Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL

Uma arquitetura organizacional adequada e coerente é aquela que permite alinhar a estratégia (ou conjunto de propósitos e resultados visados) a seus elementos essenciais: estrutura (arranjo hierárquico e relacional de unidades organizacionais), processos (conjuntos estruturados de ações que geram produtos/serviços), quadros (conjunto de pessoas que, com suas competências, atuam nos processos) e sistemas informacionais (conjunto de dados, informações e recursos informacionais de software e hardware).

Critérios de Departamentalização:

A departamentalização na UFSM deverá seguir, em ordem de prioridade, os seguintes critérios:

  • Integração: quanto mais as atividades trabalham integradas, maior razão há para ficarem no mesmo departamento. Neste sentido, processos e atividades com alto grau de integração, interdependência ou semelhança, devem preferencialmente ficar no mesmo departamento. Desta forma a divisão do trabalho entre as equipes proporciona o aprendizado organizacional, maior integração, compartilhamento de soluções e atividades, bem como a melhor coordenação de processos correlatos.
  • Diferenciação: de regra as atividades diferentes quanto a natureza devem ficar em departamentos separados. De outra forma a necessidade de separação ou divisão de atividades pode ocorrer de acordo com os diversos tipos departamentalização vertical ou horizontal, de acordo com os tipos de departamentalização especificados no Manual.
1ª ETAPA - DETALHAMENTO

Para as próximas reuniões as unidades devem responder as seguintes questões:

  • Quais são as competências (objetivos) da unidade? Aquelas descritas e não descritas no Regimento Interno e aquelas identificadas no CANVAS.
  • Quais são os objetivos do PDI e Plano de Gestão que devem ser atendidos pela unidade? Quais são hoje atendidos e quais não são.
  • Quais são as atividades desenvolvidas na unidade? Destas quais estão e quais não estão alinhadas à competência da unidade? Quais deveriam ser executadas de acordo com as competências da unidade? Quais não deveriam ser executadas de acordo com as competências da unidade?

Para auxiliar nesta fase sugerimos consulta ao banco de dados de atividades/processos disponível no link abaixo:

Ou solicite a planilha em excel com o detalhamento das tarefas/processos e/ou o CANVAS de sua unidade ao email: modernizacao@ufsm.br.

 

As reuniões devem ser agendadas através do link abaixo:

Material de Apoio
Contatos

Frank Leonardo Casado

Daniele Medianeira Rizzetti

Tel.: 3220 8333

E-mail: modernizacao@ufsm.br