Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Encontro de Violas movimentou o Campus da UFSM

O Encontro de Violas da UFSM aconteceu nos dias 14 e 15 de junho de 2014, com o objetivo de promover e divulgar os conhecimentos na área da performance musical destinada à viola. A viola é um instrumento de orquestra que sofre com o estigma de ser considerado um instrumento inexpressivo, por se situar na região média da família do violino. Este evento procurou demonstrar que a viola é um instrumento legítimo, com voz própria e muita personalidade.

Participaram do evento 15 violistas do Estado do Rio Grande do Sul, entre alunos e ex alunos da UFSM, jovens violistas do projeto Orchestrarium e estudantes de outras cidades. Um grupo de violinistas participou do evento, demonstrando que os violistas não têm qualquer tipo de preconceito.

As atividades aconteceram no prédio da música, no campus de Camobi. Entre palestras, ensaios e masterclasses, os participantes confraternizaram e trocaram experiências. Em meio às atividades, houve espaço para uma descontraída roda de piadas que exploram o estereótipo do músico violista.

O evento fechou com recital aberto à comunidade, momento em que o público pode usufruir dos resultados do trabalho intensivo. Hella Frank, convidada para o evento, atua como professora de violino e viola na UFRGS. Tem vasta experiência em música de câmara e orquestra. Diplomou-se pela UFRGS e pela New England Conservatory.

O evento foi coordenado pela professora Yara Quercia Vieira, com a supervisão do prof. Marco Antonio Penna, ambos professores da UFSM.