Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Confirmação de vaga da Chamada Regular do SiSU 2023-2 deverá ser feita entre 29/6 e 04/7

A Universidade Federal de Santa Maria publicou, nesta sexta-feira (23), o Edital 067/2023-Prograd, referente à Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para ingresso no segundo semestre de 2023.

O Edital traz o cronograma para confirmação de vaga e matrícula das pessoas classificadas, bem como modelos documentais e orientações de acesso ao Portal da UFSM.

O Ministério da Educação prevê para o dia 27 de junho a divulgação da listagem de pessoas classificadas na chamada regular do SiSU. O listão estará disponível no site sisu.mec.gov.br e, posteriormente, será publicado também no site ufsm.br/sisu, junto ao Edital da Chamada Regular.

As pessoas classificadas terão entre 29 de junho e 04 de julho para acessar o Portal de Confirmação de Vaga da UFSM e realizar o procedimento, anexando, de uma só vez, a documentação solicitada pelo Edital, de forma digitalizada, de acordo com a opção por cota ou ampla concorrência.

Antes da realização do acesso ao Portal, recomenda-se a leitura do Edital e a separação de toda a documentação exigida, para evitar erros que impliquem indeferimento e perda da vaga pelo(a) candidato(a).

O acesso ao Portal se dá via CPF e data de nascimento, não sendo necessário o preenchimento de Número de Inscrição.

Em caso de dificuldades com o sistema, o(a) candidato(a) deve acessar as orientações do site ufsm.br/sisu, que recomenda experimentar outro navegador ou dispositivo (computador, smartphone ou tablet), bem como reduzir o tamanho dos arquivos.

Também é recomendável verificar a conexão com a internet e não usar arquivos diretamente de serviços de nuvem, como Google Drive e Dropbox, mas baixá-los antes para o aplicativo.

No dia 05 de julho, será publicado, também junto ao Edital, o cronograma das webconferências obrigatórias, destinadas às pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou nas cotas destinadas a pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 ou L14).

As webconferências via Google Meet acontecerão no dia 06 de julho. O link de acesso e demais instruções serão enviados ao email de cada candidato(a).

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) recomenda a escolha de ambiente silencioso e iluminado para realização da webconferência, bem como a testagem prévia dos aparelhos a serem utilizados (qualidade de conexão, microfone, câmera, computador, smartphone ou tablet).

Todas as pessoas classificadas na Chamada Regular, que realizarem os procedimentos de Confirmação de Vaga, deverão monitorar diariamente seu e-mail (inclusive caixas de spam e lixo eletrônico), à espera de mensagem de deferimento ou indeferimento da vaga.

Como não há prazo fixo previsto para envio dessa mensagem, a checagem deve ser diária. Em caso de deferimento, o(a) candidato(a) receberá e-mail com seu número de matrícula e instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil. A matrícula nas disciplinas do semestre para calouros(as) será feita automaticamente pela UFSM. Para mais informações sobre turmas, salas, horários, prédios e disciplinas, o(a) acadêmico(a) deverá entrar em contato com a secretaria ou coordenação de seu curso, pelos contatos publicados no site do respectivo curso, em ufsm.br/graduacao.

Em caso de indeferimento, o e-mail vai comunicar as razões e listar quais os documentos e informações estão incorretos ou incompletos. O e-mail vai informar também um breve prazo para novo acesso ao Portal de Confirmação de Vaga, para que o(a) candidato(a) anexe o que foi solicitado.

Em caso de dúvidas, o(a) candidato(a) pode entrar em contato com a Comissão de Ingresso Acadêmico, pelo email copa.sisu@ufsm.br e pela página “Confirmação de Vaga – UFSM” no Facebook.

INSCRIÇÃO NA LISTA DE ESPERA

Candidatos(as) do SiSU 2023-2, que não forem classificados(as) em nenhuma das suas duas opções de curso, terão de 27 de junho a 04 de julho para manifestar interesse em participar da Lista de Espera.

A manifestação deve ser feita acessando o boletim do candidato, no site sisu.mec.gov.br, e seguindo as instruções até o final.

Posteriormente, a UFSM publicará, no site ufsm.br/sisu, editais específicos referentes à Primeira Chamada Oral e à Segunda Chamada Oral da Lista de Espera. Junto aos Editais, a Universidade publicará o Quadro de Vagas (organizado por curso e cota) e orientações para realização da Habilitação (envio prévio da documentação digitalizada no Portal, pelas pessoas inscritas na Lista de Espera).