Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Programação das Artes – JAI 2014

JAI/2014 – Artes Visuais (aberto ao público)

Dia 20/10 – 14:00 – sala 1203 – CAL
Seminário de Pesquisas de Mestrandos Artes Visuais PPGART

14:00 – Aline Arend

Título da Pesquisa: REELABORAÇÕES TEMPORAIS: memórias reais e imaginárias
Orientadora: Helga Corrêa  / Linha de Pesquisa: Arte e Visualidade

14: 25 – Marina Binato de Souza
Título da pesquisa: AÇÕES ARTÍSTICAS PÚBLICAS: Superfícies em Aderência Híbrida
Orientadora: Reinilda Minuzzi   /  Linha de Pesquisa: Arte e tecnologia

14:50 – André Marcos
Título da Pesquisa: MOTRIZ, MÁQUINAS OU MAQUINICES: apropriação do conceito de motricidade no fazer artístico.
Orientadora: Rebeca Stumm   /  Linha de Pesquisa: Arte Visualidade

15:00 –  16:00 –  QUESTIONAMENTOS  ( perguntas do público)

– Intervalo –

16:15 – Catiuscia Dotto
Título da Pesquisa: IRINEU GARCIA: a escultura como arqueologia do processo de interação em Simpósios de Escultura
Orientador: Lutiere Dalla Valle   /   Linha de Pesquisa: Arte e Cultura

16:40 – Roberto Chagas
Título da pesquisa: DEMARCAÇÕES ESCULTÓRICAS: uma abordagem sobre o espaço ocupado e a escultura.
Orientadora: Rebeca Stumm   /   Linha de Pesquisa: Arte e Visualidade

17:05 – Jorge Gularte
Título da pesquisa: ENFRENTAMENTOS ENTRE O ARTISTA DE RUA E O ARTISTA NA RUA
Orientadora: Rebeca Stumm    /   Linha de pesquisa: Arte e Visualidade

17:30 –  QUESTIONAMENTOS  ( perguntas do público)

– Intervalo –

19:00 – Pesquisadores convidados
Diálogos entre teoria e prática:  Pesquisas nas Artes Visuais

Profª Dr. Claudia Zanatta (UFRGS)

“Arte pública participativa: as ervas daninhas como método”
Possui graduação em Artes Visuais (UFRGS 2000), graduação em Ciências Biológicas (UFRGS 1994), mestrado em Artes Visuais (UFRGS 2003) e doutorado em Arte Público y Poéticas Visuais – Universidad Politénica de Valencia (Espanha) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (co-tutela). Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente coordena a linha de pesquisa Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa “Poéticas da Participação”.

Profª Dr. Knaak (UFRGS)

“Arte pública: intervenções urbanas na cidade de Porto Alegre”
Professora do Departamento de Artes Visuais (UFRGS), atua junto aos Cursos de Artes Visuais e História da Arte. Doutora em História (IFCH, 2008) com tese sobre as Bienais do Mercosul e Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte (IA, 1997) com dissertação sobre as referências populares e de massa na arte brasileira contemporânea. Integra o Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e, entre 1999 e 2002, dirigiu o Museu de Arte Contemporânea (MAC-RS) e o Instituto Estadual de Artes Visuais do Rio Grande do Sul (IEAVi). Atualmente estuda principalmente as relações sistêmicas da arte brasileira contemporânea através de curadorias, grandes exposições, projetos museológicos e de institucionalização da arte, bem como as intervenções urbanas e os processos públicos de criação e promoção artística na cidade. Integra o Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, teoria e crítica da arte e da imagem, onde investiga arte e imagem, nas suas manifestações de sentidos e as condições de produção, interpretação e recepção de visualidades, com ênfase nos períodos moderno e contemporâneo.

JAI/2014 – Artes Cênicas (aberto ao público)

Dia 24/10 – das 14:00 às 17:00 – sala 1321 – CAL

Oficina “Tchékov e a poesia do ator”
Ministrantes: Morgana Rodrigues e Rodrigo Azevedo
Orientação: Tatiana Cardoso

20h00 – Teatro caixa Preta (CAL)
Espetáculo “O Jardim das Cerejeiras”, dirigido pela professora Tatiana Cardoso (UERGS)

Após a apresentação haverá debate com a diretora e os estudantes participantes do prohjeto.

Profª Tatiana cardoso (UERGS)
Atriz, diretora e pesquisadora. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS (1991). Coordenadora do curso Graduação em Teatro: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atriz permanente do Grupo Internacional Vindenes Bro, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, Odjn Teatret, Dinamarca (desde 1993). Diretora do Teatro Torto (Porto Alegre).

23 e 24 de outubro
Apresentações de pesquisas em Arte na Praça Central de Santa Maria.
Lançamento de catálogo de pesquisas em Artes Registradas no Centro de Artes e Letras no ano de 2014:  “CAL na JAI na Praça”- UFSM.
Orgs:  Daniel Plá ( Artes Cênicas), Rebeca Stumm (Artes Visuais), Heloísa Gravina ( Dança). CAL e PRPGP.

De 20 a 24 de outubro
Exposição de mestrandos PPGART: Andre AMarc, Marina  Attiná e Aline Arend em diferentes locais da cidade.

Mais informações sobre a programação pelo site da JAI.