Ir para o conteúdo Observatório da Comunicação de Crise Ir para o menu Observatório da Comunicação de Crise Ir para a busca no site Observatório da Comunicação de Crise Ir para o rodapé Observatório da Comunicação de Crise
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estado do RS lança plano com estratégias para ações climáticas e Gabinete de Crise permanente para desastres



 

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul apresentou hoje, 24, um plano para o enfrentamento às mudanças do clima. Trata-se da Agenda ProClima 2050 – Estratégias para as Ações Climáticas, documento que define prazos do que deve ser realizado para reduzir efeitos além de se adaptar aos seus impactos. Além disso, foi anunciado um Gabinete de Crise permanente para desastres.

Na ocasião, também ocorreu a assinatura de parceria de consultoria climática com a ICLEI – Governos locais pela sustentabilidade, associação mundial dedicada ao desenvolvimento sustentável, com vistas à elaboração de um Plano de Governança e Conformidade Climática para o RS.

 

AS ESTRATÉGIAS

Quatro pilares guiam a estratégia geral: transição energética justa; redução das emissões de gases do efeito estufa; educação e conscientização ambiental; e resiliência climática. Nessa direção, foram elencadas as seguintes estratégias: Plano de Governança Climática; Projeto de Pesquisa Técnico-Científica; Roadmap Climático; Pagamento por Serviços Ambientais; Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas; Monitoramento automático da Qualidade do Ar.

 

O GABINETE DE CRISE PERMANENTE

Seis comitês específicos foram anunciados: Adaptação e Resiliência, Monitoramento e Alertas, Socorro, Assistência Humanitária, Restabelecimento e Reconstrução, e Recuperação. Os comitês integram o recém criado Gabinete de Crise permanente formado por: Conselho de Crise (Entidades, Universidades, Secretarias, Federações, Associações), Conselho Científico (especialistas renomados), Secretaria Executiva, Assistência Jurídica, de Comunicação e de Tecnologia, e três grandes grupos de trabalho: 1. Prevenção, Mitigação e Preparação; 2. Resposta; 3. Restabelecimento e Recuperação. 

 

 

 

O plano estratégico foi elaborado pela Assessoria do Clima (Asclima), da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do RS diante do cenário de sucessivos desastres climáticos no Estado e no mundo nos últimos anos.

O Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) se mostra otimista com a iniciativa e seguirá acompanhando a implementação das ações propostas no sentido de compartilhar as ideias e estratégias, visando ao conhecimento público e à reflexão das práticas planejadas.

O documento completo das estratégias pode ser acessado aqui.

A apresentação das estratégias de enfrentamento pode ser acessada aqui.

O site do ProClima 2050 pode ser acessado aqui

(Com informações do portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-880-254

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes