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Cinedebate

AÇÃO DE CINEDEBATES

Os cinedebates tem como foco abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de curtas-metragens. Essa ação visa dialogar, portanto, também, com a Agenda 2030 e com as relações internacionais presentes no dia a dia de cada estudante. Os curtas são escolhidos e estudados pelos próprios alunos do programa, de forma que se encaixem de maneira clara e dinâmica com o ODS escolhido para a abordagem e que faça sentido para os estudantes do Ensino Médio, podendo se relacionar com o que se é aprendido na escola.

 

Após a sessão de cinema, os alunos são levados para um tour guiado pela Universidade Federal de Santa Maria e, também, é feito uma parada especial em algum local da UFSM que dialogue com o ODS visto durante o cine.

1° Cinedebate: ODS 7

 

No dia 31/05/2023 foi realizada a primeira edição dos cine-debates do Juca nas Escolas. O primeiro cine-debate abordou o ODS 7, o qual o foco é a energia limpa e acessível. Toda a comunidade acadêmica foi convidada e, também, o Colégio Riachuelo de Camobi, contendo assim estudantes de ensino médio, alunos e professores da própria UFSM. 

Os filmes apresentados foram o curta “Sam and the Plant Next Door” (2019) e a Websérie “Para Quem Sopram os Ventos?” (2022). Após o debate, os alunos do ensino médio foram levados para um tour pela universidade para conhecê-la e, também, visitaram as Placas Fotovoltaicas e a Casa Popular Eficiente no Centro de Eventos da UFSM.

 

Resumo:

Esse curta-metragem dirigido por Ömer Sami conta a história do menino Sam, de 11 anos, que sonha em se tornar um biólogo marinho quando crescer. Entretanto, sua vida muda quando a nova maior usina nuclear da Grã-Bretanha está sendo construída nas sombras de sua casa. Assim, o curta dialoga sobre a preocupação de Sam com o que isso significa para o mundo ao seu redor e, também, questiona seus sonhos e metas de vida.

Debate em sala de aula:

O curta-metragem debate sobre as temáticas de energia limpa e sustentável, proteção da vida marinha, mudanças climáticas e, além disso, sobre educação de qualidade. 

Assista na íntegra

Resumo:

A webserie documental “Para quem sopram os ventos? “trata sobre o impacto da energia eólica no Nordeste do Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A série está composta por seis episódios, que apresentam histórias de pessoas e comunidades que têm enfrentado enormes problemas com advento de Megaprojetos eólicos, desde os contratos com cláusulas abusivas a impactos sociais e ambientais. A inciativa é parte da Campanha Contra os Impactos dos Parques Eólicos no Regional NE2 desenvolvida pela Cáritas brasileira Regional Nordeste 2, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e acontece por meio do projeto Promoção e Defesa de Direitos na Perspectiva da Construção de Sociedades do Bem Viver, parceria da Cáritas com a instituição católica alemã Misereor. A ideia da websérie, para além de relatar o sofrimento das comunidades tradicionais, rurais e ribeirinhas atingidas pelos impactos socioeconômicos, é ampliar o debate sobre a importância de repensar novas formas de geração da energia renovável e descentralizada, que respeitem as comunidades e promovam o Bem Viver das famílias dessas localidades.

Debate em sala de aula:

A Websérie é ideal para debates que envolvam as temáticas de combustíveis fósseis e a necessidade de substituição por energias limpas e renováveis. Os episódios também vão além e questionam os problemas que envolvem as instalações de usinas eólicas para a população e para o ecossistema das localidades. 

Assista na íntegra

2º Cinedebate: ODS 11 e 12

Na manhã do dia 05/07/2023 o Juca nas Escolas realizou sua segunda sessão de cinedebate. O segundo cine abordou os temas dos ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. Os convidados foram os alunos do terceirão do Colégio Riachuelo. Dessa vez, contamos com a participação da profª Joséli Fiorin Gomes para falar sobre o assunto, bem como para mediação do debate.

Os curtas apresentados foram o documentário “Ponto de Vista (Minhocão) de 2015 e a animação “Paloma” de 2020. Após o debate, os alunos foram levados ao tour pela UFSM, e visitaram as Placas Fotovoltaicas, a Casa Popular Eficiente e o Túnel Verde.

Resumo:

O documentário “Pontos de Vista (Minhocão)” explora as transformações do entorno do Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como “Minhocão”, examinando o impacto dessas mudanças na comunidade local e a questão da gentrificação. Através de entrevistas com moradores, urbanistas e especialistas, o documentário oferece diversas perspectivas, além de discutir como opera o mercado imobiliário nas proximidades do elevado. Além disso, ele investiga as intervenções urbanas que estão sendo realizadas no Minhocão e a controvérsia em torno de sua potencial
transformação em um parque permanente ou sua demolição.

Debate em sala de aula:

O documentário é ideal para o público pré-adolescente e adolescente. As temáticas que podem ser abordadas com base nesse documentário são diversas, dentre elas, destaca-se a gentrificação, transformações urbanas, planejamento urbano sustentável, impactos socioeconômicos, desigualdade social e segregação espacial.

Assista na íntegra

Resumo: 

O curta “Paloma” se passa na Praça da Sé, localizada em São Paulo, onde a protagonista pomba, Paloma, ingere um chip de celular e inicia uma jornada de descoberta e autoconhecimento. Ao ganhar consciência, ela se depara com a dura realidade de sua existência: pombas como ela se alimentam dos resíduos deixados pelos humanos. Determinada a buscar justiça, ela se junta a Pru, outra pomba, para explorar sua nova identidade e encontrar seu lugar entre as pernas, ratos e os variados habitantes da cidade.

Debate em sala de aula: 

O curta é ideal para se trabalhar com o público infantil e pré-adolescente. As principais temáticas que podem ser abordadas com base no curta são: o desenvolvimento urbano sustentável, desigualdade, segregação, urbanização e seus impactos, identidade e autoconhecimento.

Assista na íntegra

3º Cinedebate: ODS 13 E 15

Na manhã de quinta-feira, dia 31/08/2023, o Programa Juca nas Escolas realizou a terceira edição da ação dos cinedebates. O terceiro cine abordou o tema dos ODS 13 – Ação Global pela Mudança do Clima e ODS 15 – Vida na Terra. Os convidados da vez foram os alunos de terceirão e professores do Instituto São José. Além disso, recebemos uma ajuda especial na mediação do nosso debate: a Mestra em Meteorologia pela UFSM, Jéssica Stobienia Gonçalves.

Os curtas apresentados foram “Para onde foram as andorinhas?” (2016), um episódio da Websérie na BBC News “21 Notícias que marcaram o século 21 – Mudanças Climáticas” (2022) e o curta “Carta de Amor a uma ilha” (2016). Além disso, após o tour pela universidade, o grupo de alunos teve a oportunidade de visitar o Jardim Botânico da UFSM, através de um tour guiado.

Resumo:

Dirigido por Mari Corrêa, coproduzido pelo Instituto Catitu e Instituto Socioambiental (ISA), o curta-metragem foi realizado para ser exibido durante a Conferência de Paris (COP 21). O documentário mostra que o clima da terra está mudando, o calor aumentando, e os indígenas do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos. 

Debate em sala de aula:

Esse documentário é ideal para ser debatido com os estudantes do ensino médio sobre a temática das mudanças climáticas e como isso já está afetando a natureza e os povos originários do Brasil. Também destaca-se temas sobre poluição, desmatamento, queimadas na amazônia, e a importância dos indígenas brasileiros.

Assista na íntegra

Resumo:

O epsódio “Mudanças Climáticas: a urgente luta para salvar a Terra” foi produzido pela BBC News no âmbito da websérie especial “21 Notícias que marcaram o século 21”, apresentada por Camila Veras Mota. O curta destaca que o século 21 pode ser facilmente chamado do século das mudanças climáticas. Suas primeiras duas décadas foram suficientes para transformar o tema numa questão existencial para a humanidade e mostrar seus possíveis – e prováveis – impactos na vida na Terra. Da campanha e do documentário do ex-vice-presidente americano Al Gore, em 2006, à assinatura do Acordo de Paris, em 2015, e ao movimento lançado pela adolescente sueca Greta Thunberg, em 2018, o aumento da temperatura do planeta causado pela ação humana tornou-se um assunto onipresente. Embora cada vitória dos ambientalistas e ação conjunta de governantes fossem comemoradas, a comunidade científica internacional continuava alertando que a situação só piorava.

Debate em sala de aula:

Nesse episódio pode ser debatido a temática sobre a mudança climática e como ela está impactando cada vez mais o século 21 e a população mundial. Além disso, também entra em debate os esforços internacionais e dos ambientalistas, bem como a governaça mundial para impedir o aumento da problemática do clima. 

Assista na íntegra

Resumo:

Esse curta é o sexto de dez curtas-metragens que o OC exibirá semanalmente em seu canal do YouTube na seção “O Clima Vai ao Cinema”, em parceria com o Banco Mundial. A seleção tem curadoria do cineasta Fernando Meirelles, e conta com produções de oito países: Afeganistão, Espanha, EUA, França, Israel, Kiribati, Líbano e Zâmbia. Conta sobre a relação de amor entre uma menina e sua ilha natal que está sofrendo com as mudanças climáticas e corre o risco de desaparecer em poucos anos.

Debate em sala de aula:

Esse curta-metragem é excelente para debater a problemática das mudanças climáticas, do aumento dos níveis dos oceanos e do desaparecimento de algumas regiões do planeta.

Assista na íntegra

4º Cinedebate: ODS 2 (Edição Especial)

Durante a manhã de 10/10/2023 a turma do Juca foi até o Espaço Multidisciplinar da UFSM de Silveira Martins receber os alunos do ensino fundamental da Escola João Frederico Savegnago da cidade. A manhã foi cheia de atividades especiais envolvendo o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável! 

Os alunos foram divididos em três três equipes que passaram por um ciclo de atividades. Os grupos assistiram o documentário “Ilha das Flores” (1989), e os dois curtas “Comida que Alimenta” (2018) e “10 Centavos” (2007), além de participarem de uma palestra/roda de conversa sobre os ODS e a cidade de Silveira Martins, realizando dinâmicas acerca das temáticas da Agenda 2030. E para finalizar, em parceria com a profª Neila e graduandos do curso de Tecnologia de Alimentos, foi realizada uma oficina de culinária – Cozinha Prática, ensinando para os alunos a produzirem doce de banana e doce de casca de banana.

Resumo: 

O curta-metragem “Ilha das Flores” de Jorge Furtado é uma crítica contundente à desigualdade social evidente na cadeia de consumo de um simples tomate. A Ilha das Flores é um aterro sanitário localizado próximo a Porto Alegre, que serve tanto como destino final para resíduos quanto como abrigo e fonte de alimento para famílias menos privilegiadas. O curta descreve a jornada do tomate desde o seu plantio até a Ilha das Flores, onde os restos do tomate são destinados aos porcos e, posteriormente, às pessoas que vivem no aterro. 

Debate em sala de aula: 

Esse clássico curta-metragem levanta várias questões que podem ser trabalhadas em sala de aula, dentre elas destacam-se: consumo sustentável, miséria e fome, desigualdade social, dignidade humana, meio-ambiente e saúde.

Assista na íntegra

 

Resumo:

O curta-metragem “10 centavos” , de César Fernando de Oliveira, mostra o cotidiano de uma criança que mora na periferia de Salvador. O menino trabalha como um guardador e lavador de carros e procura ganhar alguns trocados para pagar uma dívida de 10 centavos. A produção retrata de forma lúdica e poética a fria realidade do menino trabalhador.

Debate em sala de aula:

A temática central do curta circunscreve à questão da desigualdade social, condições de trabalho e trabalho infantil. Contudo, outros temas adjacentes podem ser trabalhados com base nesse curta, como o preconceito contra crianças em situação de rua, fome, acesso à educação de qualidade e outros. Cabe ainda fazer uma contextualização sobre o Estatuto do Adolescente e da Criança (ECA) e sua relação com a questão do trabalho  infantil.

Assista na íntegra

Resumo:

O curta-metragem “Comida que alimenta”, produzido pela ONG Sabiá, com uma linguagem simples e acessível, trata sobre a importância da agricultura orgânica. A animação se passa em uma feira, onde uma mãe, uma criança e um vendedor de feira dialogam sobre a cadeia de produção dos produtos agroecológicos.

Debate em sala de aula:

A animação “Comida que alimenta” é ideal para o público infantil. A principal temática do curta é o consumo e produção de alimentos agroecológicos. Nesse sentido, é possível relacionar o curta com temáticas como a erradicação da fome e da miséria, agricultura familiar, consumo consciente, políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de agricultura sustentável, alimentação saudável e ecologia.

Assista na íntegra

5º Cinedebate: ODS 2 (Edição Especial)

Neste último dia de outubro (31/10) os juquinhos viajaram novamente até a UFSM de Silveira Martins para realizar mais uma vez o Cinedebate especial! Na terça-feira os alunos de Ivorá da Escola Padre Pedro Marcelino Copetti participaram da atividade com três ciclos: assistiram aos três curtas relacionados com a temática do ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; debateram com os alunos do Juca; e, por fim, aprenderam a fazer uma geleia de tomate com a Professora Neila Richards e seus alunos da Tecnologia em Alimentos.

Os alunos assistiram o documentário “Ilha das Flores” (1989), e os dois curtas “Comida que Alimenta” (2018) e “10 Centavos” (2007) para depois debaterem sobre a importância da Agenda 2030 e a temática da erradicação da fome global.

6° Cinedebate: ODS 7, 13 e 15

Na manhã de terça-feira (05/12), nossa turma recebeu os alunos de 1º, 2° e 3º ano do Ensino Médio da Escola Padre Pedro Marcelino Copetti de Ivorá no prédio 67 da UFSM. Foi uma manhã de muito debate sobre os ODS 7 – Energia Limpa e Renovável, ODS 13 – Ação Global pela Mudança do Clima e ODS 15 – Vida na Terra, após a exibição dos curtas “Para onde foram as andorinhas?” de 2016, e “Sam and the Plant Next Door” de 2019.

Após o debate, os alunos foram levados ao Jardim Botânico da UFSM para uma visita guiada! Além disso, agradecemos os alunos e professores que vieram de Ivorá passar essa manhã com nossos juquinhos. Por último, um abraço especial para a nossa parceira e Mestra em Meteorologia pela UFSM, Jéssica Stobienia Gonçalves pela sua contribuição no debate mais uma vez!

Resumo:

Dirigido por Mari Corrêa, coproduzido pelo Instituto Catitu e Instituto Socioambiental (ISA), o curta-metragem foi realizado para ser exibido durante a Conferência de Paris (COP 21). O documentário mostra que o clima da terra está mudando, o calor aumentando, e os indígenas do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos. 

Debate em sala de aula:

Esse documentário é ideal para ser debatido com os estudantes do ensino médio sobre a temática das mudanças climáticas e como isso já está afetando a natureza e os povos originários do Brasil. Também destaca-se temas sobre poluição, desmatamento, queimadas na amazônia, e a importância dos indígenas brasileiros.

Assista na íntegra.

Resumo:

Esse curta-metragem dirigido por Ömer Sami conta a história do menino Sam, de 11 anos, que sonha em se tornar um biólogo marinho quando crescer. Entretanto, sua vida muda quando a nova maior usina nuclear da Grã-Bretanha está sendo construída nas sombras de sua casa. Assim, o curta dialoga sobre a preocupação de Sam com o que isso significa para o mundo ao seu redor e, também, questiona seus sonhos e metas de vida.

Debate em sala de aula:

O curta-metragem debate sobre as temáticas de energia limpa e sustentável, proteção da vida marinha, mudanças climáticas e, além disso, sobre educação de qualidade. 

Assista na íntegra

7° Cinedebate: ODS 15 (Edição Especial)

O primeiro Cinedebate do ano ocorreu na manhã de segunda-feira (dia 07/10). Nesse dia, fomos até o Campus da UFSM de Silveira Martins para realizar mais uma ação com os alunos da Escola João Frederico Savegnago. Dessa vez, nos separamos em 4 ilhas para abordarmos o ODS 15 de diferentes formas! Em um primeiro momento, os alunos assistiram três curtas relacionados com a temática, “Verde!”, “Romaria do Areião” e “O sonho de Jonas”. Posteriormente, os alunos foram direcionados à um espaço de fala sobre a Agenda 2030 e a ONU com os Juquinhos, além de uma dinâmica sobre a relação dos ODS com a Vida na Terra.

Depois, houve uma fala com as alunas Iasmim e Aléxia sobre sua viagem para o Pantanal, relacionando com as formas de Vida Terrestre, e finalizamos com uma dinâmica sobre os animais e as plantas nativas da Mata Atlântica com a Professora Suzane Marcuzzo e seu Grupo, o NEAP.

Resumo:

Dirigido por Rodrigo Luluca, o curta-metragem “Verde!” conta a história de uma árvore solitária que, ao longo de sua vida, forma um laço especial com uma menina curiosa, inteligente e apaixonada pela natureza. O filme aborda questões ambientais de forma sensível, destacando a importância da preservação das árvores e a necessidade de combater o desmatamento. A narrativa oferece uma mensagem clara sobre a urgência de proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais.

Debate em sala de aula:

Esse curta-metragem é ideal para discutir sustentabilidade, preservação ambiental e o papel individual na proteção do ecossistema. A relação da menina com a natureza incentiva atitudes proativas para a conservação ambiental. Além disso, ele relaciona-se com o ODS 15, que trata da proteção dos ecossistemas terrestres, ressaltando a importância de florestas, biodiversidade e o combate ao desmatamento. 

Assista na íntegra.

Resumo:

Produzido pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, o documentário retrata a luta dos Geraizeiros, um povo tradicional do norte de Minas Gerais, contra a expansão das monoculturas de eucalipto e a mineração, que ameaçam suas terras. Baseados na agricultura diversificada e coleta de recursos naturais, eles buscam o reconhecimento de seus territórios tradicionais por meio da criação de uma Reserva Extrativista (Resex). O documentário também destaca o valor místico e religioso do território do Areião, essencial para a identidade e crenças da comunidade.

Debate em sala de aula:

Esse documentário é uma excelente ferramenta para debate em sala de aula, especialmente sobre temáticas como a preservação ambiental, direitos de povos tradicionais e o impacto das atividades econômicas, como monoculturas e mineração, no meio ambiente. 

Assista na íntegra

Resumo:

O curta “O sonho de Jonas”, produzido pela Zagueiro Filmes e dirigido por Jorge Maia e Gustavo Chiappetta, foi um dos quatro finalistas do concurso “O Sonho do Ovo”, promovido por Jorge Furtado e Sony Pictures para o lançamento de “Saneamento Básico – O Filme”. O curta narra a história de Jonas, que, ao crescer demais, é expulso de seu ovo, deixando seu aconchego silencioso e quente. Determinado, ele parte para uma nova jornada em busca de mudança e aventura.

Debate em sala de aula:

O curta-metragem é ideal para trabalhar com alunos de ensino fundamental e médio. Ele debate sobre as temáticas do crescimento pessoal e da importância de sair da zona de conforto.

Assista na íntegra

8° Cinedebate: ODS 12 e 15

Na manhã do dia 01/11, o Juca recebeu a turma do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Antônio Alves Ramos (Pallotti) de Santa Maria. Nesse dia, em um primeiro momento, os estudantes assistiram três curtas relacionados com os ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e 13 – Ação Global Contra a Mudança do Clima, “The Turning Point”, “Para onde foram as Andorinhas”, “Man”. Após a exibição dos curtas, o debate foi mediado pela mestranda em Educação em Ciências e participante do Ciência em Flor, Stefania Gorski. 

Posteriormente, o mestrando em Letras, Daniel Bonesso, compartilhou dicas com os estudantes sobre como utilizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na redação do ENEM. Para encerrar as atividades do dia, os alunos participaram de uma visita guiada ao Museu de Solos do Rio Grande do Sul.

Resumo:

Dirigido por Steve Cutts e com trilha sonora de Wantaways, o curta-metragem *The Turning Point* explora a destruição do meio ambiente, as mudanças climáticas e a extinção de espécies sob uma perspectiva diferente.

Debate em sala de aula:

Esse curta-metragem é ideal para discutir com estudantes sustentabilidade, preservação ambiental e os impactos das ações humanas sobre o planeta.  

Assista na íntegra.

Resumo:

Dirigido por Mari Corrêa, coproduzido pelo Instituto Catitu e Instituto Socioambiental (ISA), o curta-metragem foi realizado para ser exibido durante a Conferência de Paris (COP 21). O documentário mostra que o clima da terra está mudando, o calor aumentando, e os indígenas do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos. 

Debate em sala de aula:

Esse documentário é ideal para ser debatido com os estudantes do ensino médio sobre a temática das mudanças climáticas e como isso já está afetando a natureza e os povos originários do Brasil. Também destaca-se temas sobre poluição, desmatamento, queimadas na amazônia, e a importância dos indígenas brasileiros.

Assista na íntegra.

Resumo:

Dirigido por Steve Cutts, “Man” é uma animação criada em Flash e After Effects que examina a relação do ser humano com o mundo natural. O curta ilustra o impacto destrutivo das ações humanas sobre o meio ambiente e destaca as consequências do consumo e da exploração desenfreada dos recursos naturais.

Debate em sala de aula:

Esse curta-metragem é ideal para discutir o consumo consciente, a preservação ambiental e a responsabilidade ética, relacionado-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12  Consumo e Produção Responsáveis e 15  Vida Terrestre.

Assista na íntegra.

9º Cinedebate: ODS 2 (Edição Especial)

Durante a manhã do dia 22/11/2024, a turma do Juca foi até o Espaço Multidisciplinar da UFSM de Silveira Martins receber os alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha de Santa Maria. A manhã foi cheia de atividades especiais envolvendo o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável! 

Os alunos foram divididos em quatro equipes que passaram por um ciclo de atividades. Os grupos assistiram o curta “Calango Lengo – Morte e vida sem ver água” (2008) e os documentário “Ilha das Flores” (1989) e “Big food: o poder das indústrias e ultraprocessados” (2021).

Em outra ilha, a Graduanda Isadora Brand conversou com os alunos a respeito de sua pesquisa sobre Política Externa Brasileira do ODS 2. Além disso, os estudantes participaram de uma dinâmica de criação de políticas públicas sobre as metas do ODS 2.

E para finalizar, em parceria com a profª Neila e graduandos do curso de Tecnologia de Alimentos, foi realizada uma oficina de culinária – Cozinha Prática, ensinando para os alunos a produzirem geleia de tomate e maionese de leite. 

Resumo: 

O curta-metragem “Ilha das Flores” de Jorge Furtado é uma crítica contundente à desigualdade social evidente na cadeia de consumo de um simples tomate. A Ilha das Flores é um aterro sanitário localizado próximo a Porto Alegre, que serve tanto como destino final para resíduos quanto como abrigo e fonte de alimento para famílias menos privilegiadas. O curta descreve a jornada do tomate desde o seu plantio até a Ilha das Flores, onde os restos do tomate são destinados aos porcos e, posteriormente, às pessoas que vivem no aterro. 

Debate em sala de aula: 

Esse clássico curta-metragem levanta várias questões que podem ser trabalhadas em sala de aula, dentre elas destacam-se: consumo sustentável, miséria e fome, desigualdade social, dignidade humana, meio-ambiente e saúde.

Assista na íntegra.

Resumo: 

O curta-metragem “Calango Lengo: Morte e Vida Sem Ver Água” é uma animação dirigida pelo paulista Fernando Miller que retrata a luta pela sobrevivência de um calango no árido sertão nordestino. O enredo aborda de forma bem-humorada a perseguição entre o calango e a “Dona Morte”, que, faminta, tenta capturá-lo em uma dinâmica que lembra a clássica relação entre Tom e Jerry. O curta explora elementos da cultura nordestina, incluindo a religiosidade, e apresenta uma reflexão sobre a luta pela vida em condições extremas. A obra recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival Latino-Americano de Curta-Metragem Curta Canoa, em 2008.

Debate em sala de aula: 

O curta-metragem pode ser relacionado aos ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 15 (Vida Terrestre) e ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).

Assista na íntegra

Resumo: 

O documentário “Big Food: O Poder das Indústrias de Ultraprocessados” aborda os impactos negativos das indústrias de alimentos e bebidas ultraprocessados, como salgadinhos, lasanhas congeladas e refrigerantes, sobre a saúde pública no Brasil e no mundo. Especialistas analisam o poder dessas corporações, que se tornaram barreiras para a implementação de políticas públicas voltadas ao acesso à alimentação saudável, e destacam as perigosas relações que mantêm com o poder público. A produção cinematográfica é dirigida por Anderson dos Santos e Chica Santos, com uma abordagem crítica e informativa sobre como os prejuízos causados por essas indústrias são pagos com as vidas das populações afetadas. 

Debate em sala de aula: 

Esse documentário pode ser utilizado como base para discussões sobre a relação entre saúde, alimentação e políticas públicas, conectando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Assista na íntegra.