Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Alunos das Artes Cênicas e Letras podem participar de simulação do Exército para missão no Haiti

O Exército Brasileiro vai realizar em Santa Maria a preparação dos militares que integrarão a missão de paz no Haiti. Para isso, convida a comunidade acadêmica da UFSM – incluindo alunos, professores e servidores técnico-administrativos – a participar dos exercícios que vão simular as atividades realizadas naquele país.

O evento será desenvolvido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e pelo Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 21° Contingente. O exercício será conduzido de 20 a 30 de outubro em vários bairros de Santa Maria. A primeira semana será de 20 a 24 de outubro e a segunda, de 27 a 30 de outubro, nos turnos da manhã (9h às 12h) e tarde (13h às 17h).

Haverá uma reunião no dia 17 de outubro para quem se inscreveu para participar da primeira semana de exercício básico, e outra no dia 21 para os que se inscreveram na segunda semana. Ambas as reuniões acontecem no auditório do Colégio Politécnico, às 14h. A inscrição pode ser feita aqui.

Por precisarem que alunos façam papéis de autoridades, diplomatas, governadores, presidentes, jornalistas, vítimas e participantes de protestos (entre outras funções), o Exército pede que os alunos dos cursos de Letras e Artes Cênicas, além de outros cursos da UFSM, tenham a maior participação na primeira semana do exercício. É interessante ter conhecimento de uma segunda língua (francês, inglês e espanhol), mas todos estão convidados a participar.

Todos os participantes receberão certificados de 20 horas emitidos pelo Exército. Mais informações podem ser obtidas nos sites minustah.org, www.ccopab.eb.mil.br e www.ufsm.br/sai.