Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Ações de extensão junto a agricultores familiares feirantes de Santa Maria

Aconteceu no último sábado (19/05) a primeira ação de 2018 do Programa de Extensão “AGRICULTUAR: Ações Educativas em Produção, Consumo e Mediação Social no Feirão Colonial de Santa Maria”, junto aos produtores feirantes do Projeto Esperança/Cooesperança. O Programa coordenado pela professora do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural do CCR, Gisele Martins Guimarães tem por objetivo desenvolver ações de qualificação em produção e comercialização de alimentos, bem como atividades de consumo consciente junto aos consumidores do Feirão. As Atividades incluem oficinas, rodas de conversa e visitas técnicas às propriedades, envolvendo estudantes, professores da UFSM e parcerias externas como o Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria (CONSEA) e Emater.

Dando início as atividades, foi realizada uma roda de conversas sobre a “Toxoplasmose: meios de propagação e prevenção” conduzida pela médica veterinária e mestranda em Extensão Rural Valéria Braccini. O Objetivo da ação foi contextualizar o trabalho dos agricultores feirantes em meio ao surto de Toxoplasmose que vem assolando a cidade nos últimos meses. A conversa teve como tema central a necessidade de formação em boas práticas de manipulação de alimentos, de manejo na produção e ainda modos de preparação dos alimentos para consumo, como
prevenção à doença. Participaram da atividade mais de 60 feirantes. O Programa segue suas ações no próximo sábado.

O Feirão Colonial possui 25 anos deexistência, sendo um espaço de comercialização direta de produtos da agricultura familiar, povos tradicionais e grupos de empreendedores rurais e urbanos. Acontece todos os sábados das 7:00 – 12:00 no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, localizado na rua Heitor Campos, atrás da Basílica da Medianeira.

O Programa AGRICULTUAR possui abordagem multidisciplinar e está aberto a estudantes, professores e técnicos administrativos com interesse em contribuir. Para mais informações sobre o Programa e suas ações acessar facebook.com/AgricultuarUFSM/ ou pelo fone 3220-8085.

Exibindo Gisele.jpg  Exibindo Feirantes.jpg   Exibindo Valéria e produtores.jpg