Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mestranda de Artes Visuais da UFSM é selecionada para o maior evento de gravura do Brasil



Desde 2013, o anonimato das ruas permite à CaroLina PK a exposição de sua arte através de intervenções urbanas. De 12 de maio a 20 de junho, a artista expõe a série de obras em serigrafia “Desvio de Tensão”, que busca reinterpretar a imagem de postes de luz, na 5ª edição do SP Estampa.
Segundo a artista, a série surgiu a partir de fotografias em que o poste de luz aparece como principal elemento, o que traz uma realidade da estética urbana atual, na qual prédios e árvores se encontram, para compor uma estética orgânica. Além da serigrafia, Carolina utiliza a costura com linha preta sobre a obra, que serve, segundo ela, “para dar ênfase ao entrelaçamento dos fios de luz, que em meio à cidade passam, muitas vezes, despercebidos aos olhos dos transeuntes”.
O SP Estampa é organizado pela Galeria Gravura Brasileira e reúne galerias, ateliês, instituições e artistas que trabalham com a estampa sob todas as suas formas – gravuras, monotipias, stencil, lambe-lambe, múltiplos, livros de artista, fanzines, entre outros. O evento conta com exposições, cursos, workshops, palestras, oficinas, simpósio, encontros e conversas com artistas. Neste ano, foram selecionados projetos de artistas de todo o Brasil, de outubro de 2014 a fevereiro de 2015, entre eles, o de CaroLina PK.
Em 2013 e 2014, a artista desenvolveu intervenções que fizeram parte de seu trabalho de conclusão de curso, e a série “Desvios de Tensão” é, afirma ela, um desdobramento deste projeto. Inicialmente, as intervenções eram feitas por meio da técnica de lambe-lambe, com a proposta de diálogo com a rua. Em 2014, suas obras com também foram selecionadas pelo SP Estampa. Elajá participou de exposições em cidades como Santa Maria, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Paraty e Barcelona.
Carolina PK nasceu em Crissiumal, mas desde 2008 vive e estuda em Santa Maria, onde cursou a graduação em Bacharelado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Agora, cursa o mestrado em Artes Visuais, orientada pela professora e também artista Helga Côrrea.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-185

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes