Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Plano de metas: Desenvolvimento local, regional e nacional

O Desafio 6  abrange objetivos voltados ao relacionamento da Universidade com a sociedade, e seu papel no desenvolvimento desta sociedade. Aborda objetivos voltados ao apoio a políticas públicas para áreas essenciais (saúde, educação, meio-ambiente e outras), aos serviços oferecidos pela instituição à sociedade, bem como ao incentivo a projetos voltados a atender demandas sociais.
O foco estratégico está em fortalecer as ações de integração com a sociedade, especialmente por meio dos ambientes de inovação e de ações e projetos de extensão nos campi fora de sede, atuando ao mesmo tempo para consolidar ações e programas de extensão de referência em todos os oito eixos da extensão. A soma destas iniciativas deve ser utilizada como catalizador para aumentar a presença da universidade nas redes sociais, contribuindo para fortalecer a imagem institucional

Indicador  Ano de
referência
 Meta 2022

Percentual de municípios das áreas de abrangência dos campi fora de sede

CE: 59%
NO: 54%

Percentual de eixos com programas de referência 87,5% 100%

Posição média das redes sociais entre as brasileiras – UniRank

45ª

30ª

Empresas instaladas no parque 0 4
Posição no Ranking Universidades Empreendedoras

Empresas instaladas no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia

No ano de 2020, a UFSM formalizou, por meio do Conselho Universitário, a criação do seu Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia. O espaço abrigará centros de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, incubação e pré-incubação, empresas residentes, empresas associadas, setores e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&DI) de empresas, espaços temáticos de uso compartilhado, espaços para treinamento e capacitação, prospecção e negociação, apoio e serviços, espaço para feiras e exposições, entre outros, fortalecendo o relacionamento entre universidade e sociedade, por meio da integração entre a pesquisa e o ambiente produtivo. A meta é, até 2022, ter 4 empresas instaladas no Parque.

Posição no Ranking de Universidades Empreendedoras

O Ranking de Universidades Empreendedoras une uma pesquisa de percepção dos estudantes, informações das universidades e dados complementares, para avaliar o empreendedorismo nas instituições de ensino superior. Essa avaliação se dá, por meio de seis dimensões (cultura empreendedora, inovação, extensão, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro) que foram consideradas, por estudantes, as características que mais contribuem para uma universidade ser mais empreendedora. Na edição de 2019, a UFSM atingiu a 9ª posição, entre as 123 brasileiras ranqueadas. A meta é, até 2022, subir, pelo menos, uma posição, conquistando o 8º lugar entre as universidades mais empreendedoras do país.

Percentual de municípios das áreas de abrangência dos campi fora de sede com ações de extensão

Atualmente, a UFSM desenvolve ações de extensão em todos os municípios da região Centro Oeste gaúcha, onde está localizado o seu Campus Sede, em Santa Maria. Considerando a importância primordial de contribuir com o desenvolvimento da sociedade ao seu entorno, a UFSM determinou como meta, ampliar o percentual de cidades contempladas com ações de extensão desenvolvidas nos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. A meta é que, até 2022, 70% dos municípios das regiões Centro Oriental e Noroeste do Rio Grande do Sul tenham ações de extensão da UFSM. Em 2020, 59% das cidades do entorno do campus de Cachoeira do Sul, contavam com ações de extensão universitária da UFSM. Já, na região Noroeste, 54% dos municípios das proximidades de Frederico e Palmeira eram contemplados com nossas ações de extensão universitária.

Percentual de eixos de extensão com programas de referência

As ações de extensão universitária estão distribuídas em 8 eixos temáticos: comunicação; cultura; direitos humanos; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia; e trabalho. A UFSM possui ações e projetos em todas as áreas, e em algumas possui, pelo menos, um grande programa de referência, entendido como aqueles de destaque regional e que, com apoio e recursos institucionais, e é fortalecido pela atuação em parceria entre diferentes unidades de ensino e departamentos. São exemplos de programas desse tipo iniciativas consolidadas, como as Incubadoras, o Festival de Inverno e o próprio conjunto de serviços oferecidos pelo Hospital Universitário de Santa Maria. Em 2020, a UFSM contava com, pelo menos, um programa de referência em 7, dos 8, eixos da extensão. A meta é, em 2022, ter essa modalidade de programa em todos os eixos, o que implica em manter e fortalecer o que já temos, e desenvolver, pelo menos, um programa que atenda ao eixo da Comunicação.

Posição média das redes sociais entre as universidades brasileiras - UniRank

O UniRank é uma iniciativa que acompanha a presença de universidades na internet sob dois aspectos: a relevância do site da instituição e a presença da instituição nas redes sociais. Considerando que a presença nas redes sociais pode ser um indicativo do impacto das ações de extensão universitária na sociedade, foi escolhido com um dos indicadores do Desafio 6. No ano de 2020, a posição média da UFSM, nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e You Tube), foi 45ª, entre as brasileiras. A meta é, em 2022, estar entre as 30 brasileiras mais bem posicionadas.