Ir para o conteúdo CAPPA Ir para o menu CAPPA Ir para a busca no site CAPPA Ir para o rodapé CAPPA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo estudo da equipe do CAPPA/UFSM publicado



 

Descobertas realizadas na última década revelaram importantes informações acerca dos dinossauros do Período Triássico da região central do Rio Grande do Sul, os mais antigos dinossauros do mundo. Entretanto, alguns espécimes estudados anteriormente ainda permanecem obscuros ou pouco compreendidos. Este é o caso de ‘Teyuwasu barberenai’, um táxon bastante problemático e conhecido apenas por ossos mal preservados de um membro posterior (perna). O material foi coletado em Santa Maria-RS, no início do século passado pelo paleontólogo Frederich von Huene, em uma de suas expedições pelos afloramentos fossilíferos da Formação Santa Maria, em rochas de cerca de 233 milhões de anos. Em 1942 von Huene forneceu descrições de seus achados, bem como nomeou diversas espécies a partir deles. Somente em 1999, um fêmur e uma tíbia inicialmente atribuídos por von Huene a um réptil pertencente a linhagem dos crocodilos, foram reexaminados e atribuídos a um possível novo dinossauro, batizado de ‘Teyuwasu barberenai’. Entretanto, desde sua nomeação ‘Teyuwasu’ é considerado um táxon ‘duvidoso’, pois aparentemente não apresenta feições, além de outros fatores. Nenhuma descrição de foto disponível.

Em um estudo conduzido por Maurício Garcia (formando em Ciências Biológicas – UFSM), Rodrigo Temp Müller (CAPPA/UFSM) e Sérgio Dias-da-Silva (UFSM), os materiais pertencentes a este táxon são reavaliados. No artigo, que foi publicado hoje na Zootaxa, é sugerida a hipótese de que ‘Teyuwasu barberenai’ na verdade poderia ser um espécime de Staurikosaurus pricei, um dinossauro carnívoro nomeado meio século atrás por Colbert.

Esta proposta taxonômica ainda deverá ser testada através de novos achados na localidade tipo destas espécies. Para mais detalhes, acesse: https://www.mapress.com/j/zt/article/view/zootaxa.4629.1.12

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-419-143

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes