Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Sessões especiais do documentário sobre a artista Zoravia Bettiol



Em promoção conjunta da produtora Cinematográfica Pampeana e empresa Arcoplex Cinemas, o documentário de longa metragem Zoravia (2018), de Henrique de Freitas Lima, dedicado à artista visual Zoravia Bettiol, terá duas sessões especiais com a presença  do Diretor em 13 de junho de 2019 as 20:00 e 21:00 horas no Arcoplex Royal Plaza Shopping de Santa Maria.

O filme integra a Série Grandes Mestres, que iniciou com a exibição em 2012 de Danubio, que teve o pintor e gravador Danubio Gonçalves (1925) como homenageado.

Zoravia foi filmado em Porto Alegre e São Paulo , cidades em que a artista desenvolveu suas atividades ao longo de uma vida dedicada às artes visuais e militância por causas relacionadas à cultura, meio ambiente e direitos humanos.

Participam do filme muitos nomes conhecidos das artes plásticas brasileiras, como o crítico de arte  Jacob Klintowitz e a gravadora Maria Bonomi, e uma legião de gaúchos, todos vinculados a trajetória da homenageada. Desfilam na tela nomes que já nos deixaram, como a socióloga Lícia Peres e o diretor e dramaturgo Ronald Radde, e artistas em plena atividade como André Venzon, Maria Ines Rodrigues e Rosane Morais.

A face militante de Zoravia se revela pela voz dos companheiros de luta da AgapamAssociação Gaúcha de Proteção ao Meio Ambiente e o escritor Luis Fernando Veríssimo, entre outros. Imagens cedidas pelos acervos da RBS TV e TVE dão conta da longa trajetória da artista.

A família de Zoravia, especialmente a filha, a atriz e diretora Nora Prado, é responsável por alguns dos momentos mais tocantes do filme.

No dizer do diretor de cinema e Mestre em Artes Visuais Zeca Brito, nome importante da nova geração do cinema brasileiro feito no Sul, Henrique fez “um filme feminino, de grande emoção”. O diretor Henrique de Freitas Lima recebeu o comentário como um grande elogio, considerando que boa parte de sua obra é dedicada a temas vinculados ao mundo rural.

Zoravia é o sexto longa metragem de Henrique de Freitas Lima, depois de Tempo Sem Glória (1984), Lua de Outubro (1997), Concerto Campestre (2004), Danubio (2010) e Contos Gauchescos (2012) , que vem alternando na carreira a ficção com os documentários.

Texto: divulgação


Data: 13 de junho de 2019
Horário: 20:00 e 21:00 horas
Ingressos: R$ 10 reais
Local: Arcoplex Royal Plaza Shopping
Duração: 52 min.
Apoio: Arcoplex Cinemas


 


Ficha Técnica

Produzido, Escrito e Dirigido por Henrique de Freitas Lima
Fotografia e Câmera: Eduardo Amorim
Pesquisa e Assistente de Direção: Luzia Rodeghiero
Montagem: Eduardo Amorim e Fabio Lobanowski
Música: Sérgio Rojas
Edição de Som: Kiko Ferraz
Finalização: Daniel Dode
Coordenação Administrativa: Carmem Curval
Divulgação:  Bebe Baumgartem

Realização da Cinematográfica Pampeana

Com apoio do SESC RS , RBS TV e TVE RS

Projeto financiado pelo FUMPROARTE da Prefeitura de Porto Alegre


Publicações Recentes