Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Membros de startups da Pulsar Incubadora Tecnológica conquistam cinco projetos aprovados no Catalisa ICT



As startups do ecossistema de inovação da Universidade Federal de Santa Maria permanecem em destaque. Na edição deste ano do Catalisa ICT, um programa nacional do Sebrae que transforma pesquisas acadêmicas em soluções inovadoras de alto impacto, cinco profissionais vinculados à Pulsar Incubadora tiveram seus projetos aprovados na Etapa 2 (validar) – Ciclo 02. 

Entre os selecionados estão: Adriano Marques Jaime, da Auftek, Cassandra de Deus, da Weecaps, Karem Rodrigues Vieira, da EcoBio MicroAlgas, Paula Dalla Vecchia, da Zeit e Renan Buque Pardinho, também da Zeit. O administrador da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, Rafael Posser Martins, comenta que programas como este dão visibilidade aos ambientes de inovação, além de serem um diferencial para a ciência e oferecerem sustentabilidade aos projetos. 

Para a Tecnóloga em Alimentos e Diretora de Operações da Weecaps, Cassandra de Deus, a seleção marca a história da startup e amplia oportunidades para alavancar as soluções desenvolvidas:

“Conseguir a aprovação nas duas primeiras etapas do Catalisa ICT foi um marco importante para a Weecaps. Essa conquista valida a força da nossa tecnologia, amplia nossa visibilidade no ecossistema de inovação e nos abre novas oportunidades de parcerias estratégicas. Também representa um impulso para acelerar nossos projetos de P&D e avançar na missão de levar soluções inovadoras em alimentos funcionais ao mercado.”

Para a diretora executiva da recém-incubada EcoBio Microalgas, Karem Rodrigues Vieira, ter seu projeto aprovado mostra o potencial da pesquisa que está sendo feita pela startup:

“Esta conquista representa um reconhecimento importante da pesquisa desenvolvida até aqui, que se concentra em um sistema modular sustentável para reaproveitamento de efluentes agroindustriais com produção de bioinsumos a partir de microalgas. Com o apoio do Sebrae, teremos a oportunidade de transformar este conhecimento científico em soluções práticas. Esperamos acelerar o desenvolvimento, validar protótipos e aproximar nossa inovação das necessidades do mercado, promovendo ganho de competitividade e geração de valor social e econômico.”

 

O que é o Catalisa ICT?

O programa nacional do Sebrae, Catalisa ICT, é uma iniciativa que parte do objetivo de apoiar pesquisadores e impulsionar negócios deeptech, convertendo pesquisas acadêmicas em inovações que alavancam o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A jornada do programa acontece ao longo de 24 meses e se divide nas três etapas que seguem:

Mobilizar e Aprender: capacitação de pesquisadores e articulação do ecossistema.

Validar: fase de testes no mercado, com bolsas, mentorias e conexões estratégicas.

Inovar: estruturação de startups e aproximação de investidores. 

Na segunda etapa do programa, os projetos selecionados receberão bolsas de estímulo à inovação de até R$ 120 mil. E serão acelerados por 9 meses, com suporte técnico e estratégico para validar a solução proposta junto ao mercado e à sociedade, além de desenvolver e amadurecer o Plano de Inovação, com base em metodologias práticas e aplicáveis. Neste momento, os participantes também poderão estruturar um Projeto de Inovação para submeter à Etapa 03. 

 

Confira o resultado final da Etapa 2 (validar), do Catalisa ICT – Ciclo 02. 



Texto: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM. 

Revisão: Jéssica Medeiros, assistente de comunicação do InovaTec UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-3580

Publicações Recentes