Ir para o conteúdo CAPPA Ir para o menu CAPPA Ir para a busca no site CAPPA Ir para o rodapé CAPPA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Descoberto no Brasil o mais antigo precursor dos dinossauros da América do Sul



Foi publicado, no periódico Gondwana Research, um artigo do paleontólogo do CAPPA/UFSM Rodrigo Temp Müller e do estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFSM Maurício Silva Garcia descrevendo o novo exemplar.

Sabe-se que o Brasil preserva alguns dos mais antigos dinossauros do mundo, com cerca de 233 milhões de anos. Por outro lado, os depósitos sedimentares dos nossos vizinhos argentinos preservam também animais que são considerados ancestrais próximos dos dinossauros, em outras palavras, “precursores” dos dinossauros. Escavados em rochas com 236 milhões de anos no noroeste da Argentina, tais criaturas são geralmente pequenas, com pouco mais de 1 metro de comprimento.

Enquanto que o registro de precursores dos dinossauros em rochas mais antigas do que àquelas que preservam os primeiros dinossauros é relativamente abundante na Argentina, aqui no Brasil não existem registros claros até o momento. Na verdade, não até esta semana.

Um novo exemplar escavado na região central do estado do Rio Grande do Sul, no município de Dona Francisca, revelou algumas características vistas unicamente no grupo que deu origem aos dinossauros. No entanto, o mais interessante é que o fóssil foi escavado em um sítio fossilífero com pouco mais de 237 milhões de anos, o que significa que esse se configura como o registro mais antigo desse grupo de animais para a América do Sul!

Mais informações sobre o estudo podem ser encontradas na página do periódico científico: https://doi.org/10.1016/j.gr.2022.02.010


*Créditos imagem: ilustrações dos animais em vida por Caetano Soares; Esqueleto por Maurício Silva Garcia; Fotografia por Rodrigo Temp Müller.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-419-195

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes