Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Espaço REDEBÁSICA estréia neste sábado (16) nas rádios da UFSM

A partir de sábado (16), as rádios Universidade 800 AM e 107.9 FM começam a transmitir o programa “Espaço REDEBÁSICA”. Apresentado pela professora do Centro de Educação da UFSM Regina Ehlers Bathelt, o programa trará dicas para os alunos que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo (17), com foco nas matérias de linguagens e ciências humanas.

Regina, coordenadora do REDEBÁSICA, trará conteúdos sobre língua inglesa, sociologia e redação. As dicas sobre as questões de inglês são conduzidas pela professora Raquel Bevilaqua, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, que entrevista as docentes Amanda Radünz, doutoranda em Letras na UFSM, e Patrícia Marcuzzo, do Centro de Artes e Letras.

Na sequência, é apresentado o Rap da Coesão Textual, trabalhado pela equipe do Ateliê de Textos, coordenado pela professora Cristiane Fuzer, do Centro de Artes e Letras. A música resulta da experiência da professora Daniela Moraes Pereira na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Fernandes, de Santa Maria.

Também conta com a participação do professor Alejandro Schwartzkopf das áreas de Sociologia e Filosofia do Colégio Politécnico da UFSM. Ele analisa como as provas do ENEM de 2017 e 2019 cobraram a noção de democracia deliberativa.

O programa começa sábado (16) às 11h na 107.9 FM, com reprise às 14h e às 21h. Na AM, tem início ao meio-dia de sábado, e reprises às 23h e no domingo (17) às 11h.

Na semana que vem, dia 23, a atração retorna com dicas para os conteúdos da segunda parte da avaliação, de Matemática e Ciências da Natureza. Ambas as edições do Espaço REDEBÁSICA terão reprise nos dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro para quem for fazer o Enem Digital.

Desde dezembro de 2020, as rádios Universidade 800 AM e 107.9 FM veiculam a produção de curta duração “Fica Esperto com o ENEM” com informações e regras sobre o ENEM. Chamadas de até 3 minutos, produzidas pelo formando do curso de Jornalismo da UFSM Leonardo Catto, rodam nas programações para que os candidatos não esqueçam as exigências das provas.

REDEBÁSICA

O programa institucional REDEBÁSICA tem como objetivo levar conteúdos educacionais em áudio e vídeo a partir do rádio, da televisão e de plataformas digitais. A proposta surgiu como uma forma de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem principalmente de estudantes excluídos digitalmente, mas também oferecer alternativas e complementos para aqueles que conseguem acompanhar as aulas pelo sistema remoto. O REDEBÁSICA resulta de uma parceria da UFSM, por meio do Centro de Educação, do Núcleo de Tecnologias de Educação e das demais unidades de ensino, com as redes públicas de educação infantil, fundamental e médio. Também são parceiros do projeto emissoras de rádio e de televisão.