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Cinedebate

AÇÃO DE CINEDEBATES

Os cinedebates tem como foco abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de curtas-metragens. Essa ação visa dialogar, portanto, também, com a Agenda 2030 e com as relações internacionais presentes no dia a dia de cada estudante. Os curtas são escolhidos e estudados pelos próprios alunos do programa, de forma que se encaixem de maneira clara e dinâmica com o ODS escolhido para a abordagem e que faça sentido para os estudantes do Ensino Médio, podendo se relacionar com o que se é aprendido na escola.

 

Após a sessão de cinema, os alunos são levados para um tour guiado pela Universidade Federal de Santa Maria e, também, é feito uma parada especial em algum local da UFSM que dialogue com o ODS visto durante o cine.

1° Cinedebate: ODS 7

 

No dia 31/05/2023 foi realizada a primeira edição dos cine-debates do Juca nas Escolas. O primeiro cine-debate abordou o ODS 7, o qual o foco é a energia limpa e acessível. Toda a comunidade acadêmica foi convidada e, também, o Colégio Riachuelo de Camobi, contendo assim estudantes de ensino médio, alunos e professores da própria UFSM. 

Os filmes apresentados foram o curta “Sam and the Plant Next Door” (2019) e a Websérie “Para Quem Sopram os Ventos?” (2022). Após o debate, os alunos do ensino médio foram levados para um tour pela universidade para conhecê-la e, também, visitaram as Placas Fotovoltaicas e a Casa Popular Eficiente no Centro de Eventos da UFSM.

 

Resumo:

Esse curta-metragem dirigido por Ömer Sami conta a história do menino Sam, de 11 anos, que sonha em se tornar um biólogo marinho quando crescer. Entretanto, sua vida muda quando a nova maior usina nuclear da Grã-Bretanha está sendo construída nas sombras de sua casa. Assim, o curta dialoga sobre a preocupação de Sam com o que isso significa para o mundo ao seu redor e, também, questiona seus sonhos e metas de vida.

Debate em sala de aula:

O curta-metragem debate sobre as temáticas de energia limpa e sustentável, proteção da vida marinha, mudanças climáticas e, além disso, sobre educação de qualidade. 

Assista na íntegra

Resumo:

A webserie documental “Para quem sopram os ventos? “trata sobre o impacto da energia eólica no Nordeste do Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A série está composta por seis episódios, que apresentam histórias de pessoas e comunidades que têm enfrentado enormes problemas com advento de Megaprojetos eólicos, desde os contratos com cláusulas abusivas a impactos sociais e ambientais. A inciativa é parte da Campanha Contra os Impactos dos Parques Eólicos no Regional NE2 desenvolvida pela Cáritas brasileira Regional Nordeste 2, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e acontece por meio do projeto Promoção e Defesa de Direitos na Perspectiva da Construção de Sociedades do Bem Viver, parceria da Cáritas com a instituição católica alemã Misereor. A ideia da websérie, para além de relatar o sofrimento das comunidades tradicionais, rurais e ribeirinhas atingidas pelos impactos socioeconômicos, é ampliar o debate sobre a importância de repensar novas formas de geração da energia renovável e descentralizada, que respeitem as comunidades e promovam o Bem Viver das famílias dessas localidades.

Debate em sala de aula:

A Websérie é ideal para debates que envolvam as temáticas de combustíveis fósseis e a necessidade de substituição por energias limpas e renováveis. Os episódios também vão além e questionam os problemas que envolvem as instalações de usinas eólicas para a população e para o ecossistema das localidades. 

Assista na íntegra

2º Cinedebate: ODS 11 e 12

Na manhã do dia 05/07/2023 o Juca nas Escolas realizou sua segunda sessão de cinedebate. O segundo cine abordou os temas dos ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. Os convidados foram os alunos do terceirão do Colégio Riachuelo. Dessa vez, contamos com a participação da profª Joséli Fiorin Gomes para falar sobre o assunto, bem como para mediação do debate.

Os curtas apresentados foram o documentário “Ponto de Vista (Minhocão) de 2015 e a animação “Paloma” de 2020. Após o debate, os alunos foram levados ao tour pela UFSM, e visitaram as Placas Fotovoltaicas, a Casa Popular Eficiente e o Túnel Verde.

Resumo:

O documentário “Pontos de Vista (Minhocão)” explora as transformações do entorno do Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como “Minhocão”, examinando o impacto dessas mudanças na comunidade local e a questão da gentrificação. Através de entrevistas com moradores, urbanistas e especialistas, o documentário oferece diversas perspectivas, além de discutir como opera o mercado imobiliário nas proximidades do elevado. Além disso, ele investiga as intervenções urbanas que estão sendo realizadas no Minhocão e a controvérsia em torno de sua potencial
transformação em um parque permanente ou sua demolição.

Debate em sala de aula:

O documentário é ideal para o público pré-adolescente e adolescente. As temáticas que podem ser abordadas com base nesse documentário são diversas, dentre elas, destaca-se a gentrificação, transformações urbanas, planejamento urbano sustentável, impactos socioeconômicos, desigualdade social e segregação espacial.

Assista na íntegra

Resumo: 

O curta “Paloma” se passa na Praça da Sé, localizada em São Paulo, onde a protagonista pomba, Paloma, ingere um chip de celular e inicia uma jornada de descoberta e autoconhecimento. Ao ganhar consciência, ela se depara com a dura realidade de sua existência: pombas como ela se alimentam dos resíduos deixados pelos humanos. Determinada a buscar justiça, ela se junta a Pru, outra pomba, para explorar sua nova identidade e encontrar seu lugar entre as pernas, ratos e os variados habitantes da cidade.

Debate em sala de aula: 

O curta é ideal para se trabalhar com o público infantil e pré-adolescente. As principais temáticas que podem ser abordadas com base no curta são: o desenvolvimento urbano sustentável, desigualdade, segregação, urbanização e seus impactos, identidade e autoconhecimento.

Assista na íntegra

3º Cinedebate: ODS 13 E 15

Na manhã de quinta-feira, dia 31/08/2023, o Programa Juca nas Escolas realizou a terceira edição da ação dos cinedebates. O terceiro cine abordou o tema dos ODS 13 – Ação Global pela Mudança do Clima e ODS 15 – Vida na Terra. Os convidados da vez foram os alunos de terceirão e professores do Instituto São José. Além disso, recebemos uma ajuda especial na mediação do nosso debate: a Mestra em Meteorologia pela UFSM, Jéssica Stobienia Gonçalves.

Os curtas apresentados foram “Para onde foram as andorinhas?” (2016), um episódio da Websérie na BBC News “21 Notícias que marcaram o século 21 – Mudanças Climáticas” (2022) e o curta “Carta de Amor a uma ilha” (2016). Além disso, após o tour pela universidade, o grupo de alunos teve a oportunidade de visitar o Jardim Botânico da UFSM, através de um tour guiado.

Resumo:

Dirigido por Mari Corrêa, coproduzido pelo Instituto Catitu e Instituto Socioambiental (ISA), o curta-metragem foi realizado para ser exibido durante a Conferência de Paris (COP 21). O documentário mostra que o clima da terra está mudando, o calor aumentando, e os indígenas do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos. 

Debate em sala de aula:

Esse documentário é ideal para ser debatido com os estudantes do ensino médio sobre a temática das mudanças climáticas e como isso já está afetando a natureza e os povos originários do Brasil. Também destaca-se temas sobre poluição, desmatamento, queimadas na amazônia, e a importância dos indígenas brasileiros.

Assista na íntegra

Resumo:

O epsódio “Mudanças Climáticas: a urgente luta para salvar a Terra” foi produzido pela BBC News no âmbito da websérie especial “21 Notícias que marcaram o século 21”, apresentada por Camila Veras Mota. O curta destaca que o século 21 pode ser facilmente chamado do século das mudanças climáticas. Suas primeiras duas décadas foram suficientes para transformar o tema numa questão existencial para a humanidade e mostrar seus possíveis – e prováveis – impactos na vida na Terra. Da campanha e do documentário do ex-vice-presidente americano Al Gore, em 2006, à assinatura do Acordo de Paris, em 2015, e ao movimento lançado pela adolescente sueca Greta Thunberg, em 2018, o aumento da temperatura do planeta causado pela ação humana tornou-se um assunto onipresente. Embora cada vitória dos ambientalistas e ação conjunta de governantes fossem comemoradas, a comunidade científica internacional continuava alertando que a situação só piorava.

Debate em sala de aula:

Nesse episódio pode ser debatido a temática sobre a mudança climática e como ela está impactando cada vez mais o século 21 e a população mundial. Além disso, também entra em debate os esforços internacionais e dos ambientalistas, bem como a governaça mundial para impedir o aumento da problemática do clima. 

Assista na íntegra

Resumo:

Esse curta é o sexto de dez curtas-metragens que o OC exibirá semanalmente em seu canal do YouTube na seção “O Clima Vai ao Cinema”, em parceria com o Banco Mundial. A seleção tem curadoria do cineasta Fernando Meirelles, e conta com produções de oito países: Afeganistão, Espanha, EUA, França, Israel, Kiribati, Líbano e Zâmbia. Conta sobre a relação de amor entre uma menina e sua ilha natal que está sofrendo com as mudanças climáticas e corre o risco de desaparecer em poucos anos.

Debate em sala de aula:

Esse curta-metragem é excelente para debater a problemática das mudanças climáticas, do aumento dos níveis dos oceanos e do desaparecimento de algumas regiões do planeta.

Assista na íntegra

4º Cinedebate : ODS 2 (Edição Especial)

Durante a manhã de 10/10/2023 a turma do Juca foi até o Espaço Multidisciplinar da UFSM de Silveira Martins receber os alunos do ensino fundamental da Escola João Frederico Savegnago da cidade. A manhã foi cheia de atividades especiais envolvendo o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável! 

Os alunos foram divididos em três três equipes que passaram por um ciclo de atividades. Os grupos assistiram o documentário “Ilha das Flores” (1989), e os dois curtas “Comida que Alimenta” (2018) e “10 Centavos” (2007), além de participarem de uma palestra/roda de conversa sobre os ODS e a cidade de Silveira Martins, realizando dinâmicas acerca das temáticas da Agenda 2030. E para finalizar, em parceria com a profª Neila e graduandos do curso de Tecnologia de Alimentos, foi realizada uma oficina de culinária – Cozinha Prática, ensinando para os alunos a produzirem doce de banana e doce de casca de banana.

Resumo: 

O curta-metragem “Ilha das Flores” de Jorge Furtado é uma crítica contundente à desigualdade social evidente na cadeia de consumo de um simples tomate. A Ilha das Flores é um aterro sanitário localizado próximo a Porto Alegre, que serve tanto como destino final para resíduos quanto como abrigo e fonte de alimento para famílias menos privilegiadas. O curta descreve a jornada do tomate desde o seu plantio até a Ilha das Flores, onde os restos do tomate são destinados aos porcos e, posteriormente, às pessoas que vivem no aterro. 

Debate em sala de aula: 

Esse clássico curta-metragem levanta várias questões que podem ser trabalhadas em sala de aula, dentre elas destacam-se: consumo sustentável, miséria e fome, desigualdade social, dignidade humana, meio-ambiente e saúde.

Assista na íntegra

 

Resumo:

O curta-metragem “10 centavos” , de César Fernando de Oliveira, mostra o cotidiano de uma criança que mora na periferia de Salvador. O menino trabalha como um guardador e lavador de carros e procura ganhar alguns trocados para pagar uma dívida de 10 centavos. A produção retrata de forma lúdica e poética a fria realidade do menino trabalhador.

Debate em sala de aula:

A temática central do curta circunscreve à questão da desigualdade social, condições de trabalho e trabalho infantil. Contudo, outros temas adjacentes podem ser trabalhados com base nesse curta, como o preconceito contra crianças em situação de rua, fome, acesso à educação de qualidade e outros. Cabe ainda fazer uma contextualização sobre o Estatuto do Adolescente e da Criança (ECA) e sua relação com a questão do trabalho  infantil.

Assista na íntegra

Resumo:

O curta-metragem “Comida que alimenta”, produzido pela ONG Sabiá, com uma linguagem simples e acessível, trata sobre a importância da agricultura orgânica. A animação se passa em uma feira, onde uma mãe, uma criança e um vendedor de feira dialogam sobre a cadeia de produção dos produtos agroecológicos.

Debate em sala de aula:

A animação “Comida que alimenta” é ideal para o público infantil. A principal temática do curta é o consumo e produção de alimentos agroecológicos. Nesse sentido, é possível relacionar o curta com temáticas como a erradicação da fome e da miséria, agricultura familiar, consumo consciente, políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de agricultura sustentável, alimentação saudável e ecologia.

Assista na íntegra

5º Cinedebate: ODS 2 (Edição Especial)

Neste último dia de outubro (31/10) os juquinhos viajaram novamente até a UFSM de Silveira Martins para realizar mais uma vez o Cinedebate especial! Na terça-feira os alunos de Ivorá da Escola Padre Pedro Marcelino Copetti participaram da atividade com três ciclos: assistiram aos três curtas relacionados com a temática do ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; debateram com os alunos do Juca; e, por fim, aprenderam a fazer uma geleia de tomate com a Professora Neila Richards e seus alunos da Tecnologia em Alimentos.

Os alunos assistiram o documentário “Ilha das Flores” (1989), e os dois curtas “Comida que Alimenta” (2018) e “10 Centavos” (2007) para depois debaterem sobre a importância da Agenda 2030 e a temática da erradicação da fome global.

6° Cinedebate: ODS 7, 13 e 15

Na manhã de terça-feira (05/12), nossa turma recebeu os alunos de 1º, 2° e 3º ano do Ensino Médio da Escola Padre Pedro Marcelino Copetti de Ivorá no prédio 67 da UFSM. Foi uma manhã de muito debate sobre os ODS 7 – Energia Limpa e Renovável, ODS 13 – Ação Global pela Mudança do Clima e ODS 15 – Vida na Terra, após a exibição dos curtas “Para onde foram as andorinhas?” de 2016, e “Sam and the Plant Next Door” de 2019.

Após o debate, os alunos foram levados ao Jardim Botânico da UFSM para uma visita guiada! Além disso, agradecemos os alunos e professores que vieram de Ivorá passar essa manhã com nossos juquinhos. Por último, um abraço especial para a nossa parceira e Mestra em Meteorologia pela UFSM, Jéssica Stobienia Gonçalves pela sua contribuição no debate mais uma vez!

Resumo:

Dirigido por Mari Corrêa, coproduzido pelo Instituto Catitu e Instituto Socioambiental (ISA), o curta-metragem foi realizado para ser exibido durante a Conferência de Paris (COP 21). O documentário mostra que o clima da terra está mudando, o calor aumentando, e os indígenas do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos. 

Debate em sala de aula:

Esse documentário é ideal para ser debatido com os estudantes do ensino médio sobre a temática das mudanças climáticas e como isso já está afetando a natureza e os povos originários do Brasil. Também destaca-se temas sobre poluição, desmatamento, queimadas na amazônia, e a importância dos indígenas brasileiros.

Assista na íntegra.

Resumo:

Esse curta-metragem dirigido por Ömer Sami conta a história do menino Sam, de 11 anos, que sonha em se tornar um biólogo marinho quando crescer. Entretanto, sua vida muda quando a nova maior usina nuclear da Grã-Bretanha está sendo construída nas sombras de sua casa. Assim, o curta dialoga sobre a preocupação de Sam com o que isso significa para o mundo ao seu redor e, também, questiona seus sonhos e metas de vida.

Debate em sala de aula:

O curta-metragem debate sobre as temáticas de energia limpa e sustentável, proteção da vida marinha, mudanças climáticas e, além disso, sobre educação de qualidade. 

Assista na íntegra