Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Programas do Núcleo de Rádios da UFSM são selecionados em chamada pública da UFSCar

Produções passam a ser veiculadas pela Rádio UFSCar 95,3 FM a partir desta semana

Três programas produzidos pelo Núcleo de Rádios da UFSM foram selecionados em chamada pública para captação de produção radiofônica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e passarão a integrar a grade de programação da Rádio UFSCar 95,3 FM a partir desta semana. No total, 47 propostas foram selecionadas por uma comissão formada por representantes da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI), detentora da concessão da emissora educativa, servidores da Coordenadoria de Comunicação Social, do Instituto da Cultura Científica, da Pró-Reitoria de Extensão e de um docente da UFSCar. Os programas selecionados atendem às diretrizes do Projeto Editorial da Rádio UFSCar.

Os três projetos da UFSM inscritos foram aprovados: Aquarela, de Milton Oliveira, será veiculado nas quartas-feiras, às 22h, com estreia no dia 12 de abril; Metalstoria, de João Manuel Casquinha Malaia Santos, irá ao ar nas quintas-feiras, às 22h, a partir do dia 6; Projeto Discografia, de Ricardo Bonfanti, será apresentado aos sábados, às 16h, com estreia no dia 8 de abril.

Para o programador Milton Oliveira, atualmente responsável pelo trabalho de programação da Universidade 800 AM, a seleção na chamada pública atesta a qualidade da produção atual do Núcleo de Rádios da UFSM. “A escolha pelos nossos programas não só valoriza cada produto em si, como também incentiva-nos na criação de outras produções de cunho cultural, tão em falta no rádio atual”, afirma.

Saiba mais sobre os programas:

Aquarela

Aquarela é um programa cultural especializado em música instrumental criada e/ou executada por instrumentistas, grupos instrumentais ou orquestras do Brasil. A produção foi criada originalmente para a Rádio Universidade AM, onde fez sua estreia em outubro de 2014, permanecendo na grade de programação até o final de 2021. Na Uni FM 107.9, esteve na programação nos anos de 2017 a 2021. Desde 2016 é veiculado pela Resonance Rádio, emissora web parceira.

Nas rádios da UFSM, a produção está sendo preparada para voltar à programação no segundo semestre.

Criação, produção, pesquisa, seleção de repertório, apresentação e edição: Milton Oliveira, programador RTV.
Veiculação: Resonance Rádio, terça-feira, 22h; UFSCar FM 95.3, quarta-feira, 22h.

MetalStoria

O MetalStoria é um programa cultural que aborda questões ligadas ao passado do metal, subgênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte no Reino Unido e nos Estados Unidos. Na produção, há uma divisão cronológica e/ou temática dos episódios, procurando aproveitar o passado do estilo musical para colaborar com a construção de histórias mais inclusivas e de fácil acesso ao grande público.

O MetalStoria integra o projeto de extensão “Rock Pauleira: História Pública e Memória do Metal nas Rádios da UFSM”.

Criação, produção, pesquisa, seleção de repertório e apresentação: João Manuel Casquinha Malaia Santos, professor adjunto do Departamento de História.
Gravação e edição: Jonathan Ferreira, chefe do Núcleo de Rádio.
Veiculação: Uni FM 107.9, sexta-feira, 23h; UFSCar FM 95.3, quinta-feira, 22h.

Projeto Discografia

O Projeto Discografia apresenta uma série de álbuns de determinado artista, com audição de faixas, informações sobre as músicas, os autores, a contextualização da obra e a avaliação de críticos. Propõe uma imersão na obra de músicos brasileiros e estrangeiros.

Criação, produção, pesquisa, seleção de repertório e apresentação: Ricardo Bonfanti, jornalista.
Gravação e edição: Jordan Junges, diretor de Som.
Veiculação: Uni FM 107.9, quinta-feira, 14h; Universidade 800 AM, domingo, 12h; UFSCar FM 95.3, sábado, 16h.