Ir para o conteúdo CAPPA Ir para o menu CAPPA Ir para a busca no site CAPPA Ir para o rodapé CAPPA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Uma nova peça no quebra-cabeça da evolução dos primatas sul-americanos



Imagem: Diego J. Barletta and Jorge A Gonzalez

Paleontólogos e geólogos do Brasil (incluindo Leonardo Kerber, do CAPPA/UFSM), da França e da Argentina, descobriram, na Amazônia brasileira, um pequeno primata que está revolucionando o que sabemos sobre as origens dos macacos nas Américas. Revelado através de um único dente fóssil, esse primata fornece informações sobre o tamanho e a dieta dos primeiros macacos que colonizaram a América do Sul, provenientes da África, há mais de 35 milhões de anos.

O estudo foi publicado nesta segunda-feira (3) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences USA (Biological sciences – Evolution). Batizado de Ashaninkacebus simpsoni, seu nome é dedicado às comunidades nativas Ashaninka que vivem na região e ao famoso paleontólogo evolucionista George G. Simpson, que, juntamente com o paleontólogo Llewellyn Ivor Price, foi pioneiro na pesquisa paleontológica no Rio Juruá na década de 1950.

Ashaninkacebus desafia as concepções acerca da origem dos macacos do Novo Mundo, pois sua análise sugere que um terceiro grupo de primatas antropoides participou da colonização da América do Sul. Um fato que surpreendeu os pesquisadores é que os dentes desse novo primata são muito mais próximos morfologicamente daqueles de formas primitivas do sul da Ásia, os Eosimiidae, e não dos primatas africanos previamente considerados.

Acesse o estudo: https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.2301338120

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-419-298

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes