Ir para o conteúdo CAPPA Ir para o menu CAPPA Ir para a busca no site CAPPA Ir para o rodapé CAPPA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Esqueleto dos dinossauros demorou mais do que o esperado para se adaptar ao aumento do tamanho corpóreo



Foi publicado, no periódico Journal of Vertebrate Paleontology, um artigo do paleontólogo do CAPPA/UFSM, Rodrigo Temp Müller, e do estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFSM, Maurício Silva Garcia, sobre um novo esqueleto de dinossauro do município de Agudo/RS.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, monumento, corpo d'água e texto que diz "A NEW Federa/ Ilustrações: Márcio L. Castro CAPPA Centro ”"
O fóssil com cerca de 230 milhões de anos foi escavado em fevereiro de 2021 e pertenceu a um dinossauro com aproximadamente 2,20 metros de comprimento. Em virtude da falta de certos ossos, não foi possível identificar a espécie ao qual o fóssil pertence. Ainda assim, uma análise indicou que o animal deveria pesar cerca de 21 kg. Isso corresponde à aproximadamente três vezes mais do que os dinossauros encontrados em sítios fossilíferos um pouco mais antigos.
 
Por outro lado, um resultado inesperado indicou que mesmo apresentando esse nítido aumento no tamanho e no peso, o esqueleto carece de adaptações observadas em formas maiores. Por exemplo, os ossos são delgados, a perna mantém a típica configuração observada em animais corredores e as estruturas de fixação muscular ainda apresentam a forma idêntica a encontrada nos dinossauros menores.
 
A descoberta dessas informações é particularmente interessante porque revela que as mudanças no esqueleto ocorrem em um intervalo de tempo menor do que o esperado e também que a configuração do esqueleto das formas menores foi capaz de suportar o aumento da massa corpórea durante o início da evolução do grupo.
 
 
Mais informações sobre o estudo podem ser encontradas na página do periódico científico Journal of Vertebrate Paleontology: https://doi.org/10.1080/02724634.2021.2002879
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-419-192

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes