Entre os dias 9 e 13 de março, a UniFM 107.9 apresenta a série de entrevistas “Mulheres que fazem a UFSM: trajetórias que inspiram”, veiculada dentro do programa Ponto de Partida, que vai ao ar das 7h às 8h30, com as entrevistas transmitidas em torno das 8h.
A iniciativa integra a programação do mês de março em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e busca dar visibilidade às trajetórias daquelas que ocupam espaços de liderança, ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Santa Maria. A série é uma parceria da Casa Verônica, da Pró-Reitoria de Extensão e das Rádios da UFSM.
As entrevistadas compartilham experiências profissionais e pessoais, refletindo sobre os desafios e as contribuições das mulheres em suas áreas e na construção da Universidade e da sociedade. A condução é da estudante de Jornalismo Prisley Zuse.
Convidadas da série
Cinco mulheres com trajetórias de destaque em diferentes áreas participam da iniciativa:
- Segunda-feira (9): Renata Rojas, professora do Departamento de Estatística. Recebeu em 2025 o Prêmio Para Mulheres na Ciência (L’Oréal/ABC/UNESCO). Integra a Academia Brasileira de Ciências e atua como embaixadora do Instituto Internacional de Estatística. Coordena o projeto GuriasTec, que incentiva meninas na área da tecnologia.
- Terça-feira (10): Elaine Resener, professora de Ginecologia e Obstetrícia. Primeira e única mulher a dirigir o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e a atuar como superintendente da Ebserh na instituição. Também foi Secretária de Saúde de Santa Maria (2006-2009). Ao longo da carreira, recebeu 29 comendas e distinções por sua atuação acadêmica e na gestão em saúde pública.
- Quarta-feira (11): Simone Messina, Técnica em Assuntos Educacionais e Doutora em Educação pela UFSM. Diretora do Jardim Botânico da UFSM, é referência em iniciativas de educação ambiental e na aproximação entre Universidade e comunidade.
- Quinta-feira (12): Raquel Guerra, professora do Centro de Artes e Letras, com atuação voltada a projetos que articulam teatro, circo, audiovisual e formação artística. Raquel também dirigiu o Teatro Caixa Preta em sua reabertura e atualmente está à frente da Coordenadoria de Cultura e Arte da UFSM.
- Sexta-feira (13): Marcia Henke, professora do Curso Superior de Redes de Computadores do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Doutora em Informática, coordena o projeto de extensão Gurias em Redes, que aproxima meninas em idade escolar da área da computação.
A série “Mulheres que fazem a UFSM: trajetórias que inspiram” pode ser acompanhada no programa Ponto de Partida, pela UniFM 107.9 e pelo site. Posteriormente, as entrevistas também estarão disponíveis no Spotify das Rádios da UFSM.