Acordo deve fortalecer cadeia produtiva do leite

Reunião ocorreu no Gabinete do Reitor

Na manhã desta segunda-feira (1º) aconteceu, no Gabinete do Reitor, a assinatura de um acordo de cooperação sobre a cadeia produtiva do leite entre o Instituto Gaúcho do Leite (IGL), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e a UFSM. Estiveram presentes o vice-reitor, Paulo Bayard, o secretário da Agricultura, Claudio Fioreze, o diretor executivo do IGL, Oreno Ardêmio Heineck, além de representantes da Embrapa, da Cooperativa Languiru e docentes da UFSM.

Além da assinatura do protocolo, ocorreu uma reunião em que as demandas e propostas envolvendo a UFSM e o setor privado foram discutidas. À tarde, haverá uma visita à Usina de Laticínios da UFSM e ao Laboratório de Bacteriologia.

Fioreze, Bayard e Heineck

Com o acordo, a Universidade deve auxiliar no fortalecimento da cadeia produtiva do leite no estado, por meio do desenvolvimento de projetos na área. O secretário destacou que a parceria com a UFSM deve multiplicar os recursos para o setor, além de promover o apoio e orientação necessários para a área, que é de grande importância para o estado.

Durante a reunião, foi ressaltado que a UFSM possui larga experiência na área do leite, com vários laboratórios de referência.

O acordo de cooperação havia sido aprovado na reunião do Conselho Universitário (Consu) na última sexta-feira (28).

Com informações da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor

Fotos: Luana Mello – acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias