Ir para o conteúdo CAPPA Ir para o menu CAPPA Ir para a busca no site CAPPA Ir para o rodapé CAPPA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Precursores dos pterossauros não se locomoviam como dinossauros



Foi publicado, no periódico The Anatomical Record, um artigo de Federico L. Agnolín, Fernando E. Novas, Martín D. Ezcurra, Santiago Miner, Rodrigo Temp Müller que reavalia a postura e locomoção do Lagerpeton chanarensis, um réptil do Triássico da Argentina.

Ilustração por Johnny Pauly Vieira

Por muitos anos, o Lagerpeton foi considerado um precursor dos dinossauros. Entretanto, recentes interpretações indicaram que ele foi um precursor dos pterossauros, os “répteis voadores da Era Mesozoica”.

Essa nova visão sobre esse pequeno réptil levantou questões sobre sua biologia e comportamento. Acreditava-se que ele tivesse os membros posicionados diretamente
abaixo do corpo, assim como os dinossauros. Contudo, no novo estudo, análises osteológicas da região de contato entre o fêmur e a cintura pélvica –acetábulo– indicaram que essa interpretação estava equivocada. Na verdade, a investigação indicou que ele teria os membros posteriores posicionados ao lado do corpo, assim como os lagartos.

A diferente postura pode ter sido vantajosa para um hábito de vida arborícola, facilitando a movimentação rente aos troncos de árvores. Análises envolvendo outros precursores dos pterossauros ainda deverão ser conduzidas, mas ao que tudo indica, é provável que essa postura também tivesse sido adotada por outras formas aparentadas.

A nova interpretação reforça a ideia de que os ornitodiros basais –répteis precursores dos dinossauros e pterossauros– foram muito diversos eco- e morfologicamente.

• Para saber mais sobre a pesquisa acesse aqui o artigo publicado no periódico científico.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-419-326

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes