Acesse também: Perguntas e Respostas sobre o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE)
A Universidade Federal de Santa Maria comunica que estão suspensas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, em todos os campi da Instituição, a partir do dia 16 de março de 2020, por 30 dias, prorrogáveis conforme necessidade (ATUALIZAÇÃO: UFSM prorroga até 13 de agosto a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas presenciais.). A manutenção dessa medida será avaliada continuamente pelo Comitê Interno de Gestão da Crise do COVID-19, juntamente à Reitoria.
De acordo com a a Portaria 97.935, ficam mantidas as funções consideradas essenciais, tais como serviços de saúde, segurança e alimentação, bem como atividades administrativas imprescindíveis, conforme orientações das Direções de Unidade.
Durante esse período, as atividades poderão ser realizadas em ambiente virtual ou domiciliar, de acordo com recomendações e características específicas de cada unidade e seguindo parâmetros da instrução normativa publicada.
A administração da Universidade está atenta às recomendações dos órgãos e das autoridades de saúde e manterá a comunidade atualizada a respeito do assunto. A UFSM reitera que todas as medidas de prevenção devem ser reforçadas e difundidas.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou a Instrução Normativa N. 002/2020, que regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e o funcionamento da Pró-Reitoria e do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) durante a suspensão das Atividades Acadêmicas e Administrativas em face da Pandemia COVID-19.
A Universidade mantém, no site www.ufsm.br, uma página destinada a divulgar atualizações sobre a pandemia do novo coronavírus. Outras informações são obtidas através dos emails prograd@ufsm.br e derca@ufsm.br.
Siga medidas básicas de proteção: 1 – Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar usando o braço (dobra interna do cotovelo); 2 – Higienize frequentemente as mãos com água e sabão/sabonete ou com álcool gel 70%, principalmente após tossir, espirrar, usar o banheiro, maçanetas, corrimãos e antes de se alimentar; 3 – Evite tocar olhos, nariz e boca sem higiene prévia das mãos; 4 – Evite contatos próximos (aperto de mão, beijos, abraços); 5 – Evite o compartilhamento de objetos e alimentos (chimarrão, copos, garrafas, talheres); 6 – Mantenha ambientes ventilados (ônibus, salas) com janelas abertas; 7 – Prefira lenços de papel e descarte-os no lixo logo após o uso; 8 – Evite sair de casa quando estiver com febre, sintomas respiratórios (tosse, espirros, nariz escorrendo, nariz entupido, dor de garganta) ou mal-estar geral (dor de cabeça, dor pelo corpo, cansaço, diarreia, calafrios, enjoo, vômitos); se necessário sair, use máscara; 9 – Busque os serviços de saúde em caso de piora dos sintomas respiratórios, como falta de ar. |