Ir para o conteúdo CAPPA Ir para o menu CAPPA Ir para a busca no site CAPPA Ir para o rodapé CAPPA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

De galho em galho: Lagerpetidae e a origem dos pterossauros



Créditos da imagem: Johnny Pauly Vieira

Os pterossauros, répteis alados que surgiram no Triássico e se diversificaram no Jurássico e Cretáceo, foram os primeiros vertebrados a conquistar o voo ativo. No entanto, ainda há uma considerável lacuna entre os primeiros pterossauros preservados no registro fóssil e seus parentes mais próximos. Mas não se preocupe, vamos explorar essa intrigante questão juntos!

No artigo publicado na revista Paleodest, encabeçado por João Lucas da Silva e outros pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Campus São Gabriel), juntamente com o aluno de Doutorado do PPGBA-CAPPA/UFSM Maurício Garcia, apresentamos uma revisão das diferentes propostas filogenéticas para a origem dos pterossauros. A Hipótese Dinosauromorpha-Pterosauromorpha é frequentemente discutida, mas a lacuna morfológica ainda persiste e é aqui que os lagerpetídeos entram em cena! 

Lagerpetidae, um grupo de pequenos répteis encontrados no Triássico Superior da América do Norte, Brasil, Argentina e Madagascar, tem desempenhado um papel crucial na compreensão da origem dos pterossauros. Descobertas recentes revelaram a presença de dentição insetívora nos lagerpetídeos, assim como nos pterossauros triássicos. Isso sugere que a alimentação à base de insetos pode ter sido uma força motriz para a evolução do voo em Pterosauria, abrindo asas para a conquista dos céus pelos pterossauros. 

Autores: João Lucas da Silva (UNIPAMPA), Felipe Lima Pinheiro (UNIPAMPA), Mateus Anilson Costa Santos (UNIPAMPA), Maurício Garcia (CAPPA/UFSM).

Acesse o estudo: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/paleodest/article/view/320/150

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-419-300

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes