Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Candidatos aptos às Vagas Complementares têm até 10/9 para enviar sua documentação no Portal UFSM

Chamada Oral presencial acontece dia 11/9 no Centro de Convenções do Campus Sede

A Universidade Federal de Santa Maria publicou, nessa terça-feira (5), a lista de pessoas aptas a realizar a habilitação para a Chamada Oral Presencial do Edital de Vagas Complementares da UFSM.

Os candidatos aptos deverão acessar o Portal de Habilitação à Chamada Oral e anexar a documentação solicitada pelo Edital, de acordo com sua opção por cota ou ampla concorrência, até as 23h59min do dia 10 de setembro.

A Chamada Oral Presencial acontecerá no dia 11 de setembro, no Centro de Convenções da UFSM, localizado no Campus Sede, para os cursos de todos os campi. A entrada de candidatos(as) habilitados(as) e procuradores(as) no prédio se dará das 16 às 17 horas.

Edital 093/2023, com os modelos de documentação e demais orientações, pode ser acessado no site ufsm.br/prograd.

Outras informações podem ser solicitadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo email falecom@nisa.ufsm.br e através da página “Confirmação de Vaga UFSM” no Facebook.

Funcionamento da Chamada Oral

Na Chamada Oral, ingressarão no prédio apenas os(as) candidatos(as) que realizaram a Habilitação, ou representantes portando procuração, no caso de candidatos(as) habilitados(as) classificados(as) na Ampla Concorrência ou pelas cotas L1 e L5. O modelo de procuração simples é encontrado junto ao Edital e não necessita de registro em cartório. Para ingresso no Centro de Convenções, é necessário apresentar documento oficial com foto e, se for o caso, a procuração.

Pessoas classificadas pelas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 e L14) deverão comparecer à Chamada Oral, não podendo nomear procurador, pois passarão por entrevista presencial junto à respectiva comissão.

Durante a Chamada Oral, serão convocadas as pessoas presentes ou representadas, em ordem decrescente de pontuação, em cada curso e cota, até o preenchimento das vagas destinadas a cada curso. Caso a vaga de determinada cota não tenha pessoa habilitada presente ou representada para ocupá-la, poderá migrar durante a Chamada Oral, de acordo com a ordem de migração prevista na página 06 do Edital, até encontrar candidato presente ou representado apto a preenchê-la.

As pessoas cujo nome for citado na Chamada Oral deverão monitorar seu e-mail diariamente (inclusive pastas de spam e lixo eletrônico), até o recebimento de mensagem da UFSM informando o deferimento ou o indeferimento, o que pode demorar até cinco dias úteis, em média.

Como não há prazo fixo previsto para envio dessa mensagem, a checagem deve ser diária. Em caso de deferimento, o(a) candidato(a) receberá e-mail com seu número de matrícula e instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil.

A matrícula nas disciplinas do semestre para calouros(as) será feita automaticamente pela UFSM e gradualmente aparecerá no Portal Estudantil do(a) acadêmico(a). Para mais informações sobre turmas, salas, horários, prédios e disciplinas, o(a) estudante deverá entrar em contato com a secretaria ou coordenação de seu curso, pelos contatos publicados no site do respectivo curso, em ufsm.br/graduacao.

Em caso de indeferimento, o e-mail vai comunicar as razões e listar quais documentos e informações estão incorretos ou incompletos. O e-mail vai informar também um breve prazo para novo acesso ao Portal de Habilitação, contado a partir do envio do e-mail, para que o(a) candidato(a) anexe o que foi solicitado.

Orientações sobre editais de seleção à moradia estudantil, benefício socioeconômico (BSE) e acesso ao Restaurante Universitário devem ser solicitadas à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, no email prae@ufsm.br.

Outras informações sobre o Edital de Vagas Complementares podem ser solicitadas à Comissão de Ingresso Acadêmico, pelo email falecom@nisa.ufsm.br, ou à página “Confirmação de Vaga – UFSM” no Facebook.

Passo a passo para a Habilitação:

1 – Confira seu nome na Lista de Pessoas Aptas à Habilitação e leia o Edital de Vagas Complementares, disponível no site ufsm.br/prograd. Organize toda a documentação digital solicitada, antes de acessar o Portal de Habilitação, de acordo com a opção por cota ou ampla concorrência. Os modelos de documentos estão disponíveis em formato PDF junto ao Edital;

2 – As orientações específicas para preenchimento da documentação socioeconômica, étnico-racial e referente a vagas para pessoa com deficiência encontram-se nas páginas 13 a 47 do Edital. Qualquer dúvida pode ser encaminhada ao email falecom@nisa.ufsm.br

3 – Acesse o Portal com seu CPF e data de nascimento, assinalando o concurso ““Vagas Complementares UFSM 2023-2”. Não é necessário preencher o campo “Número de Inscrição”. Insira de uma só vez toda a documentação solicitada, clicando em “Salvar” ao término do processo;

4 – Informar corretamente o email é essencial para que a UFSM possa entrar em contato com o(a) candidato(a), comunicando o deferimento ou o indeferimento da vaga;

5 – Caso experimente dificuldade em realizar a Habilitação, confira as dicas do site ufsm.br/sisu, tais como trocar de navegador ou aparelho (smartphone, computador ou tablet), além de verificar a qualidade da sua conexão à internet. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) recomenda também reduzir o tamanho dos arquivos a serem enviados e não utilizar arquivos diretamente de serviços de nuvem como Google Drive e Dropbox, mas baixá-los para o aparelho antes de anexá-los no portal.