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Cinedebate

AÇÃO DE CINEDEBATES

Os cinedebates tem como foco abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de curtas-metragens. Essa ação visa dialogar, portanto, também, com a Agenda 2030 e com as relações internacionais presentes no dia a dia de cada estudante. Os curtas são escolhidos e estudados pelos próprios alunos do programa, de forma que se encaixem de maneira clara e dinâmica com o ODS escolhido para a abordagem e que faça sentido para os estudantes do Ensino Médio, podendo se relacionar com o que se é aprendido na escola.

 

Após a sessão de cinema, os alunos são levados para um tour guiado pela Universidade Federal de Santa Maria e, também, é feito uma parada especial em algum local da UFSM que dialogue com o ODS visto durante o cine.

14º Cinedebate: ODS 2 e 15 (CineCop)

Durante a manhã do dia 19 de novembro de 2025, o Programa Juca nas Escolas realizou o Cinedebate COP30, com o objetivo de promover a reflexão crítica sobre os desafios globais contemporâneos relacionados à Agenda 2030 da ONU e à Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30). Nesta edição, foram exibidos três curtas-metragens que dialogam diretamente com diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): “Invisíveis – Moradores de Rua” (ODS 10 – Redução das Desigualdades), “A História das Coisas” (ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis) e “La Maison en Petits Cubes” (ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima).

Após as exibições, o momento de debate foi articulado a partir de palestras temáticas que aprofundaram as discussões suscitadas pelos audiovisuais. A palestra “Transformando o global em local: COP30 e ODS”, ministrada por Lucas Santiago dos Santos, doutorando em Educação em Ciências, destacou a importância de conectar os compromissos internacionais aos contextos locais e às práticas cotidianas. Em seguida, a Profª Drª Luciane A. Tabaldi abordou o tema “Mudanças climáticas e a COP30”, enfatizando os impactos das alterações climáticas e o papel da ciência, da educação e das políticas públicas na construção de respostas sustentáveis.

O Cinedebate proporcionou um espaço qualificado de diálogo e aprendizagem, estimulando os participantes a relacionarem os conteúdos apresentados com a realidade social e ambiental brasileira, fortalecendo a compreensão sobre a interdependência entre desafios locais e globais e reafirmando o compromisso do Juca nas Escolas com a formação cidadã e a educação para o desenvolvimento sustentável.

Resumo:

A História das Coisas (2007), criado por Annie Leonard, é uma animação que mostra o ciclo completo dos produtos que usamos, desde a extração de recursos naturais até o descarte. Ela destaca os impactos ambientais e sociais causados pelo consumo excessivo e pela produção desenfreada, além de explicar como práticas como a obsolescência programada agravam esses problemas. O filme incentiva a reflexão sobre a importância do consumo consciente e apresenta alternativas, como a economia circular, para promover um estilo de vida mais sustentável. É uma ótima ferramenta para entender como nossas escolhas diárias afetam o planeta.

Debate em sala de aula: 

O curta-metragem é uma excelente ferramenta para promover debates em sala de aula sobre consumo sustentável e preservação ambiental, alinhados aos ODS 12 e 15. A animação ajuda os alunos a compreenderem como o modelo atual de produção e consumo impacta negativamente os recursos naturais e os ecossistemas terrestres, incentivando a reflexão crítica sobre a necessidade de adotar práticas responsáveis, como a economia circular e o consumo consciente. Assim, o filme contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na proteção do meio ambiente e no uso racional dos recursos do planeta.

Assista na íntegra

Resumo:

A Casa em Cubinhos (La Maison en Petits Cubes, 2008), dirigido por Kunio Katō, é um curta-metragem de animação que retrata a vida de um idoso em uma cidade afetada pela elevação do nível da água. À medida que o ambiente se transforma, o personagem constrói novos andares sobre sua casa, enquanto revisita memórias submersas de sua própria história. De forma sensível e sem diálogos, o filme aborda temas como memória, adaptação e mudanças ambientais.

Debate em sala de aula:

O curta é uma ferramenta pedagógica adequada para discutir as mudanças climáticas e a capacidade de adaptação das sociedades, em diálogo com os ODS 11 e ODS 13. A animação estimula a reflexão sobre os impactos das transformações ambientais no espaço urbano e na vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e socioambiental entre os estudantes.

Resumo:

Invisíveis (2017) é um documentário de curta duração que aborda a realidade das pessoas em situação de rua, a partir do relato de Alessandro, que vive nas ruas de São Paulo desde a infância. A narrativa evidencia as dificuldades cotidianas, a exclusão social e a ausência de políticas efetivas de acolhimento, ao mesmo tempo em que destaca sonhos, como o desejo de estudar jornalismo, revelando a dimensão humana por trás da invisibilidade social.

Debate em sala de aula:

O documentário é um recurso relevante para discutir a desigualdade social, a exclusão e o direito à dignidade, articulando-se aos ODS 1 – Erradicação da Pobreza, ODS 10 – Redução das Desigualdades e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. A obra favorece reflexões sobre o papel do Estado, da sociedade e das políticas públicas na garantia de direitos, contribuindo para a formação de uma consciência social crítica e empática entre os estudantes.

Assista na íntegra. 

13º Cinedebate: ODS 2 e 15 (Edição Especial)

Durante a manhã do dia 22 de outubro de 2025, o Programa Juca nas Escolas, projeto de extensão do curso de Relações Internacionais da UFSM, realizou o 13º Cinedebate com os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Bom Conselho, no Espaço Multidisciplinar da UFSM em Silveira Martins. A ação integrou o Cine Especial, circuito composto por quatro atividades realizadas em parceria com o programa “Prodotti alimentari: conectando saberes acadêmicos e vivências de sabores na Quarta Colônia”, do curso de Tecnologia em Alimentos.

Durante o encontro, foram exibidos os curtas Comida que Alimenta – produzido pelo Centro Sabiá, vinculado ao projeto Trabalho, Renda e Sustentabilidade no Campo e patrocinado pela Petrobras, relacionado ao ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável – e Meio Ambiente por Inteiro – Desafios Ambientais, da Rádio e TV Justiça, vinculado ao ODS 15 – Vida Terrestre. As exibições foram seguidas de um debate com os alunos, abordando temas como alimentação saudável, sustentabilidade e inovação na produção de alimentos.

O circuito de atividades contou ainda com a oficina Neila na Cozinha, ministrada pela professora Neila Richards, vice-coordenadora do PPGPC e docente do curso de Tecnologia em Alimentos, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar, passo a passo, a produção de uma maionese e de uma manteiga caseira. A atividade combinou teoria e prática, demonstrando como é possível realizar preparações simples, sustentáveis e de baixo custo a partir de ingredientes acessíveis. Além de aprender sobre técnicas alimentares e aproveitamento integral dos alimentos, os alunos puderam compreender a importância da alimentação saudável e da inovação na produção de alimentos como ferramentas para o desenvolvimento sustentável, alinhadas ao ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.

Já na palestra sobre os incêndios no Bioma Pantanal, conduzida pelas biólogas Iasmim Michelotti e Ana Doneda, os estudantes participaram de uma rica discussão sobre os impactos ambientais e sociais causados pelas queimadas na região. As palestrantes abordaram as consequências da degradação ambiental para a biodiversidade e para as comunidades locais, enfatizando a urgência de políticas públicas voltadas à preservação dos biomas brasileiros. A conversa instigou os alunos a refletirem sobre o papel da sociedade na proteção dos ecossistemas e na mitigação das mudanças climáticas, em consonância com o ODS 15 – Vida Terrestre.

As atividades reforçaram a importância da Agenda 2030 da ONU e trabalharam diretamente os ODS 2, 4 e 15 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, Educação de Qualidade e Vida Terrestre. O evento contou com a presença da professora Martha Adaime, futura reitora da UFSM, da professora Cadidja Coutinho, diretora do Espaço Multidisciplinar da UFSM em Silveira Martins, e do prefeito do município, Sadi Tolfo, fortalecendo o vínculo entre universidade, escola e comunidade em prol do desenvolvimento sustentável e da formação cidadã.

Resumo: 

O vídeo Comida que Alimenta, produzido pelo Centro Sabiá e vinculado ao projeto Trabalho, Renda e Sustentabilidade no Campo, com patrocínio da Petrobras, apresenta experiências de agricultura agroflorestal e agroecológica na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O curta destaca ações que fortalecem a agricultura familiar, a sustentabilidade no campo e a comercialização direta entre produtores e consumidores, por meio de programas como o PAA e o PNAE. A produção valoriza o trabalho coletivo das comunidades rurais e evidencia a importância da alimentação saudável e da produção sustentável de alimentos como pilares para o desenvolvimento social e ambiental.

Debate em sala de aula: 

O curta estimula discussões sobre segurança alimentar, agricultura familiar e consumo consciente, destacando a relação entre alimentação, sustentabilidade e justiça social. Em sala de aula, pode-se refletir sobre a importância da produção local, da redução do desperdício e das políticas públicas de apoio ao campo, relacionando o tema ao ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e ao papel das comunidades rurais na construção de um sistema alimentar mais justo e resiliente.

Assista na íntegra

Resumo:

O documentário “Meio Ambiente por Inteiro – Desafios Ambientais”, produzido pela Rádio e TV Justiça, apresenta os principais problemas ambientais contemporâneos, como o descarte inadequado de resíduos, a poluição por plásticos, o desmatamento e as mudanças climáticas. A obra também propõe soluções e boas práticas, abordando temas como a reciclagem, a agrofloresta, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o conceito de justiça ambiental, que destaca os impactos desiguais da degradação ambiental sobre populações vulneráveis.

Debate em sala de aula: 

O documentário possibilita debates sobre a responsabilidade ambiental coletiva, incentivando os alunos a refletirem sobre o papel do indivíduo, da sociedade e do Estado na preservação do meio ambiente. Em sala, pode-se discutir o impacto das ações humanas nos ecossistemas, a importância das políticas de gestão de resíduos e a necessidade de mudanças de comportamento para a sustentabilidade, relacionando o conteúdo ao ODS 15 – Vida Terrestre e ao compromisso global de proteger a natureza e promover um futuro equilibrado.

Assista na íntegra

12º Cinedebate: ODS 12 e 15

Durante a manhã do dia 26 de setembro de 2025, o Programa Juca nas Escolas realizou o 12º Cinedebate no Colégio Politécnico da UFSM, com o objetivo de promover a reflexão sobre temas ligados à Agenda 2030 da ONU. Nesta edição, foram exibidos três curtas-metragens que dialogam diretamente com diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): “Vida de Maria” (ODS 4 – Educação de Qualidade), “O Sonho Impossível” (ODS 5 – Igualdade de Gênero) e “Sustentabilidade, desafio de todos” (ODS 15 – Vida Terrestre).

Após as exibições, o debate foi conduzido por integrantes do Juca nas Escolas, graduandos em Relações Internacionais da UFSM e mestrandos em Biodiversidade Animal, que estimularam os estudantes a relacionar os temas dos curtas com a realidade local e com os desafios globais. O encontro contou também com a fala das representantes do coletivo Manas, que trouxeram reflexões sobre o ODS 5 e o papel da mulher na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, foi apresentada uma explicação sobre o aplicativo e-Fauna, ferramenta que contribui para o conhecimento e a preservação da biodiversidade, reforçando a importância da ciência e da tecnologia na promoção da sustentabilidade. O Cinedebate proporcionou um espaço de diálogo e aprendizado, aproximando os alunos dos temas globais da Agenda 2030 e fortalecendo o compromisso do Colégio Politécnico com a formação de cidadãos conscientes e engajados.

Resumo: 

O curta-metragem “Vida de Maria” (2006), dirigido por Márcio Ramos, retrata a história de uma menina de cinco anos que se encanta ao aprender a escrever o próprio nome, mas é obrigada pela mãe a abandonar os estudos para assumir os afazeres domésticos e trabalhar na roça. Em poucos minutos, o filme sintetiza a dura realidade de milhares de crianças brasileiras que têm sua infância interrompida pela desigualdade social e pela falta de acesso à educação. Com forte carga emocional e estética simples, a obra propõe uma reflexão sobre a importância da escola como instrumento de transformação social e sobre o impacto das condições socioeconômicas na formação de cidadãos.

Debate em sala de aula: 

O curta “Vida de Maria” é uma poderosa ferramenta para discutir o direito à educação, a infância e a desigualdade social. Em sala de aula, os estudantes podem refletir sobre as causas da evasão escolar e do trabalho infantil, relacionando o enredo do filme com o ODS 4 – Educação de Qualidade. O debate também pode abordar o papel da família, do Estado e da comunidade na garantia do acesso igualitário à educação e na superação das barreiras que impedem crianças de permanecerem na escola.

Assista na íntegra

Resumo:

O curta-metragem de animação “O sonho impossível?”, dirigido por Dagmar Doubkova e escrito por Tina Jorgenson, retrata a dupla jornada enfrentada por muitas mulheres. A história acompanha uma mulher que trabalha fora e, ao retornar para casa, se vê sobrecarregada pelas responsabilidades domésticas, que recaem exclusivamente sobre ela.

Por meio de uma narrativa visual e sem diálogos, o filme expõe o dilema de equilibrar carreira e vida doméstica em um contexto de desigualdade de gênero. Produzido pelo Studio J. Trnka Kratky Films, de Praga, em parceria com as Nações Unidas, o curta é um convite à reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade e a urgência de uma divisão mais justa das responsabilidades domésticas.

Debate em sala de aula: 

O curta-metragem pode gerar debates significativos em sala de aula ao explorar questões sociais, como a desigualdade de gênero, a sobrecarga da mulher no ambiente doméstico e profissional, e os papéis tradicionais atribuídos a homens e mulheres. Além disso, ele relaciona-se com os ODS 5 – Igualdade de gênero e 10 – Redução das desigualdades.

Assista na íntegra

Resumo:

O documentário “Sustentabilidade, desafio de todos” foi produzido pela Prefeitura de Uberlândia como parte das ações da autarquia municipal voltadas à educação ambiental e preservação dos recursos naturais. A obra contrapõe a situação ambiental mundial à realidade local de Uberlândia, cidade que se destaca nacionalmente em saneamento básico, coleta seletiva e preservação de nascentes, especialmente por meio do Programa Buriti. O filme reúne depoimentos de especialistas, estudantes e moradores, que discutem temas como recursos hídricos, resíduos sólidos, conscientização ambiental e o papel da educação na formação de uma cultura sustentável.

Debate em sala de aula:

O documentário possibilita amplas discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o comprometimento das cidades com o meio ambiente, em consonância com o ODS 15 – Vida Terrestre. Em sala de aula, o debate pode abordar o impacto das ações individuais e coletivas na preservação ambiental, a importância das políticas públicas locais e o papel da ciência e da educação na busca por soluções sustentáveis. O diálogo estimula os estudantes a reconhecerem a interdependência entre os ecossistemas e a responsabilidade compartilhada pela proteção do planeta.

Assista na íntegra

11º Cinedebate: ODS 12 e 15

Durante a manhã do dia 16/06/2025, os alunos do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso vieram até o Campus da UFSM, no prédio 67 (CAED) para um Cinedebate acerca dos ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis – e 15 – Vida Terrestre! Na oportunidade, os alunos assistiram a três curtas-metragem sobre a importância do consumo consciente e da necessidade de cuidarmos do Planeta Terra. 

Os alunos passaram pelo Centro de Centro de Ciências Rurais (CCR), onde visitaram o Museu de Solos do Rio Grande do Sul, conhecendo os diferentes processos e componentes desse elemento tão importante!

No auditório do Prédio 67, os alunos assistiram a 3 curtas-metragem “Vida de pedra“, “A História das Coisas” e “Os 9 limites que mantêm o equilíbrio da Terra”. Após a exibição dos curtas, os estudantes participaram de um debate mediado pelo integrante do Juca, graduandos em Relações Internacionais, e de uma mestranda em Biodiversidade Animal.

Resumo: 

O curta-metragem “Vida de Pedra” conta a história de uma pedra milenar que deseja apenas permanecer em paz, “em repouso”, como o próprio título sugere. A narrativa acompanha a pedra desde sua origem como parte de uma grande montanha até se tornar um pequeno seixo desgastado ao longo de milhares (ou milhões) de anos.

Ao longo do tempo, a pedra enfrenta uma série de transformações impostas pela natureza e, principalmente, pela ação humana. Ela é empurrada por placas tectônicas, arrastada por glaciares, soterrada, escavada, usada como material de construção e até transformada em uma escultura de jardim — tudo isso contra sua vontade.

Apesar de seu desejo constante de apenas descansar, ela nunca consegue permanecer parada por muito tempo. O filme reflete, de forma sensível e até poética, sobre o passar do tempo, o impacto da civilização e a impermanência das coisas — até mesmo das pedras.

Debate em sala de aula: 

 

Resumo:

A História das Coisas (2007), criado por Annie Leonard, é uma animação que mostra o ciclo completo dos produtos que usamos, desde a extração de recursos naturais até o descarte. Ela destaca os impactos ambientais e sociais causados pelo consumo excessivo e pela produção desenfreada, além de explicar como práticas como a obsolescência programada agravam esses problemas. O filme incentiva a reflexão sobre a importância do consumo consciente e apresenta alternativas, como a economia circular, para promover um estilo de vida mais sustentável. É uma ótima ferramenta para entender como nossas escolhas diárias afetam o planeta.

Debate em sala de aula: 

O curta-metragem é uma excelente ferramenta para promover debates em sala de aula sobre consumo sustentável e preservação ambiental, alinhados aos ODS 12 e 15. A animação ajuda os alunos a compreenderem como o modelo atual de produção e consumo impacta negativamente os recursos naturais e os ecossistemas terrestres, incentivando a reflexão crítica sobre a necessidade de adotar práticas responsáveis, como a economia circular e o consumo consciente. Assim, o filme contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na proteção do meio ambiente e no uso racional dos recursos do planeta.

Assista na íntegra

Resumo:

O curta-reportagem “Os 9 limites que mantêm o equilíbrio da Terra”, produzido em 2021 pela jornalista Ana Pais para a BBC News Brasil, apresenta os nove limites planetários identificados pelo Centro de Resiliência de Estocolmo que são essenciais para a estabilidade ambiental do planeta. A reportagem destaca que quatro desses limites já foram ultrapassados, o que coloca a Terra em risco de sofrer mudanças ambientais irreversíveis, enquanto três ainda estão dentro da zona segura e dois permanecem incertos. Compreender esses limites é fundamental para orientar políticas e ações voltadas à sustentabilidade e à preservação dos ecossistemas, garantindo assim o equilíbrio necessário para a vida na Terra.

Debate em sala de aula:

O curta é uma excelente ferramenta para debates em sala de aula sobre sustentabilidade, alinhando-se diretamente aos ODS 12 e 15. Ao apresentar os limites planetários que regulam o equilíbrio ambiental, o filme ajuda os alunos a entenderem a importância de consumir e produzir de forma responsável (ODS 12) e de proteger os ecossistemas terrestres (ODS 15). Essa reflexão crítica sobre o impacto das ações humanas na natureza estimula a conscientização e o engajamento para práticas que promovam a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

10º Cinedebate: ODS 5

Durante a manhã do dia 03/12/2024, os alunos de Ivorá, que participam da nossa ação do Adote um ODS, vieram até o Campus da UFSM para um cinedebate acerca do ODS 5 – Igualdade de gênero! Dessa vez nossa dinâmica foi diferente. Os alunos visitaram os centros da nossa universidade e conheceram um pouco mais do que é trabalhado em cada um deles

Os alunos passaram pelo Centro de Tecnologia (CT) para uma conversa com um aluno da Engenharia Aeroespacial, conheceram a Mostra Morfológica, o Centro de Ciências Rurais (CCR) e sua biblioteca, e, por fim, partiram para o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) para o nosso cine!

No auditório do Prédio 74C, os alunos assistiram aos curtas-metragem “Acorda, Raimundo… Acorda!!!” (1990) e “O sonho impossível?” (1983). Após a exibição dos curtas, os estudantes participaram de um debate mediado pelo integrante da “Casa Verônica” e duas integrantes do Juca, graduandas em relações internacionais, sobre o ODS 5 – Igualdade de Gênero. 

Resumo: 

O curta-metragem “Acorda, Raimundo…Acorda!!”, dirigido por Alfredo Alves, apresenta uma inversão dos papéis de gênero tradicionais da época, gerando uma reflexão crítica sobre machismo, relações de gênero e preconceitos estruturais. A história acompanha a vida de Raimundo e Marta, um casal cuja dinâmica familiar é subvertida: as mulheres saem para o trabalho enquanto os homens ficam responsáveis pelos afazeres domésticos.

Por meio dessa inversão de papéis, o curta-metragem provoca o espectador a questionar as desigualdades e os preconceitos que sustentam as expectativas sociais impostas a homens e mulheres. Raimundo, colocado em uma posição tradicionalmente atribuída às mulheres, enfrenta desafios e preconceitos que revelam como o trabalho doméstico é desvalorizado e como as desigualdades de gênero são naturalizadas.

Debate em sala de aula: 

O curta-metragem O curta estimula debates sobre machismo, desigualdade de gênero e a desvalorização do trabalho doméstico. A inversão de papéis provoca reflexões sobre normas sociais e a necessidade de uma divisão mais justa de responsabilidades entre homens e mulheres. Além disso, ele relaciona-se com os ODS 5 – Igualdade de gênero e 10 – Redução das desigualdades.

Assista na íntegra

Resumo:

O curta-metragem de animação “O sonho impossível?”, dirigido por Dagmar Doubkova e escrito por Tina Jorgenson, retrata a dupla jornada enfrentada por muitas mulheres. A história acompanha uma mulher que trabalha fora e, ao retornar para casa, se vê sobrecarregada pelas responsabilidades domésticas, que recaem exclusivamente sobre ela.

Por meio de uma narrativa visual e sem diálogos, o filme expõe o dilema de equilibrar carreira e vida doméstica em um contexto de desigualdade de gênero. Produzido pelo Studio J. Trnka Kratky Films, de Praga, em parceria com as Nações Unidas, o curta é um convite à reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade e a urgência de uma divisão mais justa das responsabilidades domésticas.

Debate em sala de aula: 

O curta-metragem pode gerar debates significativos em sala de aula ao explorar questões sociais, como a desigualdade de gênero, a sobrecarga da mulher no ambiente doméstico e profissional, e os papéis tradicionais atribuídos a homens e mulheres. Além disso, ele relaciona-se com os ODS 5 – Igualdade de gênero e 10 – Redução das desigualdades.

Assista na íntegra

9º Cinedebate: ODS 2 (Edição Especial)

Durante a manhã do dia 22/11/2024, a turma do Juca foi até o Espaço Multidisciplinar da UFSM de Silveira Martins receber os alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha de Santa Maria. A manhã foi cheia de atividades especiais envolvendo o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável! 

Os alunos foram divididos em quatro equipes que passaram por um ciclo de atividades. Os grupos assistiram o curta “Calango Lengo – Morte e vida sem ver água” (2008) e os documentário “Ilha das Flores” (1989) e “Big food: o poder das indústrias e ultraprocessados” (2021).

Em outra ilha, a Graduanda Isadora Brand conversou com os alunos a respeito de sua pesquisa sobre Política Externa Brasileira do ODS 2. Além disso, os estudantes participaram de uma dinâmica de criação de políticas públicas sobre as metas do ODS 2.

E para finalizar, em parceria com a profª Neila e graduandos do curso de Tecnologia de Alimentos, foi realizada uma oficina de culinária – Cozinha Prática, ensinando para os alunos a produzirem geleia de tomate e maionese de leite. 

Resumo: 

O curta-metragem “Ilha das Flores” de Jorge Furtado é uma crítica contundente à desigualdade social evidente na cadeia de consumo de um simples tomate. A Ilha das Flores é um aterro sanitário localizado próximo a Porto Alegre, que serve tanto como destino final para resíduos quanto como abrigo e fonte de alimento para famílias menos privilegiadas. O curta descreve a jornada do tomate desde o seu plantio até a Ilha das Flores, onde os restos do tomate são destinados aos porcos e, posteriormente, às pessoas que vivem no aterro. 

Debate em sala de aula: 

Esse clássico curta-metragem levanta várias questões que podem ser trabalhadas em sala de aula, dentre elas destacam-se: consumo sustentável, miséria e fome, desigualdade social, dignidade humana, meio-ambiente e saúde.

Assista na íntegra.

Resumo: 

O curta-metragem “Calango Lengo: Morte e Vida Sem Ver Água” é uma animação dirigida pelo paulista Fernando Miller que retrata a luta pela sobrevivência de um calango no árido sertão nordestino. O enredo aborda de forma bem-humorada a perseguição entre o calango e a “Dona Morte”, que, faminta, tenta capturá-lo em uma dinâmica que lembra a clássica relação entre Tom e Jerry. O curta explora elementos da cultura nordestina, incluindo a religiosidade, e apresenta uma reflexão sobre a luta pela vida em condições extremas. A obra recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival Latino-Americano de Curta-Metragem Curta Canoa, em 2008.

Debate em sala de aula: 

O curta-metragem pode ser relacionado aos ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 15 (Vida Terrestre) e ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).

Assista na íntegra

Resumo: 

O documentário “Big Food: O Poder das Indústrias de Ultraprocessados” aborda os impactos negativos das indústrias de alimentos e bebidas ultraprocessados, como salgadinhos, lasanhas congeladas e refrigerantes, sobre a saúde pública no Brasil e no mundo. Especialistas analisam o poder dessas corporações, que se tornaram barreiras para a implementação de políticas públicas voltadas ao acesso à alimentação saudável, e destacam as perigosas relações que mantêm com o poder público. A produção cinematográfica é dirigida por Anderson dos Santos e Chica Santos, com uma abordagem crítica e informativa sobre como os prejuízos causados por essas indústrias são pagos com as vidas das populações afetadas. 

Debate em sala de aula: 

Esse documentário pode ser utilizado como base para discussões sobre a relação entre saúde, alimentação e políticas públicas, conectando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Assista na íntegra.

8° Cinedebate: ODS 12 e 15

Na manhã do dia 01/11, o Juca recebeu a turma do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Antônio Alves Ramos (Pallotti) de Santa Maria. Nesse dia, em um primeiro momento, os estudantes assistiram três curtas relacionados com os ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e 13 – Ação Global Contra a Mudança do Clima, “The Turning Point”, “Para onde foram as Andorinhas”, “Man”. Após a exibição dos curtas, o debate foi mediado pela mestranda em Educação em Ciências e participante do Ciência em Flor, Stefania Gorski. 

Posteriormente, o mestrando em Letras, Daniel Bonesso, compartilhou dicas com os estudantes sobre como utilizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na redação do ENEM. Para encerrar as atividades do dia, os alunos participaram de uma visita guiada ao Museu de Solos do Rio Grande do Sul.

Resumo:

Dirigido por Steve Cutts e com trilha sonora de Wantaways, o curta-metragem *The Turning Point* explora a destruição do meio ambiente, as mudanças climáticas e a extinção de espécies sob uma perspectiva diferente.

Debate em sala de aula:

Esse curta-metragem é ideal para discutir com estudantes sustentabilidade, preservação ambiental e os impactos das ações humanas sobre o planeta.  

Assista na íntegra.

Resumo:

Dirigido por Mari Corrêa, coproduzido pelo Instituto Catitu e Instituto Socioambiental (ISA), o curta-metragem foi realizado para ser exibido durante a Conferência de Paris (COP 21). O documentário mostra que o clima da terra está mudando, o calor aumentando, e os indígenas do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos. 

Debate em sala de aula:

Esse documentário é ideal para ser debatido com os estudantes do ensino médio sobre a temática das mudanças climáticas e como isso já está afetando a natureza e os povos originários do Brasil. Também destaca-se temas sobre poluição, desmatamento, queimadas na amazônia, e a importância dos indígenas brasileiros.

Assista na íntegra.

Resumo:

Dirigido por Steve Cutts, “Man” é uma animação criada em Flash e After Effects que examina a relação do ser humano com o mundo natural. O curta ilustra o impacto destrutivo das ações humanas sobre o meio ambiente e destaca as consequências do consumo e da exploração desenfreada dos recursos naturais.

Debate em sala de aula:

Esse curta-metragem é ideal para discutir o consumo consciente, a preservação ambiental e a responsabilidade ética, relacionado-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12  Consumo e Produção Responsáveis e 15  Vida Terrestre.

Assista na íntegra.

7° Cinedebate: ODS 15 (Edição Especial)

O primeiro Cinedebate do ano ocorreu na manhã de segunda-feira (dia 07/10). Nesse dia, fomos até o Campus da UFSM de Silveira Martins para realizar mais uma ação com os alunos da Escola João Frederico Savegnago. Dessa vez, nos separamos em 4 ilhas para abordarmos o ODS 15 de diferentes formas! Em um primeiro momento, os alunos assistiram três curtas relacionados com a temática, “Verde!”, “Romaria do Areião” e “O sonho de Jonas”. Posteriormente, os alunos foram direcionados à um espaço de fala sobre a Agenda 2030 e a ONU com os Juquinhos, além de uma dinâmica sobre a relação dos ODS com a Vida na Terra.

Depois, houve uma fala com as alunas Iasmim e Aléxia sobre sua viagem para o Pantanal, relacionando com as formas de Vida Terrestre, e finalizamos com uma dinâmica sobre os animais e as plantas nativas da Mata Atlântica com a Professora Suzane Marcuzzo e seu Grupo, o NEAP.

Resumo:

Dirigido por Rodrigo Luluca, o curta-metragem “Verde!” conta a história de uma árvore solitária que, ao longo de sua vida, forma um laço especial com uma menina curiosa, inteligente e apaixonada pela natureza. O filme aborda questões ambientais de forma sensível, destacando a importância da preservação das árvores e a necessidade de combater o desmatamento. A narrativa oferece uma mensagem clara sobre a urgência de proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais.

Debate em sala de aula:

Esse curta-metragem é ideal para discutir sustentabilidade, preservação ambiental e o papel individual na proteção do ecossistema. A relação da menina com a natureza incentiva atitudes proativas para a conservação ambiental. Além disso, ele relaciona-se com o ODS 15, que trata da proteção dos ecossistemas terrestres, ressaltando a importância de florestas, biodiversidade e o combate ao desmatamento. 

Assista na íntegra.

Resumo:

Produzido pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, o documentário retrata a luta dos Geraizeiros, um povo tradicional do norte de Minas Gerais, contra a expansão das monoculturas de eucalipto e a mineração, que ameaçam suas terras. Baseados na agricultura diversificada e coleta de recursos naturais, eles buscam o reconhecimento de seus territórios tradicionais por meio da criação de uma Reserva Extrativista (Resex). O documentário também destaca o valor místico e religioso do território do Areião, essencial para a identidade e crenças da comunidade.

Debate em sala de aula:

Esse documentário é uma excelente ferramenta para debate em sala de aula, especialmente sobre temáticas como a preservação ambiental, direitos de povos tradicionais e o impacto das atividades econômicas, como monoculturas e mineração, no meio ambiente. 

Assista na íntegra

Resumo:

O curta “O sonho de Jonas”, produzido pela Zagueiro Filmes e dirigido por Jorge Maia e Gustavo Chiappetta, foi um dos quatro finalistas do concurso “O Sonho do Ovo”, promovido por Jorge Furtado e Sony Pictures para o lançamento de “Saneamento Básico – O Filme”. O curta narra a história de Jonas, que, ao crescer demais, é expulso de seu ovo, deixando seu aconchego silencioso e quente. Determinado, ele parte para uma nova jornada em busca de mudança e aventura.

Debate em sala de aula:

O curta-metragem é ideal para trabalhar com alunos de ensino fundamental e médio. Ele debate sobre as temáticas do crescimento pessoal e da importância de sair da zona de conforto.

Assista na íntegra

6° Cinedebate: ODS 7, 13 e 15

Na manhã de terça-feira (05/12), nossa turma recebeu os alunos de 1º, 2° e 3º ano do Ensino Médio da Escola Padre Pedro Marcelino Copetti de Ivorá no prédio 67 da UFSM. Foi uma manhã de muito debate sobre os ODS 7 – Energia Limpa e Renovável, ODS 13 – Ação Global pela Mudança do Clima e ODS 15 – Vida na Terra, após a exibição dos curtas “Para onde foram as andorinhas?” de 2016, e “Sam and the Plant Next Door” de 2019.

Após o debate, os alunos foram levados ao Jardim Botânico da UFSM para uma visita guiada! Além disso, agradecemos os alunos e professores que vieram de Ivorá passar essa manhã com nossos juquinhos. Por último, um abraço especial para a nossa parceira e Mestra em Meteorologia pela UFSM, Jéssica Stobienia Gonçalves pela sua contribuição no debate mais uma vez!

Resumo:

Dirigido por Mari Corrêa, coproduzido pelo Instituto Catitu e Instituto Socioambiental (ISA), o curta-metragem foi realizado para ser exibido durante a Conferência de Paris (COP 21). O documentário mostra que o clima da terra está mudando, o calor aumentando, e os indígenas do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos. 

Debate em sala de aula:

Esse documentário é ideal para ser debatido com os estudantes do ensino médio sobre a temática das mudanças climáticas e como isso já está afetando a natureza e os povos originários do Brasil. Também destaca-se temas sobre poluição, desmatamento, queimadas na amazônia, e a importância dos indígenas brasileiros.

Assista na íntegra.

Resumo:

Esse curta-metragem dirigido por Ömer Sami conta a história do menino Sam, de 11 anos, que sonha em se tornar um biólogo marinho quando crescer. Entretanto, sua vida muda quando a nova maior usina nuclear da Grã-Bretanha está sendo construída nas sombras de sua casa. Assim, o curta dialoga sobre a preocupação de Sam com o que isso significa para o mundo ao seu redor e, também, questiona seus sonhos e metas de vida.

Debate em sala de aula:

O curta-metragem debate sobre as temáticas de energia limpa e sustentável, proteção da vida marinha, mudanças climáticas e, além disso, sobre educação de qualidade. 

Assista na íntegra

5º Cinedebate: ODS 2 (Edição Especial)

Neste último dia de outubro (31/10) os juquinhos viajaram novamente até a UFSM de Silveira Martins para realizar mais uma vez o Cinedebate especial! Na terça-feira os alunos de Ivorá da Escola Padre Pedro Marcelino Copetti participaram da atividade com três ciclos: assistiram aos três curtas relacionados com a temática do ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; debateram com os alunos do Juca; e, por fim, aprenderam a fazer uma geleia de tomate com a Professora Neila Richards e seus alunos da Tecnologia em Alimentos.

Os alunos assistiram o documentário “Ilha das Flores” (1989), e os dois curtas “Comida que Alimenta” (2018) e “10 Centavos” (2007) para depois debaterem sobre a importância da Agenda 2030 e a temática da erradicação da fome global.

4º Cinedebate: ODS 2 (Edição Especial)

Durante a manhã de 10/10/2023 a turma do Juca foi até o Espaço Multidisciplinar da UFSM de Silveira Martins receber os alunos do ensino fundamental da Escola João Frederico Savegnago da cidade. A manhã foi cheia de atividades especiais envolvendo o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável! 

Os alunos foram divididos em três três equipes que passaram por um ciclo de atividades. Os grupos assistiram o documentário “Ilha das Flores” (1989), e os dois curtas “Comida que Alimenta” (2018) e “10 Centavos” (2007), além de participarem de uma palestra/roda de conversa sobre os ODS e a cidade de Silveira Martins, realizando dinâmicas acerca das temáticas da Agenda 2030. E para finalizar, em parceria com a profª Neila e graduandos do curso de Tecnologia de Alimentos, foi realizada uma oficina de culinária – Cozinha Prática, ensinando para os alunos a produzirem doce de banana e doce de casca de banana.

Resumo: 

O curta-metragem “Ilha das Flores” de Jorge Furtado é uma crítica contundente à desigualdade social evidente na cadeia de consumo de um simples tomate. A Ilha das Flores é um aterro sanitário localizado próximo a Porto Alegre, que serve tanto como destino final para resíduos quanto como abrigo e fonte de alimento para famílias menos privilegiadas. O curta descreve a jornada do tomate desde o seu plantio até a Ilha das Flores, onde os restos do tomate são destinados aos porcos e, posteriormente, às pessoas que vivem no aterro. 

Debate em sala de aula: 

Esse clássico curta-metragem levanta várias questões que podem ser trabalhadas em sala de aula, dentre elas destacam-se: consumo sustentável, miséria e fome, desigualdade social, dignidade humana, meio-ambiente e saúde.

Assista na íntegra

 

Resumo:

O curta-metragem “10 centavos” , de César Fernando de Oliveira, mostra o cotidiano de uma criança que mora na periferia de Salvador. O menino trabalha como um guardador e lavador de carros e procura ganhar alguns trocados para pagar uma dívida de 10 centavos. A produção retrata de forma lúdica e poética a fria realidade do menino trabalhador.

Debate em sala de aula:

A temática central do curta circunscreve à questão da desigualdade social, condições de trabalho e trabalho infantil. Contudo, outros temas adjacentes podem ser trabalhados com base nesse curta, como o preconceito contra crianças em situação de rua, fome, acesso à educação de qualidade e outros. Cabe ainda fazer uma contextualização sobre o Estatuto do Adolescente e da Criança (ECA) e sua relação com a questão do trabalho  infantil.

Assista na íntegra

Resumo:

O curta-metragem “Comida que alimenta”, produzido pela ONG Sabiá, com uma linguagem simples e acessível, trata sobre a importância da agricultura orgânica. A animação se passa em uma feira, onde uma mãe, uma criança e um vendedor de feira dialogam sobre a cadeia de produção dos produtos agroecológicos.

Debate em sala de aula:

A animação “Comida que alimenta” é ideal para o público infantil. A principal temática do curta é o consumo e produção de alimentos agroecológicos. Nesse sentido, é possível relacionar o curta com temáticas como a erradicação da fome e da miséria, agricultura familiar, consumo consciente, políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de agricultura sustentável, alimentação saudável e ecologia.

Assista na íntegra

3º Cinedebate: ODS 13 E 15

Na manhã de quinta-feira, dia 31/08/2023, o Programa Juca nas Escolas realizou a terceira edição da ação dos cinedebates. O terceiro cine abordou o tema dos ODS 13 – Ação Global pela Mudança do Clima e ODS 15 – Vida na Terra. Os convidados da vez foram os alunos de terceirão e professores do Instituto São José. Além disso, recebemos uma ajuda especial na mediação do nosso debate: a Mestra em Meteorologia pela UFSM, Jéssica Stobienia Gonçalves.

Os curtas apresentados foram “Para onde foram as andorinhas?” (2016), um episódio da Websérie na BBC News “21 Notícias que marcaram o século 21 – Mudanças Climáticas” (2022) e o curta “Carta de Amor a uma ilha” (2016). Além disso, após o tour pela universidade, o grupo de alunos teve a oportunidade de visitar o Jardim Botânico da UFSM, através de um tour guiado.

Resumo:

Dirigido por Mari Corrêa, coproduzido pelo Instituto Catitu e Instituto Socioambiental (ISA), o curta-metragem foi realizado para ser exibido durante a Conferência de Paris (COP 21). O documentário mostra que o clima da terra está mudando, o calor aumentando, e os indígenas do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos. 

Debate em sala de aula:

Esse documentário é ideal para ser debatido com os estudantes do ensino médio sobre a temática das mudanças climáticas e como isso já está afetando a natureza e os povos originários do Brasil. Também destaca-se temas sobre poluição, desmatamento, queimadas na amazônia, e a importância dos indígenas brasileiros.

Assista na íntegra

Resumo:

O epsódio “Mudanças Climáticas: a urgente luta para salvar a Terra” foi produzido pela BBC News no âmbito da websérie especial “21 Notícias que marcaram o século 21”, apresentada por Camila Veras Mota. O curta destaca que o século 21 pode ser facilmente chamado do século das mudanças climáticas. Suas primeiras duas décadas foram suficientes para transformar o tema numa questão existencial para a humanidade e mostrar seus possíveis – e prováveis – impactos na vida na Terra. Da campanha e do documentário do ex-vice-presidente americano Al Gore, em 2006, à assinatura do Acordo de Paris, em 2015, e ao movimento lançado pela adolescente sueca Greta Thunberg, em 2018, o aumento da temperatura do planeta causado pela ação humana tornou-se um assunto onipresente. Embora cada vitória dos ambientalistas e ação conjunta de governantes fossem comemoradas, a comunidade científica internacional continuava alertando que a situação só piorava.

Debate em sala de aula:

Nesse episódio pode ser debatido a temática sobre a mudança climática e como ela está impactando cada vez mais o século 21 e a população mundial. Além disso, também entra em debate os esforços internacionais e dos ambientalistas, bem como a governaça mundial para impedir o aumento da problemática do clima. 

Assista na íntegra

Resumo:

Esse curta é o sexto de dez curtas-metragens que o OC exibirá semanalmente em seu canal do YouTube na seção “O Clima Vai ao Cinema”, em parceria com o Banco Mundial. A seleção tem curadoria do cineasta Fernando Meirelles, e conta com produções de oito países: Afeganistão, Espanha, EUA, França, Israel, Kiribati, Líbano e Zâmbia. Conta sobre a relação de amor entre uma menina e sua ilha natal que está sofrendo com as mudanças climáticas e corre o risco de desaparecer em poucos anos.

Debate em sala de aula:

Esse curta-metragem é excelente para debater a problemática das mudanças climáticas, do aumento dos níveis dos oceanos e do desaparecimento de algumas regiões do planeta.

Assista na íntegra

2º Cinedebate: ODS 11 e 12

Na manhã do dia 05/07/2023 o Juca nas Escolas realizou sua segunda sessão de cinedebate. O segundo cine abordou os temas dos ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. Os convidados foram os alunos do terceirão do Colégio Riachuelo. Dessa vez, contamos com a participação da profª Joséli Fiorin Gomes para falar sobre o assunto, bem como para mediação do debate.

Os curtas apresentados foram o documentário “Ponto de Vista (Minhocão) de 2015 e a animação “Paloma” de 2020. Após o debate, os alunos foram levados ao tour pela UFSM, e visitaram as Placas Fotovoltaicas, a Casa Popular Eficiente e o Túnel Verde.

Resumo:

O documentário “Pontos de Vista (Minhocão)” explora as transformações do entorno do Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como “Minhocão”, examinando o impacto dessas mudanças na comunidade local e a questão da gentrificação. Através de entrevistas com moradores, urbanistas e especialistas, o documentário oferece diversas perspectivas, além de discutir como opera o mercado imobiliário nas proximidades do elevado. Além disso, ele investiga as intervenções urbanas que estão sendo realizadas no Minhocão e a controvérsia em torno de sua potencial
transformação em um parque permanente ou sua demolição.

Debate em sala de aula:

O documentário é ideal para o público pré-adolescente e adolescente. As temáticas que podem ser abordadas com base nesse documentário são diversas, dentre elas, destaca-se a gentrificação, transformações urbanas, planejamento urbano sustentável, impactos socioeconômicos, desigualdade social e segregação espacial.

Assista na íntegra

Resumo: 

O curta “Paloma” se passa na Praça da Sé, localizada em São Paulo, onde a protagonista pomba, Paloma, ingere um chip de celular e inicia uma jornada de descoberta e autoconhecimento. Ao ganhar consciência, ela se depara com a dura realidade de sua existência: pombas como ela se alimentam dos resíduos deixados pelos humanos. Determinada a buscar justiça, ela se junta a Pru, outra pomba, para explorar sua nova identidade e encontrar seu lugar entre as pernas, ratos e os variados habitantes da cidade.

Debate em sala de aula: 

O curta é ideal para se trabalhar com o público infantil e pré-adolescente. As principais temáticas que podem ser abordadas com base no curta são: o desenvolvimento urbano sustentável, desigualdade, segregação, urbanização e seus impactos, identidade e autoconhecimento.

Assista na íntegra

1° Cinedebate: ODS 7

 

No dia 31/05/2023 foi realizada a primeira edição dos cine-debates do Juca nas Escolas. O primeiro cinedebate abordou o ODS 7, o qual o foco é a energia limpa e acessível. Toda a comunidade acadêmica foi convidada e, também, o Colégio Riachuelo de Camobi, contendo assim estudantes de ensino médio, alunos e professores da própria UFSM. 

Os filmes apresentados foram o curta “Sam and the Plant Next Door” (2019) e a Websérie “Para Quem Sopram os Ventos?” (2022). Após o debate, os alunos do ensino médio foram levados para um tour pela universidade para conhecê-la e, também, visitaram as Placas Fotovoltaicas e a Casa Popular Eficiente no Centro de Eventos da UFSM.

Resumo:

Esse curta-metragem dirigido por Ömer Sami conta a história do menino Sam, de 11 anos, que sonha em se tornar um biólogo marinho quando crescer. Entretanto, sua vida muda quando a nova maior usina nuclear da Grã-Bretanha está sendo construída nas sombras de sua casa. Assim, o curta dialoga sobre a preocupação de Sam com o que isso significa para o mundo ao seu redor e, também, questiona seus sonhos e metas de vida.

Debate em sala de aula:

O curta-metragem debate sobre as temáticas de energia limpa e sustentável, proteção da vida marinha, mudanças climáticas e, além disso, sobre educação de qualidade. 

Assista na íntegra

Resumo:

A webserie documental “Para quem sopram os ventos? “trata sobre o impacto da energia eólica no Nordeste do Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A série está composta por seis episódios, que apresentam histórias de pessoas e comunidades que têm enfrentado enormes problemas com advento de Megaprojetos eólicos, desde os contratos com cláusulas abusivas a impactos sociais e ambientais. A inciativa é parte da Campanha Contra os Impactos dos Parques Eólicos no Regional NE2 desenvolvida pela Cáritas brasileira Regional Nordeste 2, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e acontece por meio do projeto Promoção e Defesa de Direitos na Perspectiva da Construção de Sociedades do Bem Viver, parceria da Cáritas com a instituição católica alemã Misereor. A ideia da websérie, para além de relatar o sofrimento das comunidades tradicionais, rurais e ribeirinhas atingidas pelos impactos socioeconômicos, é ampliar o debate sobre a importância de repensar novas formas de geração da energia renovável e descentralizada, que respeitem as comunidades e promovam o Bem Viver das famílias dessas localidades.

Debate em sala de aula:

A Websérie é ideal para debates que envolvam as temáticas de combustíveis fósseis e a necessidade de substituição por energias limpas e renováveis. Os episódios também vão além e questionam os problemas que envolvem as instalações de usinas eólicas para a população e para o ecossistema das localidades. 

Assista na íntegra