Ir para o conteúdo PDI Ir para o menu PDI Ir para a busca no site PDI Ir para o rodapé PDI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Reitoria

A partir de 2017 a execução do orçamento da UFSM passou a contar com um código orçamentário que identifica, no momento da realização de cada Empenho, o projeto ou atividade a qual está relacionado. O objetivo deste registro é melhorar a identificação do gasto e permitir acompanhar, com maior nível de detalhe onde está sendo investido o orçamento da instituição.

O ano de 2017 é o primeiro em que este processo de controle foi implantado e, portanto, as informações ainda não estão precisas, podendo estar sujeitas a erro de digitação ou a imprecisões relacionadas ao próprio processo de controle.

Desta forma, embora as informações possam ser utilizadas para que se tenha uma ideia geral de como está sendo executado o orçamento de cada Pró-Reitoria, análises mais criteriosas de cada item de gasto ficam prejudicadas devido ao estágio inicial dos procedimentos de controle realizados. Esta situação é inerente ao processo de mudança de cultura e de procedimento pelo qual as unidades estão passando para registrar as suas despesas.

Outra ressalva é que as informações de caráter gerencial são obtidas do SIAFI e as informações de caráter analítico são obtidas do SIE. Isto pode fazer com que, eventualmente, ao confrontar as duas informações surjam diferenças de valores. Embora possa gerar valores diferentes, esta separação é momentaneamente necessária porque algumas informações estão disponíveis em um sistema (SIAFI), enquanto outras estão disponíveis no outro sistema (SIE).