Ir para o conteúdo PRA Ir para o menu PRA Ir para a busca no site PRA Ir para o rodapé PRA

Curso de Gestão Patrimonial da UFSM na Capacitação do Novo Portal Patrimônio

Durante os meses de abril e maio, foram realizadas na Universidade Federal de Santa Maria turmas de capacitação do “Portal Patrimônio”, novo sistema de gestão e controle patrimonial da Instituição, idealizado numa união de esforços da Pró-Reitoria de Administração, CPD, DEMAPA e Divisão de Patrimônio. Este primeiro módulo contou com sete turmas ao total, sendo uma delas destinada aos técnicos e docentes de outros campi e realizada na cidade de Frederico Westphalen.

Desenvolvido na plataforma Web, o Portal Patrimônio tem o objetivo de facilitar a administração patrimonial das unidades e subunidades da Universidade proporcionando agilidade e efetividade no controle patrimonial. Em funcionamento no âmbito de toda a Instituição desde o início de 2017, o portal dispõe de funcionalidades que podem ser realizadas pelos chefes patrimoniais de cada unidade, que podem contar com o auxílio dos agentes patrimoniais devidamente habilitados no Sistema. Tal iniciativa desenvolve a gestão patrimonial na medida em que concentra as ações pertinentes em um sistema de fácil acesso, dinamizando o papel dos servidores envolvidos, de forma que se tenha um acompanhamento constante e em tempo real da carga patrimonial atualizada das unidades.

176 Servidores foram capacitados a utilizar o Portal Patrimônio, o qual conta com as seguintes funcionalidades, atualmente:

• Designar agentes patrimoniais, quando chefe responsável patrimonial ou substituto;
  • Consulta à carga patrimonial;
  • Transferências entre unidades;
  • Nota Fiscal de Transporte;
  • Inventário de Conferência Patrimonial.

Além disto, foi desenvolvido um Aplicativo Mobile, denominado “Inventário UFSM” e disponível para download na Play Store, para auxílio da conferência patrimonial, facilitando o processo de levantamento “in loco” das informações pertinentes aos Bens permanentes alocados nos setores da Universidade. Este processo de Inventário foi aberto em 1º de janeiro de 2017 e encerra-se no dia 30 de junho 2017.

Novas funcionalidades do Portal Patrimônio e materiais complementares de orientação e instrução sobre o funcionamento do Portal estão sendo desenvolvidos e serão disponibilizadas durante o ano.

Contamos com o apoio de todos no sentido de ampliar o controle e cuidado patrimonial da Universidade Federal de Santa Maria, gerindo com responsabilidade, transparência e compromisso os Bens das unidades e colaborando, assim, com a gestão patrimonial dos Bens Públicos da Instituição.

Fonte: Divisão de Patrimônio/DEMAPA e Centro de Processamento de Dados.

18278506 648527132013663 6431180091715041971 o18238016 648527082013668 1782616429104851469 o