MATERIAIS - JUCA NAS ESCOLAS
A pesquisa é a base para todas as ações do Juca, incluindo palestras, curadoria de filmes para cine debates e redação de materiais didáticos do programa Juca nas Escolas. Escrito coletivamente pelos membros do Juca nas Escolas, o primeiro livro do Juca oferece um mapeamento claro e acessível dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas nove cidades da Quarta Colônia de Imigração Italiana. A obra reúne dados, relatos e análises locais sobre áreas-chave como saúde, educação, direitos e bem-estar, mostrando tanto a situação atual quanto às respostas municipais diante dos desafios sinalizados pela Agenda 2030. Com linguagem pensada para escolas e comunidades, o livro pretende fomentar o diálogo, apoiar práticas educativas e subsidiar políticas públicas locais, aproximando a Agenda 2030 da realidade do cotidiano da região. É um recurso pensado para professores, estudantes, gestores e cidadãos que desejam conhecer, refletir e agir a partir das realidades locais, demonstrando, assim, que tais objetivos visam a melhoria da qualidade de vida da população, bem como a superação de problemas estruturais que afetam o desenvolvimento municipal e regional.
Cada capítulo contará com a dedicação do Professor coordenador do projeto, Günther Richter Mros com a parceria da Professora Drª Joséli Fiorin Gomes, e dos estudantes do Programa Juca nas Escolas, que irão detalhar cada uma das cidades da melhor forma possível.
MATERIAIS - REDE BÁSICA
O REDE – Educação Básica em Rede (UFSM) é um dos programas mais relevantes da Universidade Federal de Santa Maria no fortalecimento da educação básica, pois articula ensino, pesquisa e extensão em colaboração direta com escolas públicas municipais, estaduais e federais. Sua atuação vai muito além da produção de materiais didáticos: o REDE representa um verdadeiro compromisso institucional com a democratização do acesso ao conhecimento, garantindo que crianças e jovens possam aprender por meio de videoaulas, podcasts, materiais impressos e outros recursos inovadores, mesmo em contextos de desigualdade social e tecnológica. Essa missão, que nasceu como resposta emergencial durante a pandemia, consolidou-se como um projeto permanente de integração entre a universidade e a comunidade escolar, reafirmando o papel da UFSM como agente de transformação social.
No Juca nas Escolas, o REDE se tornou um parceiro estratégico e indispensável. Em conjunto com a comissão de pesquisa e produção, coordenada por Pedro Augusto Dall’Oglio Bergamaschi, o programa é responsável por iniciativas centrais como a criação das histórias em quadrinhos da Turminha do Juca e o desenvolvimento dos JuCasts, podcasts que traduzem temas globais da Agenda 2030, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da política externa para uma linguagem acessível e envolvente. Esses conteúdos não apenas dialogam com as realidades locais, mas também contam com especialistas convidados, que enriquecem os debates e ampliam a compreensão dos assuntos. Assim, tanto o REDE quanto o Juca cumprem uma função essencial: aproximar crianças, jovens e comunidades de agendas globais, valorizando a educação como direito, como bem público e como ferramenta de transformação social. Juntos, REDE e Juca mostram que aprender pode ser democrático, divertido e profundamente conectado com os desafios e sonhos da sociedade contemporânea.
TURMINHA DO JUCA - HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
As histórias em quadrinhos da Turminha do Juca foram criadas para aproximar crianças e jovens da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma lúdica, criativa e acessível. O projeto mostra que os grandes desafios globais, como saúde, educação, meio ambiente, igualdade e justiça, também estão presentes em nosso cotidiano local e podem ser enfrentados a partir da reflexão e da ação comunitária.
Para isso, os membros do Juca nas Escolas, junto de pedagogos, roteiristas, revisores e com o apoio do REDE – Educação Básica em Rede (UFSM), desenvolveram personagens inspirados em importantes figuras da história brasileira, transformadas em jovens estudantes que compartilham suas experiências, valores e sonhos. Cada personagem possui uma ficha técnica, que apresenta sua personalidade, áreas de afinidade, itens pessoais e ODS com os quais mais se conecta, tornando-se uma ferramenta pedagógica que amplia o alcance das HQs.
Entre eles está Juca, inspirado no Barão do Rio Branco, que assume o papel de líder do grupo e conecta toda a Agenda 2030; Chico, inspirado em Chico Mendes, apaixonado pela natureza e ligado aos ODS ambientais; Anita, baseada em Anita Garibaldi, corajosa e focada na luta por igualdade e educação; e Beto, que remete a Santos Dumont, curioso e inventor, sempre trazendo soluções criativas para os desafios. Também compõem a turminha figuras como Tonha (Antonieta de Barros), defensora da educação e da igualdade racial e de gênero; Machado (Machado de Assis), observador e talentoso na escrita; Lina (Laudelina de Campos Melo), firme na luta por justiça social; Quitéria (Maria Quitéria de Jesus), destemida e esportista; Nise (Nise da Silveira), sensível e dedicada ao bem-estar dos amigos; Néri (Ana Néri), cuidadosa e atenta à saúde; Sepé (Sepé Tiaraju), ligado à preservação ambiental e às tradições indígenas; e Clara (Clara Camarão), que simboliza força, coletividade e resistência feminina.
Assim, cada personagem contribui para explicar os ODS de maneira simples, mas consistente, mostrando sua importância e dando exemplos de como podemos transformar nossa realidade. A Turminha do Juca ajuda crianças e educadores a compreender que a construção de um mundo mais justo, sustentável e solidário começa aqui e agora, em nossa própria comunidade.
CAPÍTULO PARA O E-BOOK DO TERRITÓRIO IMEMBUY
Em 2024, o programa Juca nas Escolas elaborou um artigo para o E-Book que será lançado por meio do edital vinculado ao território Imembuy, o qual reúne a participação de diversos projetos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo desse edital é – e continua sendo – pensar iniciativas da UFSM voltadas à realização de ações em diferentes áreas, promovendo, assim, a aproximação entre o meio acadêmico e a comunidade do território.
No que se refere ao papel do Juca nas Escolas, as contribuições foram variadas, incluindo palestras, cine-debates e outras atividades em instituições de ensino, com foco tanto no público infantil quanto no público adolescente dos municípios contemplados pelo edital. Além dessas ações propostas diretamente pelo programa, houve também participação em atividades e eventos promovidos pelos próprios organizadores do edital território Imembuy, com o intuito de fortalecer a integração entre diferentes projetos e alcançar o maior número possível de municípios nesse processo.
O E-Book tem como papel central apresentar o trabalho de cada projeto, destacando seus objetivos, propostas, ações e resultados. Além disso, busca apontar novos horizontes a serem explorados pela Universidade, de modo a aproximar cada vez mais a comunidade do território ao meio acadêmico. E por fim, o intuito dessa integração é incentivar a educação, promover a ampliação do conhecimento, fortalecer formas de intercâmbio e estimular outras iniciativas que contribuam para o desenvolvimento conjunto da universidade e da comunidade.
Para acessar o e-book completo, clique no botão abaixo: