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Programa de Extensão Juca nas Escolas

O Programa Juca nas Escolas é uma iniciativa do curso de Relações Internacionais da UFSM e tem o intuito de levar às escolas e às comunidades de Santa Maria e dos nove municípios da Quarta Colônia, em parceria com o Geoparque, ações que visem o desenvolvimento educacional e a pesquisa atinentes à Política Externa Brasileira enquanto política pública de alto impacto social.

O foco do Programa está fundamentado em três ações complementares: palestras nas escolas municipais e estaduais acerca da História, da Geografia e da Ciência Política nas Relações Internacionais; produção de material e conteúdo para as escolas – em especial para os professores das áreas de ciências humanas – e a realização de cine-debates junto às comunidades locais.

Objetivos

É sabido que a política externa de um país é assunto de interesse de Estado e prerrogativa exclusiva do Presidente da República. Todavia, trata-se também de uma política pública acessível à toda a sociedade civil. Sendo assim, o Programa tem por objetivo levar reflexão acerca de importantes conceitos sobre os efeitos da agenda global no cotidiano das pessoas que vivem na região.

O objetivo geral do Programa de Extensão é o de levar conhecimento acerca de assuntos relacionados à política externa brasileira e aos seus conceitos básicos para estudantes da educação básica em escolas públicas da região de Santa Maria e da Quarta Colônia, sendo esta uma forma de difusão para a sociedade dos temas estudados na Universidade Federal de Santa Maria, em especial no Curso de Relações Internacionais, por meio da promoção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

SOBRE NÓS

NOME

O nome “Juca” se dá em homenagem ao apelido na adolescência de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Ilustre personagem da história da Política Externa brasileira, o Barão, considerado patrono da diplomacia brasileira, assumiu como Ministro das Relações Exteriores em 1902 e ocupou o cargo até a sua morte, em 1912. Foi um homem apaixonado pelos livros e pela história, admirado por colegas de trabalho, por líderes mundiais e pela população brasileira. No ano de 1945, em comemoração ao centenário do seu nascimento, foi criado o Instituto Rio Branco (IRBr),  escola de formação do corpo diplomático brasileiro.

Foi escolhido como nome e símbolo do nosso programa por representar a juventude do Barão, o que liga o programa à importante fase da vida dos estudantes, que têm na figura histórica, um exemplo de que estudar é o melhor caminho.

 

LOGO

A logomarca do Juca nas Escolas vai ao encontro da escolha do nome do programa, uma vez que a intenção é retratar a figura de perfil do Barão do Rio Branco e ligá-la com a simbologia da juventude e da fase escolar, por meio da imagem de um boné virado para trás. 

Esta bela logo foi desenvolvida pelo discente do curso de Relações Internacionais da UFSM, José Domingos Bazanella. 

ORGANIZAÇÃO

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

 

O Programa Juca nas Escolas tem como coordenador e responsável geral o Professor Dr. Günther Richter Mros, vinculado ao Departamento de Economia e Relações Internacionais do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). Além disso, o programa se organiza com a rotatividade anual de cargos entre discentes de cursos de graduação da UFSM.  A Direção Executiva é composta por dois membros do Programa, Jordana Puntel e Thiago Noschang Cabral. Tem como principal função a coordenação e o gerenciamento das três ações e da organização interna do Juca. Também contamos com três comissões relacionadas a cada uma destas ações de extensão, ou seja, comissão de palestras, comissão de cinedebates e comissão de produção de conteúdo. Cada uma delas tem um membro discente como Diretor. A nível interno, o Juca se divide em três comitês com seus respectivos diretores: comitê de comunicação; comitê de gestão de pessoas; e comitê de relações institucionais. 

COMITÊS

Comunicação – Guardião da identidade visual do Programa Juca nas Escolas, gerencia as redes sociais, cria e implementa o calendário de postagens, informando ao público as atividades e eventos.  Tem a responsabilidade de produzir conteúdo para as mídias do Juca nas Escolas, como templates para posts, stories, padronização de slides para palestras, etc. 

Diretora: Valentina Mazzarolo Marques 

Relações Institucionais – Mediar e manter a comunicação com a UFSM e com instituições externas; produzir materiais para a apresentação do projeto Juca na Escolas para instituições externas; buscar e interpretar editais de concursos e eventos que o Juca pode ser inserido.

Diretora: Stephani Domenighi 

Gestão de Pessoas – Atrair, recrutar e selecionar novos membros para o projeto; realização de treinamentos internos para novos membros e seus respectivos comitês; desenvolvimento do processo seletivo para a inscrição de novos membros; auxiliar na realização dos objetivos do projeto, de acordo com com as demandas internas e externas; atuação como mediador das relações entre os comitês do projeto;  e acompanhar e verificar o desenvolvimento do projeto.

Diretora: Emily Flores  

Diretor Adjunto: Eduardo Aguilar

COMISSÕES

Palestras – Gerenciar a organização das palestras a serem apresentadas às escolas; criar e implementar as palestras educacionais de acordo com cada tema e maior proximidade dos alunos com o respectivo assunto do evento; criar e implementar a didática necessária para as palestras de acordo com o público a ser apresentado.

Diretora: Stephani Domenighi 

Diretor Adjunto: Arthur Beque  

Cinedebates – Gerenciar a organização da ação de cine-debates, como a curadoria dos curtas-metragens, escolha e recepção das escolas e do público convidado para as sessões; organização da sessão e da sua respectiva temática e atividades.

Diretora: Alice Santana de Almeida

Diretor Adjunto: Victor de Lima Maffini 

Pesquisa e produção de conteúdo – Gerenciar a produção de materiais e conteúdos educativos e acadêmicos, tanto para a produção de cartilhas, manuais didático e panfletos, como artigos acadêmicos e roteiros cinematográficos.

Diretora: Bárbara Matté Puhl 

Adote um ODS – Gerenciar a organização de ações nas escolas públicas dos municípios da Quarta Colônia que visem a construção de atividades e iniciativas com alunos para colaborar com a evolução de algum Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Diretora: Eloisa Back