam a capacidade e o potencial para desenvolver os processos necessários em um living lab.  

Ao falar sobre a aprovação do projeto no edital, Maria Daniele Dutra ressalta o trabalho em equipe como fator importante que viabiliza resultados positivos como este. “Estamos trabalhando conjuntamente com os atores do ecossistema para que sejamos um elo de construção de oportunidades, então esta aprovação mostra que quando somamos esforços, somos mais efetivos nas conquistas de objetivos que serão para o bem conjunto.” afirmou.

Marcio Mazutti também falou a respeito deste ambiente colaborativo que contribui para o desenvolvimento e validação de inovações em Bioinsumos. Segundo ele, o Living Lab contará com uma infraestrutura física composta por laboratórios de pesquisa, que darão suporte aos projetos desenvolvidos, como a Planta Piloto de Bioinsumos para a prototipação de produtos ou processos e área experimental com infraestrutura completa para a validação dos produtos em campo. “O Living Lab bioinsumos congregará pesquisadores, empresas, governo e sociedade civil para fomentar discussões das estratégias para desenvolver economicamente a região central do estado.” finalizou.

O projeto Living Lab de Bioinsumos na UFSM propõe a implementação de um ambiente de de validação de soluções em ambiente real na região Central do estado com o objetivo de “ser referência na prototipação e provas de conceitos, a partir da promoção da inovação e desenvolvimento de pesquisas em novas tecnologias”, além disso, o desenvolvimento de ações para transformar o Living Lab em uma plataforma de serviços tecnológicos inovadores para atender as demandas de startups, micros, pequenas, médias e grandes empresas.

Outros dois projetos da UFSM foram aprovados em editais da Secretaria de Inovação, Comunicação e Tecnologia (SICT). O primeiro, “Guardiões da Ciber Sustentabilidade”, foi aprovado no edital do Programa GameRS. Já o segundo, “Aperfeiçoamento de tecnologias para a produção de culturas anuais de grãos de sequeiro em terras baixas”, foi contemplado no edital do Programa Inova Agro.

 

GameRS: Projeto “Guardiões da Ciber Sustentabilidade”

O projeto é uma parceria entre a UFSM e a startup Performance Vegetal, vinculada à Pulsar Incubadora Tecnológica, destaca-se por sua abordagem em usar a gamificação para promover a conscientização sobre sustentabilidade nas escolas públicas e privadas. A aprovação no edital GameRS representa um impulso significativo para a iniciativa, que busca não apenas transformar a experiência educacional, mas também impactar positivamente a indústria de jogos no Rio Grande do Sul. 

Ricardo Tombesi, professor da UFSM – campus Frederico Westphalen e coordenador do projeto, o objetivo é criar “um jogo multiplayer, ou seja, com múltiplos jogadores, com a temática da sustentabilidade. A gente até chamou ele como guardiões da ciber sustentabilidade porque criamos uma narrativa envolvendo os alunos como os salvadores da galáxia. Então a gente foi colocando toda essa temática bem gameficada, como nos jogos tradicionais, para conseguir despertar o interesse deles”. Além disso, ele ressalta que a ideia é também trabalhar a realidade do estado do Rio Grande do Sul, no caso, a desertificação que afeta alguns biomas do estado.

Ao lado do professor Ricardo, está a Performance Vegetal. Betania Vahl de Paula, CEO da startup, destaca que o papel da empresa é estruturar o produto do projeto, o jogo, em um modelo de negócio. “A startup vai desenvolver canva, desenvolver canais de vendas, precificação. A parte de mercado mesmo, essa é a contribuição da Performance para esse projeto”, ressalta ela.

 

Inova Agro: Projeto “Aperfeiçoamento de tecnologias para a produção de culturas anuais de grãos de sequeiro em terras baixas”

A Farm360 celebra a aprovação de seu projeto focado no sistema de plantio-sulco-camalhão. Coordenado pelo professor do colégio Politécnico, Luciano Pes, o projeto tem como executora a startup Farm360 e como parceira a startup G2W Sistemas, ambas vinculadas à Pulsar Incubadora Tecnológica. Com a proposta de inovar no sistema de plantabilidade, o projeto visa adequar e dimensionar o sistema sulco-camalhão.

 

Sulco-camalhão: sistema que consiste na estruturação da lavoura para a irrigação por sulcos, obtendo-se, ao mesmo tempo, grande benefício em drenagem, com o cultivo sobre os camalhões formados entre os sulcos. (EMBRAPA)”

 

Segundo André Müllich, CEO da Farm360, o papel da startup é fazer todo o dimensionamento do projeto, fazendo o estudo do terreno. Já a G2W, entra como fornecedora da antena que será usada para medir a altimetria do talhão.

O projeto inclui uma área piloto no Colégio Politécnico, na qual o sistema sulco-camalhão já foi implementado mesmo antes da aprovação. A iniciativa busca não apenas realizar estudos dentro da universidade, mas também estabelecer parcerias com produtores locais para dar continuidade à pesquisa.

 

Apoio da Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo

A aprovação destes projetos reforça o compromisso da UFSM, através da Proinova e do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, com a pesquisa e a inovação, incentivando o desenvolvimento de novas ideias e produtos inovadores que fortalecem ainda mais seu ecossistema local. 

Segundo Betania, o apoio da Proinova foi essencial para que eles conseguissem submeter o projeto ao edital. “Eles foram extremamente solícitos e ágeis no auxílio com a documentação necessária. Além disso, vale destacar a experiência deles na submissão de editais. Isso foi essencial para que o projeto fosse aprovado”, destaca ela.



Texto: Izadora Lemes Rocha e Fabrício Dias, bolsistas de jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico. 

Revisão: Luana Giazzon Assessora de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-1654

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes