Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

Curadoria: Profa. Dra. Maria del Carmen Macchi Cabrera

Ludwig van Beethoven, nasceu em 17 de dezembro de 1770 em Bonn, e faleceu em 26 de março de 1827.

Neste ano se comemoram 250 anos do seu nascimento e por esse motivo escolhi uma obra de cada gênero da música instrumental da primeira fase na obra do compositor, para homenageá-lo. Cada uma das versões foi escolhida devido a importância do intérprete, sua dedicação a este repertorio e sua repercussão na realização de obras de Ludwig van Beethoven em seus países de origem e durante sua carreira internacional como solistas e/ou frente a reconhecidas agrupações instrumentais e sinfônicas.

Profa. Dra. Maria del Carmen Macchi Cabrera |

Professora de História da Música aposentada do Departamento de Música/UFSM.

Sonata para piano No. 1 em fá menor, Op. 2 No.1, dedicada a Joseph Haydn

Versão de Daniel Barenboim (1942), pianista, regente e crítico musical argentino radicado na Alemanha e especializado na interpretação das obras deste compositor, tendo apresentado e gravado as 32 sonatas para piano, os 5 concertos para piano e orquestra e as sinfonias de Beethoven ao longo da sua atividade como pianista e regente de orquestra em diferentes países de Europa.

Esta sonata é em 4 movimentos: Allegro; Adagio; Minuett e Trio; Prestissimo

Quarteto de cordas No. 1, fá maior. Op. 18. Dedicado ao príncipe von Lobkowitz

Versão do Quarteto Alban Berg. Quarteto que foi fundado por 4 jovens professores da Academia de Música de Viena e se manteve em intensa atividade musical entre 1971 e 2008, se apresentando nas principais cidades de Europa, Austrália, Nova Zelandia, EUA e América Latina. Suas últimas apresentações foram realizadas no Teatro Colon de Buenos Aires, no Teatro Cultura Artística de São Paulo e na Sala Cecilia Meireles no Rio de Janeiro.

O nome deste quarteto foi em homenagem ao reconhecido compositor, também austríaco, Alban Berg do qual gravaram toda sua obra.

Os movimentos deste quarteto são: Allegro con brio; Adagio affettuoso ed appassionato; Scherzo. Allegro molto e Allegro

Concerto para piano No. 1 em dó Maior, Op. 15. Dedicado a sua aluna Princesa Anna Louise Barbara Odescalchi, também conhecida como Condessa de con Keglevic ou Babette de Keglevics

Versão com Leonard Bernstein (1918-1990) compositor, professor, pianista e regente norte-americano, gravação realizada com a Orquestra Filarmônica de Viena em 1970.

Bernstein é um com primeiros compositores norte-americanos reconhecido internacionalmente também como pianista e regente da Orquestra Filarmônica de Nova Iorque e das principais orquestras europeias ao longo do século XX.

Os três movimentos deste concerto são: Allegro com brio; Largo; Rondó: Allegro

Sinfonia No. 1. Em Dó Maior, Op. 21. Dedicada ao Barão Van Swieten

Versão da Abbado Chamber Orchestra of Europe. 1996. Regente Ricardo Mutti (1941)

Dentre os regentes de reconhecimento internacional ao longo do século XX, o italiano Ricardo Mutti atuou nas orquestras das principais cidades da Europa. Se destacou na regência de obras do repertorio lírico, em diferentes teatro de ópera da Europa e foi diretor musical do teatro de ópera La Scala de Milan entre 1986 e 2005.

Sua experiência como regente no repertorio sinfônico é reconhecida internacionalmente, principalmente na obra de Beethoven, Schumann, Scriabin e outros compositores contemporâneos como Britten, Hindemith e Ligeti.

Esta sinfonia é em 4 movimentos: Adagio molto. Allegro com brio; Andante cantábile – com moto; Menuetto- Allegro molto e vivace; Finale – Adagio, alegro molto e vivace