Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Hall do Centro de Artes e Letras recebe exposição Arte Postal & Natureza



A exposição Arte Postal & Natureza, coordenada pela professora Helga Corrêa e pelas alunas Marina Attiná Jozala e Bruna Berger, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART) da UFSM acontece de 20 a 25 de abril no hall do Centro de Artes e Letras (CAL). Durante a semana, vão ser expostos postais de 17 países diferentes, que incluem Alemanha, China, Grécia, Japão, Itália, Estados Unidos e Argentina.
A arte postal surgiu durante os anos 60, como forma de resistência de artistas à ditadura militar e para buscar o relacionamento entre os artistas de diferentes partes do mundo. No início desse tipo de arte, eram utilizados elementos clássicos dos correios, como colagens e carimbos. Com o tempo, essa arte passou a contar também com pinturas e fotografias. A partir daí, passou-se a organizar convocatórias abertas a quem tiver interesse em participar, sem júri ou fins lucrativos e, muitas vezes, distantes dos espaços de exposições convencionais. A arte postal é um meio criativo de comunicação que envolve uma cultura global, através da troca de costumes, estilos de vida e interesses. Ela não existe a partir de seu momento de criação, na ideia original, mas sim em seu percurso, no decorrer do caminho em que há a formação da rede de relações entre as pessoas.
Em Santa Maria, a convocatória para o envio das fotos iniciou em agosto de 2014 e encerrou em fevereiro de 2015. Além da exposição no CAL, que é gratuita e vai contar com imagens e texto explicativo sobre a arte postal, as fotos estão em mostra permanente no site, desde que as primeiras começaram a ser recebidas.


Publicações Recentes