Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Orquestra de Santa Maria recebe o contrabaixista Diogo Baggio

No dia 22 de outubro, acontece o V Concerto da Temporada Oficial da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. A partir das 20h30min, a Orquestra sobe ao palco do Theatro Treze de Maio para apresentar obras do italiano Giovanni Botesini, dentre outras. A regência é do maestro Marco Antonio de Almeida Penna que recebe o Professor Diogo Baggio Lima no contrabaixo, como solista convidado.

Diogo Baggio Lima é natural de Porto Alegre (RS) e estudou no Conservatório Pablo Komlós. Posteriormente graduou-se em Música/Contrabaixo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ingressou no quadro docente da Universidade Federal de Santa Maria em 2010 como professor das classes de Contrabaixo e Harmonia. Pelo oitavo ano consecutivo (2008-2015), foi convidado como Professor de Contrabaixo para o Festival de Cordas Nathan Schwartzmann, em Uberlândia (MG). Mestre em Educação pela UFSM, dedica-se a temáticas voltadas ao estudo biográfico de professores de música, pedagogia da performance musical e escolas de instrumento.

O programa da noite é composto pelas obras:
1ª PARTE
– William GRAVES (1905-1948). Passacaglia and Fugue (Passacalha e Fuga). Cordas.
– Giovanni BOTTESINI (1821-1889) (transcrição: Giuseppe Ettore). Concerto em si menor n° 2 para contrabaixo e orquestra: I Moderato, II Andante e III Finale.
Solista: Diogo Baggio Lima (contrabaixo)

2ª PARTE
– Paul JUON (1872-1940). Kleine Sinfonie für Streichorchester (Pequena Sinfonia para Orquestra de Cordas), em la menor, Op. 87: I Allegretto (alla Siciliana), II Quasi tempo di Menuetto, III Andante e IV In modo antico (Non troppo Allegro).
– Kurt THOMAS (1904-1973). Zweite Spielmusik für Jugendorchester (2ª Suíte para Orquestra Jovem): Deutche Tanzsuite (Suíte alemã), Werk/Op. 22: I Einzug (Entrada), II Reigen (Ronda), III Schwertertanz (Dança das Espadas), IV Springtanz (Dança da Primavera) e V Kehraus (Última Dança) [volume 17 de Collegium Musicae Novae, 1938].

Os ingressos para o Concerto já estão sendo vendidos na bilheteria do Theatro, nos valores de:
R$ 10,00 (Estudantes e Idosos)
R$ 15,00 (Sócios do Theatro)
R$ 20,00 (Antecipados – Público em geral)
R$ 25,00 (No dia – Público em geral)
30% de desconto para sócios do Clube do Assinante do Diário de Santa Maria.
Sócios da Orquestra tem entrada franca.
5 litros de água mineral também podem ser trocados por um ingresso. A promoção é válida para as 50 primeiras pessoas que doarem na sede da Orquestra, localizada na Rua Floriano Peixoto, 1750, sala 217.