Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Plano de metas: Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia​

O Desafio 4 está diretamente relacionado ao pilar de pesquisa da universidade, abrange objetivos direcionados a desenvolver e inserir na sociedade tecnologias sociais e a produção artística e cultural; aumentar a inserção científica institucional, bem como, fortalecer a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologias para a sociedade.

No Desafio 4, o foco está na pesquisa e inovação, na pós-graduação, ainda há espaço para crescimento, ainda que menor do que o projetado em anos anteriores, em função de mudança na política da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES). Assim, a estratégia é continuar aumentando o peso da pós-graduação na instituição, especialmente pela criação de cursos de doutorado em programas onde eles ainda não existem.

IndicadorAno de
referência
Meta 2022
Proporção da Pós-Graduação no Índice Geral de Curso42,2%43,0%
Número de novos cursos de Doutorado2
Número de Programas de Pós-Graduação com conceito 5, 6 e 71420
Posição no pilar Citations – QS Ranking América Latina 41º35º
 Número de empresas incubadas 3950

Proporção da pós-gradução no IGC

O Índice Geral de Cursos – IGC é o indicador que representa o olhar nacional para a principal meta da UFSM. A pós-graduação contribui com o IGC, por meio dos seus resultados nas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e aumento no número de matriculados em cursos de pós-graduação. A estratégia é que a elevação da participação da pós-graduação no IGC ocorra pelo aumento de cursos com Conceito Capes 5, 6 e 7, e do número de cursos de doutorado.

Número de PPGs com conceito 5, 6 e 7

A pós-graduação, no Brasil, é avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, utilizando critérios direcionados a cada área de conhecimento, em uma escala de 1 a 7 pontos. Programas de Pós-Graduação – PPGs que atingem os conceitos 5 e 6 são considerados consolidados, e programas de conceito 7 são aqueles considerados de excelência. A meta é, em 2022, ter 20 programas com conceito 5, 6 e 7.

Número de novos cursos de doutorado

A oferta de novos cursos de doutorado representa a elevação da qualidade dos Programas de Pós-Graduação – PPGs, obtida por meio da qualificação docente e do desenvolvimento de pesquisas de impacto, que levam inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologias para a sociedade. A meta é que, em 2022, a UFSM ofereça, pelo menos, mais 2 novos cursos de doutorado.

Pilar Citations - Ranking QS América Latina

O pilar Citation per paper do QS Rankings da América Latina considera a citação das pesquisas realizadas pelas universidades, representando o seu impacto. Tendo como um de seus objetivos estratégicos, o aumento da inserção cientifica internacional, a UFSM definiu como meta estar entre as 35 melhores universidades brasileiras no pilar Citation per paper do QS Rankings da América Latina.

Empresas incubadas

A expansão dos ambientes e inovação fortalece as ações de integração com a sociedade, e contribui com o seu desenvolvimento, na medida em que, propicia a inovação e o empreendedorismo, articulando empresas, governo e universidades. Em 2020, a UFSM contava com 39 empresas incubadas, recebendo apoio científico, tecnológico, suporte operacional e utilizando a infraestrutura da UFSM para desenvolver seus projetos inovadores. Entre 2018 e 2020, o número de incubadas cresceu em 116%. A meta é que, em 2022, a UFSM possa oferecer esse suporte para 50 empresas, que terão as orientações e apoio necessários para se desenvolverem e sobreviverem no mercado.