Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Orquestra apresenta concerto para as famílias com entrada franca

No ano que a Orquestra Sinfônica comemora 50 anos, o projeto Concertos Didáticos chega a sua sétima edição. A ação, que se iniciou com o intuito de aproximar crianças e jovens da música orquestral, vem expandindo suas apresentações nos últimos anos a fim de aproximar também o público geral e promover a interação entre a Orquestra e as famílias. Neste ano, além da tradicional apresentação para as crianças das escolas municipais (que acontece às 15h30 no Theatro Treze de Maio), no dia 26 de Outubro, haverá também uma apresentação no horário da noite, às 19h30, aberta ao público geral com entrada franca (é necessário a retirada de ingresso no Theatro).

A iniciativa, que acontece em Santa Maria desde 2010, trará clássicos famosos diversos com o Mozart e Folclore Gaúcho com o objetivo de incentivar o conhecimento e prática musical para estudantes e despertar o interesse pela arte e cultura.

A Orquestra, conduzida pelo maestro Alexandre Eisenberg e com a direção geral do Prof Marco Antonio Penna, recebe a Companhia Caixa do Elefante de Porto Alegre para participar das apresentações. A companhia realiza a performance do carismático boneco o Cão Abelardo manipulado pelas mãos de Mário de Ballentti (ator, diretor e o idealizador e fundador da companhia). Mário atuou como manipulador de bonecos em vários programas de televisão, entre eles: Pandorga (TVE/RS), A Turma do Arrepio (Rede SBT/MANCHETE), TV Colosso (Rede Globo) e programas educativos da TV FUTURA.

Além da interação dele com a platéia, os músicos estarão uniformizados com camisetas coloridas com a finalidade de caracterizar os naipes facilitando a diferenciação e entendimento do funcionamento da orquestra para o público.

O projeto é promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Prefeita Municipal de Santa Maria/Secretaria de Município da Cultura; numa realização da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com a produção executiva da Chilli Produções Culturais e o Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

abelardo