Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Nota de falecimento – Paulo Tabajara Chaves

É com extremo pesar que o Laboratório de Avicultura da Universidade Federal de Santa Maria comunica o falecimento do Prof. Dr. Paulo Tabajara Chaves Costa, ocorrido na data de hoje (06).
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1965), logo depois tornou-se professor da mesma instituição. Foi um dos professores pioneiros na nova avicultura industrial que se iniciava. Iniciou na década de 60 as atividades avícolas da UFSM e foi professor do Departamento de Zootecnia no Setor de Avicultura até 1990, com sua aposentadoria. Mestrado pela Southern Illinois University – Carbondale (1972) e doutorado pela University of Florida (1980).
O “Professor TABA”, como era carinhosamente chamado, desempenhou um papel relevante na orientação e formação de profissionais que atuam nos segmentos de avicultura, suinocultura e nutrição animal. É internacionalmente reconhecido por sua atuação profissional e acadêmica. Foi professor nos Cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, orientador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (UFSM) e foi Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Foi conselheiro, consultor técnico e ocupou diversos cargos em entidades como a OEA (Organização dos Estados Americanos), FINEP, Embrapa, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e outras.
Como docente, sempre estimulou seus alunos para atuar na área de produção animal, sendo responsável pela formação de inúmeros profissionais que atualmente ocupam cargos executivos nas principais empresas de produção e exportação de carnes, um dos pilares do agronegócio brasileiro.

Recebeu inúmeras homenagens como reconhecimento de sua contribuição:
– Relevantes Serviços À Medicina Veterinária, CRMV, RS;
– Mérito Universitário, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM;
– “Mérito Técnico-Científico” pela Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA);
– “Personalidade Destaque da Avicultura”, ano 2008 – EMBRAPA.

Prof. Paulo Tabajara deixará um grande legado para a Zootecnia Brasileira e Latino-americana.

Colegas do Laboratório de Avicultura LAVIC

Universidade Federal de Santa Maria