O Memória Brasil destaca neste domingo, 15/11, o terceiro programa dedicado à discografia do grupo paulista Quinteto em Branco e Preto. É oportunidade para ouvir Feito Siameses, composição de Vitor Pessoa e Wilson das Neves; Melhor para Nós Dois, de Magno Sousá, Maurílio de Oliveira e Paquera; O Nosso Canto, da parceria Délcio Carvalho e Élton Medeiros; Elemento Suspeito, composição de Casca, Gerson da Banda e Milbe; e Não é só Garoa, de Maurilio de Oliveira e Chapinha; entre tantas outras canções.
O Quinteto em Branco e Preto foi criado em 1996 por jovens músicos da periferia de São Paulo. Na formação, estão Magnu Sousá, voz principal e pandeiro; Maurílio de Oliveira, cavaquinho; Everson Pessoa, violão; Yvison Bezerra, tantã; e Vitor Pessoa, responsável pelo surdo. Magnu e Maurílio são irmãos e foram os fundadores da Comunidade Samba da Vela, tradicional roda de samba que ocorre no bairro de Santo Amaro há mais de uma década.
Considerado por artistas como Monarco, Almir Guineto, Nelson Sargento e Luiz Carlos da Vila, entre outros, o Quinteto tem como madrinha a cantora Beth Carvalho. Ela já contou, por muitas vezes, com o acompanhamento do conjunto em discos e também em turnês pela África e Europa. em 2013, o grupo foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Grupo de Samba. A discografia do Quinteto em Branco e Preto reúne os álbuns Riqueza do Brasil, de 2000; Sentimento Popular, de 2003; Patrimônio da Humanidade, de 2008; e Quinteto, de 2012.
As próximas audições que destacarão o Quinteto em Branco em Preto estão agendadas para os dias 22 e 29 de novembro.
O Memória Brasil vai ao ar todo domingo pela Rádio Universidade, na faixa das 18h00 às 19h00. A pesquisa, produção, apresentação e edição é de Milton Oliveira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web.