Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Plano de metas: Modernização e desenvolvimento organizacional​

O Desafio 5 aborda objetivos relacionados mais diretamente à gestão institucional, como, fortalecer políticas de governança, transparência e profissionalização da gestão; otimizar rotinas administrativas e os sistemas de informação; aumentar a eficiência do processo de comunicação institucional, bem como, objetivos voltados ao aumento do orçamento recebido do governo federal e incremento da captação de recursos extraorçamentários.

No Desafio 5, a estratégia da UFSM é de dar continuidade ao processo de redução dos encargos, mas também fortalecer a captação de recursos externos. Além disso, entende a importância de  manter as pessoas bem informadas sobre a instituição, bem como, de possuir boas práticas de gestão, que sejam ao mesmo tempo adequadas e reconhecidas no ambiente universitário. A UFSM passará pelo processo de recredenciamento institucional nos próximos anos, e atingir conceito máximo nesse processo de avaliação também faz parte da estratégia para o período.

Indicador Ano de
referência
Meta 2022
% de Respostas 5 e 6 na questão “Fico sabendo o que acontece na UFSM”  56,1% 75,0%
% de redução dos encargos corrigido pelo IPCA Ano base 2019 -18,0%
Crescimento da captação geral de recursos  Ano base 2019  30,0%
 Conceito Institucional  5

% de Respostas 5 e 6 na questão "Fico sabendo o que acontece na UFSM" da Autoavaliação

Considerando a importância do papel das universidades em diferentes setores da sociedade, manter as pessoas informadas sobre a instituição é uma necessidade, o que torna estratégico melhorar o fluxo interno de informações. Por isso, a UFSM utilizou os resultados da autoavaliação institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, para avaliar a percepção dos servidores sobre a comunicação institucional, representada, no Plano de Metas, pelo item “Fico sabendo o que acontece na UFSM”. Em 2019, 56,1% dos servidores pontuaram esse item com as opções 5 e 6 da escala, a meta é que, em 2022, 75% dos servidores tenham esses níveis máximos de percepção.

Percentual de redução dos encargos corrigido pelo IPCA

Encargo é o nome dado, pela UFSM, para as despesas necessárias à manutenção das suas atividades diárias, por exemplo, despesas com energia elétrica; vigilância; limpeza e conservação. A correção de um valor pelo IPCA permite identificar a real variação desse valor, ao longo do tempo. No intuito de ter maior eficiência na gestão de seus encargos, a UFSM se propôs a chegar em 2022 com uma redução real, destes gastos, de 18%, tendo como base o ano de 2019.

Crescimento da captação geral de recursos

A busca por recursos financeiros que complementem os valores repassados pelo governo federal, além de estratégico, é uma necessidade para a manutenção da qualidade das instituições públicas de ensino superior. Na UFSM, esse incremento pode ocorrer por meio de serviços prestados, bem como, pela realização de convênios com empresas, estados e municípios para a realização de pesquisas. Em 2019, a UFSM recebeu, em torno de R$ 42,6 milhões*, em captação de recursos via fundações de apoio. A meta é que, em 2022, essa captação seja 30% maior, projetando um impacto de aproximado de R$12,8 milhões a mais em recursos extraorçamentários.

* O gráfico apresenta apenas os valores captados via FATEC

Conceito institucional

O Conceito Institucional resulta do processo de recredenciamento institucional das universidades, realizado pelo Ministério da Educação – MEC, aproximadamente a cada 10 anos. Para essa avaliação a universidade responde a 49 itens que contemplam aspectos de planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura. A última vez que a UFSM passou por esse processo, foi em 2009, e obteve o Conceito Institucional 3. Em 2021, a UFSM passará novamente por essa avaliação, e atingir conceito máximo, que é 5, é a nossa meta.