Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Sala de Concertos apresenta especial com Händel neste final de semana

Georg Friedrich HändelO Sala de Concertos, programa erudito das Rádios UFSM, apresenta neste final de semana uma produção especial, destacando obras de Georg Friedrich Händel, incluindo árias interpretadas por Lucas Cattelan, acadêmico de Música – Bacharelado em Canto, da Universidade Federal de Santa Maria. Na Uni FM o programa vai ao ar no sábado, 12/03, às 20h00; e na Universidade AM vai ao ar no domingo, 13/03, igualmente às 20h00.

O repertório deste Sala de Concertos Especial reúne a sinfonia de abertura do oratório “O Messias”, na interpretação da Orquestra Filarmônica de Roterdã; o “Concerto Para Órgão Número 13 em Fá Maior”, conhecido pelo apelido de “O Cuco e o Rouxinol”, na performance do organista britânico Simon John Preston e da orquestra barroca The English Concert; a abertura instrumental da ópera “Alcina”, com a Academy of St. Martin in the Fields; as três árias de Oronte, personagem da ópera “Alcina”, com Lucas Cattelan; e a “Música Para os Reais Fogos de Artifício”, uma composição orquestral criada por Händel em 1749.

O compositor Georg Friedrich Händel nasceu na cidade alemã de Halle an der Saale, a 23 de fevereiro de 1685. Foi naturalizado cidadão britânico em 1726. Faleceu em Londres, aos 74 anos, a 14 de abril de 1759. Desde muito jovem apresentou talento para a música. Em Hamburgo, ainda na Alemanha, atuou como violinista e maestro da orquestra de ópera local. Depois foi para a Itália, onde se tornou mais conhecido no meio artístico e produziu muitas obras. Em Londres viveu o período mais importante de sua carreira, compondo muitas óperas, oratórios e músicas instrumentais. Ao total, são mais de 600 criações, sendo 46 óperas. É considerado um dos grandes mestres do barroco musical europeu.

Lucas Denardi Cattelan concluiu em 2012 a graduação em Música – Licenciatura Plena na UFSM. Inclusive, naquele ano produziu e apresentou o programa Conversa de Músico na Rádio Universidade AM. No ano seguinte, ingressou no Bacharelado em Canto. Neste, cursou a disciplina Estúdio de Ópera, sob orientação do Professor Doutor Roberto Henrique Fernandes de Oliveira. Na oportunidade, acompanhado pelo Mestre Taiur Agnoletto Fontana, Pianista Correpetidor da UFSM, gravou as três faixas que compõem um dos blocos do programa. Lucas atua, também, na política. Ele é o atual vice-prefeito de Jaguari.

O Sala de Concertos ocupa a faixa das 20h00 às 21h00 na programação das Rádios UFSM. Aos sábados, na FM; aos domingos, na AM. Roberto Montagner assina a produção e apresentação do programa. Neste especial, a finalização de texto e edição é do Programador RTV Milton Oliveira.

O programa pode ser ouvido pelos 107.9 mHz, no sábado, e pelos 800 AM, no domingo; aqui pelo site das Rádios UFSM; ou pelos perfis das emissoras na plataforma Farol.