O Memória Brasil destaca neste mês de setembro uma série dedicada exclusivamente ao compositor Wilson Batista.
Wilson Batista de Oliveira nasceu a 3 de julho de 1913, na cidade de Campos, interior do Estado do Rio, e morreu a 7 de julho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro. Compôs seu primeiro samba aos dezesseis anos, na Estrada da Vida, lançado por Aracy Cortes no Teatro Recreio e gravado em 1933 por Luís Barbosa. Mas o auge de sua produção aconteceu nos anos quarenta do século passado. Boêmio até o fim da vida, nos seus últimos anos trabalhou como fiscal da União Brasileira de Compositores, entidade que ajudou a criar em 1942.
Neste domingo, 06/09, o primeiro programa reúne canções como Perdi meu Carinho, O Bonde de São Januário, Chico Brito, Mãe Solteira, Venha Manso (O Tambor de Edgard) e É Tudo Meu. Entre os intérpretes convidados, João Nogueira, João Gilberto, Anjos do Inferno, Carlinhos Vergueiro, Roberto Silva, Gilberto Gil, Cristina Buarque e o próprio Wilson Batista.
As próximas audições que destacarão a obra de Wilson Batista estão agendadas para os dias 13, 20 e 27 de setembro.
O Memória Brasil vai ao ar todo domingo pela Rádio Universidade, na faixa das 18h00 às 19h00. A pesquisa, produção, apresentação e edição é de Milton Oliveira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web.