Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Rádio Universidade AM apresenta selo comemorativo dos 50 anos

A Rádio Universidade 800AM, emissora pública da UFSM, apresentou na última semana, por meio das redes sociais, o selo comemorativo do cinquentenário da Rádio. A identidade visual será a marca do calendário de atividades de homenagens aos 50 anos da Rádio Universidade, inaugurada em 27 de maio de 1968. O selo faz referência a elementos históricos da radiodifusão, como o microfone, o disco e os CDs, e foi inspirado nas diferentes logomarcas já criadas e utilizadas pela rádio desde o início das transmissões.

A identidade visual foi criada pelo programador visual da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, Gabriel Soares. “Um campo semântico focado com objetos presentes na prática do radialismo e na troca de informação sempre foi um traço marcante das identidades visuais da história da Rádio Universidade. A opção em mantê-los no selo de 50 anos foi uma maneira sutil de homenagear parte de sua história”, explica Gabriel.

Entre as ações já definidas para as comemorações dos 50 anos da Rádio Universidade 800AM estão a realização de uma exposição com fotos e dados históricos, coordenada pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG) da UFSM, uma publicação multimídia, em elaboração no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), um documentário audiovisual, sob responsabilidade da TV Campus, e um jantar comemorativo, aberto à comunidade, na sede da APUSM.

Selo do cinquentenário

O selo se inspira em formas clássicas, onde predominam retas bem definidas, curvas regulares e a repetição de padrões visuais inspirados em elementos concernentes ao universo radiofônico. Assim, a leitura principal do numeral cinquenta também traz uma leitura icônica de um microfone, este um símbolo definitivo do meio, além de leituras secundárias como a do botão chanfrado dos primeiros aparelhos de rádio, e as mídias de reprodução, responsáveis por carregar a informação destinada ao ouvinte pré-era da digitalização.

As fontes buscaram um estilo decorativo sem serifa de traço modulado, característico de anúncios e cartazes das épocas de ouro da produção radiofônica. A cor dourada predominante celebra a idade alcançada com muito trabalho e reconhecimento. O verde, o equilíbrio.

Confira o selo:

Selo comemorativo do cinquentenário da Rádio Universidade AM