O Memória Brasil desta semana, 01 a 04/07, destaca a segunda série com canções da Jovem Guarda. A cada audição uma variada coletânea de hits dos tempos do iê-iê-iê.
Em meados dos anos 60 do século vinte, explodiu no Brasil o movimento da Jovem Guarda, mobilizando nossa juventude como jamais ocorrera na história cultural do país. Na onda mundial da beatlemania, o movimento, no entanto, tinha uma cara singular, com signos, conceitos e sua própria musicalidade. Nesse contexto estreou, a 22 de agosto de 1965, na TV Record, o programa Jovem Guarda, comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, que se tornariam os grandes ídolos daquele período. Por mais de três anos o programa apresentou aos quatro cantos do país as novidades da música nacional, registrando o nascimento de inúmeros talentos em torno do movimento.
O Memória Brasil tem produção e apresentação de Milton Oliveira, e vai ao ar na faixa das 20h00 às 21h00, de terça a sexta-feira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web. E pode ser contatado pelo e-mail memoriabrasil@ufsm.br.