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Sobre o Juca nas Escolas


Quem somos

O Programa Juca nas Escolas, uma iniciativa do curso de Relações Internacionais da UFSM, busca promover o desenvolvimento educacional e a pesquisa sobre a Política Externa Brasileira nas escolas e comunidades de Santa Maria e da Quarta Colônia. Em colaboração com o Geoparque, o programa realiza essas ações por meio da Agenda 2030 da ONU, evidenciando seu significativo impacto social.

O foco do Programa está fundamentado em quatro ações complementares: palestras nas escolas municipais e estaduais acerca da História, da Geografia e da Ciência Política nas Relações Internacionais; produção de material e conteúdo para as escolas – em especial para os professores das áreas de ciências humanas –,  realização de cine debates e uma ação de médio e longo prazos, com escolas selecionadas, chamada Adote um ODS.


Objetivos

É sabido que a política externa de um país é assunto de interesse de Estado e prerrogativa exclusiva do Presidente da República. Todavia, trata-se também de uma política pública acessível à toda a sociedade civil. Sendo assim, o Programa tem por objetivo levar reflexão acerca de importantes conceitos sobre os efeitos da agenda global no cotidiano das pessoas que vivem na região.

O objetivo geral do Programa de Extensão é o de levar conhecimento acerca de assuntos relacionados à política externa brasileira e à Agenda 2030 da ONU para alunos da rede de educação básica em escolas públicas e privadas da Região Central do estado do RS no que tange o território Imembuy, uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria, sendo esta uma forma de difusão para a sociedade dos temas estudados na Universidade Federal de Santa Maria, em especial no Curso de Relações Internacionais, por meio da promoção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Nossa área de atuação

O Programa Juca nas Escolas atua em toda a região do Território Imembuy, que engloba 37 municípios do Rio Grande do Sul e mais de 700 mil habitantes. Entre esses municípios, o Juca visitou 12, incluindo: Restinga Seca, Pinhal Grande, Santa Maria, Ivorá, Nova Palma, São Pedro do Sul, Agudo, São Vicente, Dona Francisca, Silveira Martins, São João do Polêsine e Faxinal do Soturno.
 
Território Imembuy  foi concebido com base nas ações bem-sucedidas da UFSM na certificação da Quarta Colônia e de Caçapava como Geoparques Mundiais pela UNESCO. A proposta busca impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, fomentando o crescimento econômico, a criação de empregos e renda, além de promover uma nova dinâmica de interação entre as comunidades locais e o espaço que ocupam.
 

Por que Juca nas Escolas?

O nome “Juca” se dá em homenagem ao apelido na adolescência de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Ilustre personagem da história da Política Externa brasileira, o Barão, considerado patrono da diplomacia brasileira, assumiu como Ministro das Relações Exteriores em 1902 e ocupou o cargo até a sua morte, em 1912. Foi um homem apaixonado pelos livros e pela história, admirado por colegas de trabalho, por líderes mundiais e pela população brasileira.

No ano de 1945, em comemoração ao centenário do seu nascimento, foi criado o Instituto Rio Branco (IRBr),  escola de formação do corpo diplomático brasileiro. Foi escolhido como nome e símbolo do nosso programa por representar a juventude do Barão, o que liga o programa à importante fase da vida dos estudantes, que têm na figura histórica, um exemplo de que estudar é o melhor caminho.

 

Nossa logo

A logomarca do Juca nas Escolas vai ao encontro da escolha do nome do programa, uma vez que a intenção é retratar a figura de perfil do Barão do Rio Branco e ligá-la com a simbologia da juventude e da fase escolar, por meio da imagem de um boné virado para trás. 

Esta bela logo foi desenvolvida pelo discente do curso de Relações Internacionais da UFSM, José Domingos Bazanella.

 


Nossa organização interna

O Programa Juca nas Escolas tem como coordenador e responsável geral o Professor Dr. Günther Richter Mros, vinculado ao Departamento de Economia e Relações Internacionais do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). Além disso, o programa se organiza com a rotatividade anual de cargos entre discentes de cursos de graduação da UFSM.  A Direção Executiva é composta por um membro do projeto, a aluna Isadora Brand Fabrizio. Tem como principal função a coordenação e o gerenciamento das quatro ações e da organização interna do Juca. Também contamos com três comissões relacionadas a cada uma destas ações de extensão, ou seja, comissão de palestras, comissão de cinedebates, comissão de produção de conteúdo e da comissão do Adote um ODS. Cada uma delas tem um membro discente como Diretor. A nível interno, o Juca se divide em três comitês com seus respectivos diretores: comitê de comunicação; comitê de gestão de pessoas; e comitê de relações institucionais. 

Comitês

  • Comunicação – Guardião da identidade visual do Programa Juca nas Escolas, gerencia as redes sociais, cria e implementa o calendário de postagens, informando ao público as atividades e eventos.  Tem a responsabilidade de produzir conteúdo para as mídias do Juca nas Escolas, como templates para posts, stories, padronização de slides para palestras, etc. 
  • Relações Institucionais – Mediar e manter a comunicação com a UFSM e com instituições externas; produzir materiais para a apresentação do projeto Juca na Escolas para instituições externas; buscar e interpretar editais de concursos e eventos que o Juca pode ser inserido.
  • Gestão de Pessoas – Atrair, recrutar e selecionar novos membros para o projeto; realização de treinamentos internos para novos membros e seus respectivos comitês; desenvolvimento do processo seletivo para a inscrição de novos membros; auxiliar na realização dos objetivos do projeto, de acordo com com as demandas internas e externas; atuação como mediador das relações entre os comitês do projeto;  e acompanhar e verificar o desenvolvimento do projeto.
  • Captação de Recursos – Responsável pela arrecadação financeira/recursos para o projeto com a finalidade de custear as ações e necessidades básicas.  

Comissões

  • Palestras – Gerenciar a organização das palestras a serem apresentadas às escolas; criar e implementar as palestras educacionais de acordo com cada tema e maior proximidade dos alunos com o respectivo assunto do evento; criar e implementar a didática necessária para as palestras de acordo com o público a ser apresentado.
  • Cine debates – Gerenciar a organização da ação de cine-debates, como a curadoria dos curtas-metragens, escolha e recepção das escolas e do público convidado para as sessões; organização da sessão e da sua respectiva temática e atividades.
  • Pesquisa e produção de conteúdo – Gerenciar a produção de materiais e conteúdos educativos e acadêmicos, tanto para a produção de cartilhas, manuais didático e panfletos, como artigos acadêmicos e roteiros cinematográficos.
  • Adote um ODS – Gerenciar a organização de ações nas escolas públicas dos municípios da Quarta Colônia que visem a construção de atividades e iniciativas com alunos para colaborar com a evolução de algum Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
    • Subcomissão da Escola de Nova Palma – Responsável por organizar e gerenciar a ação realizada na Escola Cândida Zasso em Nova Palma.
    • Subcomissão da Escola de Silveira Martins – Responsável por organizar e gerenciar a ação realizada na Escola João Savegnago em Silveira Martins.


Para conhecer mais sobre o Juca nas Escolas:

https://open.spotify.com/episode/3M1m3uEsXPuVPefQUfc311?si=h_FsusKSSh2k8yuhkqcq4g

https://www.youtube.com/watch?v=OwQcBVeIaww