EDITAIS CONTEMPLADOS
Fomento Geoparques
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Subdivisão de Geoparques da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania, selecionou projetos de visem ações para o “Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO” e “Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO”. As ações de extensão foram dividias em eixos temáticos e, assim, o Juca participa do eixo de educação, no qual visa ações de educação nos diversos níveis (formal, informal e não formal) de modo a sensibilizar a comunidade para a conservação da natureza e as suas relações com outros aspectos do patrimônio natural, cultural e intangível. Além da formação/capacitação para as comunidades locais e/ou públicos específicos, com a elaboração de materiais ou conteúdo para materiais didáticos e informativos.
O Programa Juca nas Escolas foi um dos programas selecionados no edital de Fomento Geoparques para o ano de 2023, com o objetivo de realizar ações no eixo temático de educação nos municípios do Geoparque Quarta Colônia. Por isso, contamos com três bolsas, previstas em edital, para estudantes participantes do programa.
Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX)
A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tornou público o Edital de inscrições de propostas para concessão de recursos de Custeio do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) para realização de ações de extensão coordenadas por servidores da UFSM referente ao ano de 2023. Ademais, os projetos/programas são selecionados nos seus respectivos centros acadêmicos, sendo o Juca alocado no Centro de Ciências Sociais e Humanas.
O Programa Juca nas Escolas foi um dos projetos selecionados no edital do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) para o ano de 2023, para a realização de ações de extensão. Assim, contamos com duas bolsas, previstas em edital, para estudantes participantes do programa.
Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEN)
A Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Graduação, PROGRAD, tornou público que em 22/02/2023 as inscrições para o Processo Seletivo para o Fundo de Ensino – FIEn 2023, com vistas a selecionar PROJETOS DE ENSINO que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico nos cursos da UFSM, de maneira alinhada aos objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 da UFSM.
O Programa Juca nas Escolas foi um dos projetos selecionados no edital do Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEN) para o ano de 2023, para a realização de ações ensino. Assim, contamos com seis bolsas, previstas em edital, para estudantes participantes do programa.
Território Imembuy
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, por meio da área de Desenvolvimento Regional, tornou pública a seleção de ações de extensão para o “Território Imembuy”,conforme Programa de Extensão registrado no Portal de Projetos da UFSM. O Território Imembuy objetiva estimular o turismo regional, articulando os dois geoparques mundiais (Quarta Colônia e Caçapava) já certificados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), bem como o projeto do Geoparque Raízes de Pedra, a unidade da UFSM em Silveira Martins, o Distrito Criativo de Santa Maria e outros municípios da região central do Rio Grande do Sul que se identifiquem com a proposta.
A criação do Território retoma a história e a vocação de Santa Maria como centro das conexões com as cidades próximas geograficamente. Considerado como o coração do Estado, o município é marcado por um importante patrimônio histórico e cultural, englobando a história ferroviária, os festivais e as feiras internacionais, além da religiosidade. Desenvolvido com o apoio da UFSM, o Território Imembuy engloba 37 municípios e mais de 700 mil habitantes, e será um integrador e gerador de conhecimento, de pertencimento e de turismo para a região.
O Juca nas Escolas foi contemplado no edital de 2024 para trabalhar ações de extensão nos Geoparques Quarta Colônia e Raízes da Pedra, além do eixo CAPPA-Silveira Martins. Assim, projeto receberá duas bolsas de extensão e custeio das viagens ao território.
Fundo de Incentivo à Inovação (FINOVA)
O Programa FINOVA busca o desenvolvimento e o fortalecimento de habilidades e competências de alunos de graduação por meio de projetos que tenham caráter inovador e que possam adicionar práticas de inovação à formação do discente. Os bolsistas desenvolverão seus projetos como estudantes regulares em curso de graduação, devendo ter um(a) professor(a) orientador(a), a qual o projeto estará relacionado. Espera-se que, ao final do projeto de caráter inovador, além da produção científica, sejam geradas inovações aplicadas à solução de problemas (demandas/desafios) de empresas/instituições.
O Programa Juca nas Escolas foi contemplado no edital FINOVA pela categoria de inovação social para a realização da ação Adote um ODS nas escolas da Quarta Colônia, por isso, contamos com uma bolsa prevista em edital para alunos do projeto.
Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX)
O FIEX busca selecionar e fomentar as atividades de extensão da UFSM, articuladas com o ensino e a pesquisa, a serem desenvolvidas nas unidades, propiciando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de extensão com aporte de recursos institucionais por meio de Editais. A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tornou público o Edital de inscrições de propostas para concessão de recursos de Custeio do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) para realização de ações de extensão coordenadas por servidores da UFSM referente ao ano de 2024. Ademais, os projetos/programas são selecionados nos seus respectivos centros acadêmicos, sendo o Juca alocado no Centro de Ciências Sociais e Humanas.
O Programa Juca nas Escolas foi um dos projetos selecionados no edital do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) para o ano de 2024, para a realização de ações de extensão. Assim, contamos com duas bolsas, previstas em edital, para estudantes participantes do programa.
Fundo de Incentivo ao Ensino Conexão Básica (FienEB)
O Fundo de Ensino Conexão Educação Básica – FIEnEB 2024 busca selecionar PROJETOS DE ENSINO que contribuam para a qualificação do ensino de graduação da UFSM, a partir da articulação e do compartilhamento de experiências e conhecimentos da rede pública de educação básica, considerando-se os objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 da UFSM.
O Programa Juca nas Escolas foi um dos projetos selecionados no Edital N.055/2024 – UFSM/PROGRAD/FIEnEB FIEn Conexão Educação Básica Processo Seletivo 2024. Assim, contamos com cinco bolsas, previstas neste edital, para estudantes participantes do programa.
NOSSOS PARCEIROS
O Programa Juca nas Escolas conta, atualmente, com o apoio de órgãos/entidades/projetos da própria Universidade Federal de Santa Maria e de instituições externas da para a realização das ações de pesquisa, ensino e extensão. Conheça um pouco sobre nossos parceiros:
Parcerias internas
Cine Clube da Boca – O Cineclube da Boca é um Programa de Extensão da UFSM, ligado ao Curso de Gestão de Turismo. Promove ciclos temáticos, sessões de cinema, mostras, festivais e debates com apoio do Centro de Artes e Letras, da Pró-Reitoria de Extensão e da TV Ovo.
Coordenadoria de Articulação e Fomento À Extensão (CAFE)
A CAFE é responsável por mapear demandas da comunidade local e regional, articular agentes de extensão, visibilizar e fomentar as ações extensionistas via Fundo(s) de Incentivo à Extensão e editais específicos, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável.
REDE BÁSICA: UFSM em REDE com a Educação BÁSICA
O projeto Rede Básica é um Programa de Desenvolvimento Institucional através de ações de EXTENSÃO integradas ou relacionadas às de ENSINO e PESQUISA da UFSM e que busca, com o protagonismo ou demanda de professores e professoras da Educação Básica.
A UFSM em Rede na Educação Básica por meio da parceria com a Secretaria do Município de Santa Maria – SMED/SM e Secretaria de Educação do Estado do RS – SEDUC/RS, produzir Programas Educativos que possam ser veiculados por canal de TV Aberta e Radiodifusão, com o propósito de alcançar a população estudantil que não tem acesso às tecnologias digitais nestes tempos de suspensão das atividades escolares e acadêmicas presenciais e, naqueles outros tempos, que decorrerão deste.
UFSM Solidária e Cidadã: esperança e reconstrução para o Rio Grande do Sul
O programa UFSM Solidária e Cidadã surgiu como um chamado à ação em resposta urgente e compassiva às comunidades atingidas pelas chuvas intensas e pela histórica enchente de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, Brasil. Por meio de iniciativas extensionistas multidisciplinares e apoiadas na expertise dos agentes universitários, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reforça seu compromisso com a responsabilidade social e o bem-estar coletivo, especialmente em momentos de calamidade, auxiliando na reconstrução física, emocional e social dessas comunidades, incluindo suporte técnico, apoio psicossocial, recuperação ambiental, engajamento comunitário, entre outros.
SOS Comunidade Quarta Colônia
O projeto de extensão SOS Comunidade Quarta Colônia deriva de uma parceria do programa de extensão Juca nas Escolas e o grupo de pesquisa História Platina, vinculado ao Centro das Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM. O projeto organiza ações de trabalho de servidores e alunos da UFSM, na na modalidade de mutirão, com o objetivo de arrecadar doações para os afetados pelas enchentes nos municípios da Quarta Colônia.
Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH)
O CCSH da Universidade Federal de Santa Maria foi criado em 1970 e hoje é o maior Centro de Ensino da UFSM, com 24 cursos de Graduação e 13 Programas de Pós-graduação, distribuídos em 12 departamentos. Os cursos que compõem o Centro fundamentam-se na capacitação social e humana dos seus acadêmicos e têm como principal preocupação garantir a qualidade em ensino superior, pesquisa e extensão. O CCSH funciona nos prédios 74A, 74B, 74C, 74D e 21 do Campus Universitário.
Pró-Reitoria de Extensão (PRE)
A PRE visa ao fortalecimento da relação Universidade-Comunidade e tem a missão de articular os diversos conhecimentos por meio de ações extensionistas junto à população, gerando soluções inovadoras para o desenvolvimento regional sustentável. Seus princípios são pluralidade, respeito, transparência, sustentabilidade, equidade e justiça.
Parcerias externas
Geoparque Quarta Colônia
O Projeto Estratégico Geoparque Quarta Colônia é uma iniciativa da Pró Reitoria de Extensão da UFSM.
Este já possui uma trajetória, dentre elas, a singularidade geológica e principalmente, interesse da comunidade acadêmica da UFSM em contribuir com a população desses lugares na construção de tal estratégia de desenvolvimento local. A Quarta Colônia é composta por nove municípios gaúchos: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma , Pinhal Grande , Restinga Seca , São João do Polêsine e Silveira Martins. A implementação do geoparque no território da Quarta Colônia visa novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente, incentivo à geração de renda através de iniciativas privadas, bem como ao turismo local. Tudo isso, através da apropriação do conhecimento, da capacitação da comunidade, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto ao poder público local, entidades e sociedade civil organizada.
Secretarias Municipais e Estadual de Educação
O Juca conta com o apoio das secretarias de educação dos nove municípios da região da Quarta Colônia e, também, da secretaria de educação da cidade de Santa Maria para a realização das ações de palestras, cine debates e produção de conteúdo.
Juca nas Escolas versão Gonçalves Dias, Maranhão
O projeto “Juca nas Escolas” – Versão Gonçalves Dias é uma adaptação do projeto da UFSM feita pelos alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e custeado pela PROEXAE. Seu propósito é divulgar o curso de Relações Internacionais e propagar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a importância de um mundo sustentável e mais igualitário. Inspirado na colaboração com a UFSM e homenageando o poeta Gonçalves Dias, o projeto atuará nas escolas de São Luís, levando os ODS para os estudantes do ensino médio de forma dinâmica e atrativa.
Consórcio de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios da Quarta Colônia (CONDESUS)
O CONDESUS, entidade então de direito privado, hoje pública, mantido, de forma paritária, com recursos dos municípios membros, tem como objeto integrar e horizontalizar as relações intermunicipais. Instrumento que, processualmente, tem como objeto construir um olhar capaz de ver os seus integrantes, individualmente e no seu conjunto, como Quarta Colônia. Tem como missão conservar o patrimônio natural, preservar o patrimônio cultural dos grupos formadores do território da Quarta Colônia e, sobre estas referências materiais e imateriais, promover o desenvolvimento social e econômico local e regional sobre bases sustentáveis e solidárias.