Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Plano de metas: Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica

Diretamente relacionado à área de ensino, o Desafio 2 aborda objetivos voltados para a obtenção de cursos de excelência integrados à sociedade, bem como a busca pela satisfação dos alunos e pela sua formação integral.

O foco para os próximos anos, neste Desafio, é aumentar a eficiência do processo de formação para entregar um número maior de concluintes para a sociedade, formar alunos em cursos com níveis de qualidade cada vez maiores zelando para que estejam satisfeitos com a universidade durante o seu processo de formação, e para que fiquem bem inseridos no mundo do trabalho e na sociedade após concluírem seus cursos.

IndicadorAno de referênciaMeta 2022
% de cursos com Conceito de Curso  4 e 596,0%96,0%
% de cursos com Conceito Preliminar de Curso 4 e 583,0%85,0%
% de cursos com conceito Enade 4 e 568,4%80,0%
Taxa de Conclusão de Vaga Acumulada Geral50,5%52,0%
Taxa de Evasão Anual no Ensino Técnico UFSM18,2%14,0%
% de Egressos trabalhando na área ou cursando pós-graduação84,9%95,0%
Pontuação geral na dimensão “Satisfação e Pertencimento” da Autoavaliação Institucional5,525,80

Taxa de Conclusão de Vaga Acumulada Geral

A Taxa de Conclusão por Vaga Acumulada Geral – TCV resulta da divisão do número de diplomados pelo número de vagas, em “x” anos atrás. Considerando que, “x” é o período médio previsto de duração do curso. Esse indicador representa o sucesso dos estudantes de graduação na finalização do seu curso, bem como, a entrega de profissionais qualificados para atuação na sociedade. A UFSM tem como meta, atingir uma TCV de 52%, até 2022, o que representa retomar o índice de formação de 2018.

Taxa de Evasão Anual no Ensino Técnico

A Taxa de Evasão representa o percentual de estudantes que saiu do curso em que estava matriculado, antes de concluí-lo.  A UFSM também oferece à sociedade a oportunidade de qualificação em cursos técnicos, e é importante para a instituição que os ingressantes nesse nível de ensino também consigam concluir a sua qualificação, e tenham melhores oportunidades no mundo do trabalho. Por isso, a UFSM tem como meta, reduzir a Taxa de Evasão Anual do Ensino Técnico, que, para 14%, em 2022.

% de Egressos trabalhando na área ou cursando pós-graduação

O percentual de egressos trabalhando na área ou cursando pós-graduação é um indicador que reflete como os profissionais formados na UFSM estão sendo inseridos na sociedade, seja no mundo do trabalho, ou na continuidade do seu processo formativo, em sua área de formação. Esse indicador, tem origem na pesquisa do egresso, realizada pela Comissão Própria de Avaliação da UFSM – CPA. Nos resultados da última pesquisa, aplicada em 2017, 84,9% dos egressos afirmaram estar trabalhando na área de formação ou cursando pós-graduação. A meta, para 2022, é que 95% dos egressos estejam nessa situação.

O  sentimento de satisfação e pertencimento, exerce influências positivas sobre o bem-estar individual e o desenvolvimento institucional. A UFSM acompanha a percepção dos estudantes, com relação aos sentimentos de satisfação e pertença, por meio da Autoavaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, na qual a a dimensão de “satisfação e pertencimento” é formada por um conjunto de 6 itens, avaliados em uma escala de 1 (discordo totalmente) a 6 (concordo totalmente) pontos.  Na última autoavaliação realizada, a UFSM obteve uma pontuação média de 5,52, nessa dimensão, a meta é que, em 2022, a pontuação média seja de, no mínimo, 5,80.

Percentual de cursos com Conceito de Curso (CC) 4 e 5

O Conceito de Curso – CC é um indicador da qualidade do ensino para os cursos de graduação que não fazem Enade, e são avaliados por visitas in loco de técnicos do Ministério da Educação. Em 2018, a UFSM assumiu o compromisso de ter 96% dos seus cursos, que recebem esse tipo de avaliação, com conceito 4 e 5, contribuindo com a estratégia de formar alunos em cursos com níveis de qualidade cada vez maiores. Em 2018, a UFSM conseguiu passar de 91% para 96% o percentual de cursos com CC 4 e 5, atingindo a meta estipulada no seu primeiro Plano de Metas.

Percentual de cursos com Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4 e 5

O Conceito Preliminar de Curso – CPC é um indicador de qualidade dos cursos de graduação, calculado com base em três aspectos, originários do Enade: a avaliação de desempenho dos estudantes; o índice de diferença de desempenho (IDD), que indica o quanto a universidade agregou de conhecimento ao estudante, e na avaliação das condições oferecidas pela universidade, em termos de infraestrutura, corpo docente e recursos-didático-pedagógicos. O CPC é um dos indicadores que compõem o IGC – Índice Geral de Cursos, indicador relacionado à principal meta da UFSM. A meta definida em 2018, para o CPC, foi que 85% dos seus cursos obtivessem conceito CPC 4 e 5, até 2021. A seguir, é possível observar a evolução do percentual de cursos com CPC 4 e 5, em que se observa o alcance da meta, com os resultados de 2019, quando 89%, dos cursos da UFSM atingiram o conceito 4 e 5.

Percentual de cursos com Conceito Enade 4 e 5

O Conceito Enade é um indicador de qualidade da graduação, que oferece insumos para o CPC, e é calculado com base na prova de desempenho dos estudantes, que avalia a formação geral e os conhecimentos específicos de cada área do conhecimento. A UFSM tem como meta, que 80% dos seus cursos atinjam os conceitos 4 e 5 no Enade.