Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Inscrição na Lista de Espera do SiSU e confirmação de vaga da Chamada Regular seguem até 4/7

Candidatos(as) do SiSU 2023/2ª Edição que não foram classificados(as) em nenhuma das suas duas opções de curso poderão, no período de 27 de junho a 4 de julho, manifestar interesse em participar da Lista de Espera. A manifestação deve ser feita acessando o boletim do candidato, no site sisu.mec.gov.br, e seguindo as instruções até o final.

Em breve, a Pró-reitoria de Graduação da UFSM (Prograd) divulgará, no site ufsm.br/sisu, o Edital da Primeira Chamada Oral da Lista de Espera. O edital trará o Quadro de Vagas que sobraram da Chamada Regular do SiSU, organizado por curso e cota, bem como orientações para realização da habilitação.

A habilitação consiste no envio prévio da documentação digitalizada via Portal UFSM, dentro do prazo estipulado no Edital, por todas as pessoas inscritas na Lista de Espera. Somente candidatos(as) que realizarem a habilitação concorrerão às vagas da Lista de Espera do SiSU.

CHAMADA REGULAR

A confirmação de vaga para quem foi classificado na Chamada Regular do SiSU também segue até o dia 4 de julho. Os(as) candidatos(as) devem ler as orientações do Edital 067/2023-Prograd para acessar o Portal de Confirmação de Vaga da UFSM e realizar o envio digital da documentação, de acordo com a opção por cota ou ampla concorrência. Os modelos de documentos encontram-se junto ao edital, no formato PDF.

O acesso ao portal se dá por CPF e Data de Nascimento, não sendo necessário preencher o campo Número de Inscrição.

Em caso de dificuldades com o sistema, o(a) candidato(a) deve acessar as orientações do site ufsm.br/sisu, que recomenda experimentar outro navegador ou dispositivo (computador, smartphone ou tablet), bem como reduzir o tamanho dos arquivos. Também é recomendável verificar a conexão com a internet e não usar arquivos diretamente de serviços de nuvem, como Google Drive e Dropbox, mas baixá-los antes para o aparelho.

No dia 5 de julho, será publicado, também junto ao edital, o cronograma das webconferências obrigatórias, destinadas às pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou nas cotas destinadas a pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 ou L14). As webconferências via Google Meet acontecerão no dia 6 de julho. O link de acesso e demais instruções serão enviados ao e-mail de cada candidato(a).

A Prograd recomenda a escolha de ambiente silencioso e iluminado para a realização da webconferência, bem como a testagem prévia dos aparelhos a serem utilizados (qualidade de conexão, microfone, câmera, computador, smartphone ou tablet).

Todas as pessoas classificadas na Chamada Regular, que realizarem os procedimentos de confirmação de vaga, deverão monitorar diariamente seu e-mail (inclusive caixas de spam e lixo eletrônico), à espera do envio de mensagem informando deferimento ou indeferimento da vaga, o que pode demorar até sete dias úteis, em média.

Como não há prazo fixo previsto para envio dessa mensagem, a checagem deve ser diária. Em caso de deferimento, o(a) candidato(a) receberá e-mail com seu número de matrícula e instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil.

A matrícula nas disciplinas do semestre para calouros(as) será feita automaticamente pela UFSM e gradualmente aparecerá no Portal Estudantil do(a) acadêmico(a). Para mais informações sobre turmas, salas, horários, prédios e disciplinas, o(a) estudante deverá entrar em contato com a secretaria ou coordenação de seu curso, pelos contatos publicados no site do respectivo curso, em ufsm.br/graduacao.

Em caso de indeferimento, o e-mail vai comunicar as razões e listar quais os documentos e informações estão incorretos ou incompletos. O e-mail vai informar também um breve prazo para novo acesso ao Portal de Confirmação de Vaga, contado a partir do envio do e-mail, para que o(a) candidato(a) anexe o que foi solicitado.

Todas as informações e orientações estão no site ufsm.br/sisu. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail copa.sisu@ufsm.br ou à página “Confirmação de Vaga – UFSM” no Facebook.